Posse Popular

Movimentos Populares marcham em Brasília para posse popular de Lula neste domingo (01)

Cerca de 10 mil representantes dos Movimentos Populares de todas as regiões do país marcham rumo à Praça dos Três Poderes
Foto: Ricardo Marques

Por Gustavo Marinho
Da Página do MST


Reunidos no Acampamento dos Movimentos Populares desde o último dia 30, representantes das organizações do campo e da cidade, marcham para a posse de Lula e pautam a “posse popular” do presidente neste domingo (01). Cerca de 10 mil pessoas saem do Estádio Mané Garrincha às 8 horas e participam da marcha que ocupará a Esplanada dos Ministérios rumo à Praça dos Três Poderes.

“Nossa Marcha é uma demonstração da nossa força, unidade e organização coletiva”, sinalizou Ceres Hadich, da Direção Nacional do MST. Para a dirigente, a marcha conjunta dos movimentos populares do Brasil representa também a vontade de milhões de brasileiros e brasileiras.

“Chegamos até aqui e podemos celebrar essa grande vitória, além de reafirmar nosso compromisso de esperançar se organizando em nossos territórios. É com essa organização que vamos continuar fortalecendo a democracia e lutando pelas conquistas necessárias para transformar a vida do povo brasileiro.”

A Marcha reunirá movimentos camponeses, movimento indígena, movimentos urbanos, de juventude e representantes de sindicatos e partidos. “Nossa Marcha representa aqueles e aquelas que, incansavelmente, estiveram em luta nos últimos anos, desde o golpe contra a presidenta Dilma, passando pela prisão injusta de Lula e, mais recentemente, resistindo aos ataques que sofremos e debatendo com a sociedade a necessidade de construir um novo capítulo da nossa história”, comentou Hadich.

Ceres Hadich, da Direção Nacional do MST. Foto: Junior Lima

Com faixas, bandeiras das organizações, cartazes, batucadas e palavras de ordem, a Marcha dos movimentos apresenta a simbologia da posse popular, em que o povo irá nomear e reafirmar Lula em seu terceiro mandato na Presidência da República. “Nossas cores vão ocupar Brasília em uma ampla demonstração de que, democraticamente, venceu a vontade do povo para transformar nossa realidade, com Lula e com muita luta”.

Acampamento dos Movimentos Populares

O Acampamento que reuniu as inúmeras delegações com representações de todas as regiões do país, organizado pelos movimentos populares, movimentou o Estádio Mané Garrincha nos últimos dias, por onde mais de 10 mil pessoas passaram desde a última sexta-feira (30).

Com uma programação voltada para a organização dos movimentos para a posse popular, o Acampamento realizou a Assembleia do Campo Popular, que contou com a presença de futuros ministros do Governo Lula, como a dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, o futuro Ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira e Paulo Pimenta, do Ministério da Secretaria de Comunicação Social, além de dezenas de deputados federais e estaduais, reafirmando a disposição das organizações presentes na luta por conquistas de direitos no próximo período.

Além disso, como parte da agenda do Acampamento, a Feira Popular mobilizou diversas comunidades que realizaram a exposição de seus produtos ao longo dos dias de atividades. Participaram comunidades rurais, indígenas, além da Rede Armazém do Campo, do MST.

*Editado por Maria Silva