Jornada Nacional

Viva a Democracia! Assembleia Sem Terrinha anima a criançada por todo o país

Realizada à distância nesta terça-feira (11), o espaço reuniu crianças Sem Terrinha de assentamentos e acampamentos do MST
Foto: Reprodução

Por Fernanda Alcântara
Da Página do MST

Sempre com muita alegria, brincadeiras, manifestações e solidariedade, a Jornada Sem Terrinha é um momento em que as crianças Sem Terra mobilizam-se em torno de pautas e necessidades da luta pela terra. Na Assembleia das Crianças Sem Terrinha, que ocorreu nesta terça-feira (11), as crianças de diversas regiões cantaram, escreveram, desenharam e reafirmaram seu compromisso de plantar a esperança.

Transmitida pelo Youtube do Movimento, a assembleia Sem Terrinha também contou com vídeos, depoimentos e fotos das atividades realizadas nos estados nesta Jornada Nacional das Crianças Sem Terrinha: tudo de forma democrática, com muita música e animação e, principalmente, participação das crianças.

“É importante para nós do MST garantir a Jornada Sem Terrinha, porque ela vai de encontro com os nossos objetivos da luta pela terra, pela Reforma Agrária Popular e também em relação à nossa organicidade. A Jornada Sem Terrinha é uma das marcas mais fortes que o MST vem carregando ao longo destas mais de três décadas”, lembra Flavinha Tereza, do Coletivo Nacional de Educação do MST.

A assembleia foi guiada pela Sem Terrinha Luara, da região Centro-oeste, e pelo Guilherme, da região Nordeste, que chamaram os músicos Marquinhos Monteiro e Zé Pinto para animar o público. Em seguida, as crianças cantaram o hino do MST e receberam a animação de Maria Bonita, um fantoche da região Amazônica, que chamou espaços de cada região pode abrir o microfone e demonstrar presença e a animação de todos os cantos do país.

Democracia

Foto: Reprodução

Brincar e viver nesse período de incertezas políticas tem sido um desafio para as crianças, e a assembleia acaba sendo uma maneira lúdica do Movimento de aproximá-las da luta sem deixar de lado a necessidade de pensar um modelo de produção sustentável que dê qualidade de vida para todos, através de desenhos, cartas e poesias sobre a importância da democracia.

Por isso “Viva a Democracia!” é o tema da Jornada Nacional das Crianças Sem Terrinha 2022, que prevê a realização de atividades em todo o país, mobilizando escolas, assentamentos e acampamentos do MST. Como material de apoio, todas elas poderão contar com a versão impressa da Revista Sem Terrinha, que traz esse ano um olhar atento sobre a democracia e o Internacionalismo.

“Ela ainda não chegou impressa, mas logo, logo, deve chegar pra gente ler, estudar e discutir nas cirandas, escolas”, lembrou Guilherme. “Se não defendermos a democracia, no futuro não vamos poder estudar, brincar, nem ter direitos”, afirmaram os Sem Terrinha.

A educadora Sylviane fez ginástica da natureza ao vivo, como prática pedagógica de conscientização sobre a importância de exercício físicos, além de outras intervenções artísticas feitas por vídeo e interação das escolas do campo que participavam da assembleia. Uma bela homenagem foi feita em homenagem ao companheiro Révero, conhecido também como palhaço Rolo. Artista e educador popular, ele integrava o Coletivo Nacional de Cultura do MST e faleceu em fevereiro deste ano.

O que a gente aprendeu com ele, a sua alegria, sua risada, a fazer gracinha nos momentos mais sérios e nunca desistir da nossa luta vão sempre nos acompanhar”

Foto: Reprodução

Assim, com o sentimento coletivo e esperança plantadas por Révero, as crianças poderão construir a infância nos estados e refletir sobre todos estes temas do encontro, levando para seus espaços a mensagem de solidariedade e união baseada em democracia e agroecologia.

Outubro Sem Terrinha

A proposta é que as crianças continuem semeando e levando os debates da Jornada Sem Terrinha durante todo o mês de outubro, e por isso, o planejamento foi dividido em eixos temáticos durante as semanas deste mês. Do dia 09 a 14 de outubro, a ideia é que as crianças participem da luta por escolas, merenda, transporte, melhoria das estradas, nos acampamentos e assentamentos do MST.

Já entre os dias 15 e 20/10, as crianças se unem ao Plano Nacional Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis. Neste período, elas irão plantar árvores, coletar sementes, produzir mudas, reflorestar nascentes, fazer bosques, colocando a mão na terra e criando espaços verdes em todo o território nacional.

De 21 a 26/10 será a vez de entender e participar de atividades do Internacionalismo e das ações de solidariedade, realizando a doação de alimentos para quem mais precisa. E, para finalizar, as atividades de 27 a 31, haverão espaços de debate e vivência na prática da Agroecologia e Alimentação saudável nas escolas, cirandas de acampamentos e assentamentos.

E se depender da animação e energia das crianças Sem Terrinha, no dia 30 de outubro, data das eleições de segundo turno, a sociedade poderá renovar as esperanças com um Brasil mais feliz. “Pra democracia funcionar de verdade, todo mundo tem que participar! As crianças também! Na Revista Sem Terrinha tem uns textos que falam sobre isso. Bora estudar, pra tentar entender o que tá acontecendo”, afirmou Guilherme.

“A gente quer um mundo melhor, em que todo mundo possa ter uma casa pra morar, os adultos possam ter trabalho e as crianças possam ter escola boa, com merenda com alimentação saudável”, completou Luara.

Confira na íntegra a assembleia Sem Terrinha de 2022: