
Inicia a 10ª Turma do Curso Nacional de Pedagogia do Movimento na Escola Nacional Florestan Fernandes
O curso que inaugura o calendário de processos formativos da ENFF em 2025 e integra o conjunto de iniciativas celebrativas dos 20 anos da ENFF

O curso que inaugura o calendário de processos formativos da ENFF em 2025 e integra o conjunto de iniciativas celebrativas dos 20 anos da ENFF

A oferta capta recursos de investidores individuais de forma segura, para fomentar a produção de alimentos; saiba como investir

Método cubano "Sim, Eu Posso" será usado como base para alfabetizar 2.300 pessoas no município; aulas começam em janeiro

Após o ataque terrorista de apoiadores de Bolsonaro em Brasília, SUMAÚMA analisa de que forma a atenção do novo governo à floresta e a outros biomas estimulou uma reação violenta e criminosa

Capacitação tem como objetivo o enfrentamento da fome, da destruição ambiental e do avanço do agronegócio na Amazônia

Assentamento no sul da Bahia é tema do documentário Dois Riachões - Cacau e Liberdade

Confira algumas perspectivas que deveram ser debatidas este ano

A necessária reformulação do Plano de Assentamentos Rurais do DF –PRAT rumo à criação de um Programa de Reforma Agrária para o Distrito Federal

Letter from the National Secretariat of the MST to the Brazilian people

Carta de la Secretaría Nacional del MST al pueblo brasileño

Objetivo do 11 de janeiro é conscientizar sobre os riscos à saúde e o meio-ambiente provocado pelo uso de substâncias agroquímicos, pesticidas e praguicidas

Agrotóxico proibido na União Europeia é importado massivamente no Brasil e se encontra na água para consumo humano

A área pertencia à Companhia Têxtil Ferreira Guimarães, antiga Companhia Industrial Valença, que encerrou suas atividades industriais em 2013

Dentre outras ilegalidades no processo, não participaram desde o seu início o Ministério Público nem a Defensoria Pública, impossibilitando o exercício da sua função típica de tutelar o interesse dos economicamente necessitados

Cerca de 130 famílias realizaram a ação, porém com poucos dias de luta, já há 187 famílias acampadas.

A ação organizada pelo MST reivindica a construção de 600 moradias para as famílias acampadas a mais de quatro anos no acampamento Irmã Tereza

As famílias ocupantes já estabeleceram o acampamento e agora preparam a terra para o cultivo de alimentos livres de agrotóxicos.

O objetivo do encontro é fortalecer a formação política dos jovens para que esses possam atuar em diversas frentes no fortalecimento da luta da classe trabalhadora regional.

Os fatos remetem aos episódios fatídicos ocorridos em junho de 2013 e denunciados por organizações de direitos humanos em órgãos internacionais de todo o mundo.

Alexandre Conceição, da coordenação nacional do MST, avalia 2015 como o ano que o governo virou as costas para todos aqueles que lutam pelos os direitos da classe trabalhadora no Brasil.

O debate ocorreu na 1º Roda de Conversa realizada durante o 28º Encontro Estadual do MST na Bahia.
Por João Vitor Santos
No IHU-Online
Pensar um Brasil que não priorize uma produção agrícola em latifúndios de monoculturas para exterminar o uso de agrotóxicos. É o que propõe Fran Paula, engenheira agrônoma da coordenação nacional da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida em entrevista concedida por e-mail para a IHU On-Line.


Do Brasil de Fato
Cinco anos após o terremoto que devastou grande parte do país, o Haiti ainda vive uma situação delicada. Organizações sociais da América do Sul enviaram ao papa Francisco uma carta em que apresentam preocupações sobre a crise humanitária que o país ainda vive.
Da Página do MST
Por Ruy Sposati
Do Cimi
O Ministério da Justiça (MJ) finalmente apresentou os valores das indenizações das 30 propriedades que incidem sobre 15 mil hectares da Terra Indígena Buriti, no município de Sidrolândia, no Pantanal do Mato Grosso do Sul.
Totalizando 78,5 milhões de reais, a avaliação de benfeitorias e terra nua foi exposta a proprietários de terra e indígenas na primeira reunião da mesa de negociação sobre terras indígenas do MS, em Brasília, na última terça-feira, 7.
Da BBC Brasil
Pesquisadores e o Ministério Público Federal (MPF) solicitaram em dezembro à Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), encarregada de analisar pedidos de vendas de transgênicos, que suspendesse os trâmites para a autorização das sementes tolerantes ao 2,4-D, um herbicida usado contra ervas daninhas que consideram nocivo à saúde.
Da Página do MST
Dando sequência na Jornada Estadual em Defesa da Educação dentro dos Assentamentos de Reforma Agrária, o MST-BA soma nesta sexta-feira (13) 14 prefeituras ocupadas em todo o estado.

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais libertou 131 trabalhadores que eram escravizados em lavouras de feijão. As autuações ocorreram nas fazendas São Miguel e Gado Bravo, nos municípios de Unaí e Buriti. Nenhum dos libertados tinha carteira assinada e os empregadores não concediam descanso semanal aos domingos.
Traduzido por Cristiane Passos
Da Comissão Patoral da Terra
Começa nesta quinta-feira (14/1), em Campina Grande (PB), o 20º Encontro Estadual do MST/PB. São esperados cerca de 400 Sem Terra para a atividade, além de ONGs, Igrejas, sindicatos, políticos, professores e estudantes convidados.
Entre os temas que serão discutidos no Encontro, estão a análise de conjuntura agrária do estado da Paraíba (onde mais de 2,5 mil famílias vivem acampadas na beira de estradas à espera do assentamento), o projeto de Reforma Agrária para o país e os desafios da luta do MST para 2010.
Os ruralistas do Congresso Nacional querem desmontar o Código Florestal até junho deste ano. A nefasta proposta tramita em uma Comissão Especial da Câmara dos Deputados, que deve concluir seus trabalhos em fevereiro.
Povos indígenas de Rondônia estão sujeitos a desaparecer. O alerta de genocídio foi feito pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi). Ao todo, Rondônia conta com 69 povos indígenas. Desses, 15 etnias vivem em situação de isolamento, sem contato com a sociedade civil. Segundo o Cimi, atualmente a maior ameaça para os povos isolados é a construção das hidrelétricas Santo Antônio e Jirau, no Complexo do Rio Madeira.
[img_assist|nid=8931|title=Ato em defesa do PNDH-3|desc=|link=none|align=left|width=640|height=480]
Ato será na quinta-feira (14/1), às 12h, na avenida Paulista nº 2163, em frente ao escritório de representação da Presidência da República, em São Paulo. Ás 18h haverá um ato no Sindicato dos Jornalistas, na rua Rego Freitas, 530.
Confira abaixo a nota pública do Movimento Nacional de Direitos Humanos.
NOTA PÚBLICA
PNDH 3 É AVANÇO NA LUTA POR DIREITOS HUMANOS
Do Blog do Miro
Informativos – Últimas do MST Incra vai assentar cem famílias no Paraná 13/01/2005 Nos dia 11 e 12 de janeiro, o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) do Paraná realizou duas audiências públicas para a compra da fazenda…
Informativos – Últimas do MST “Ao povo, a liderança do processo político no Brasil”, pede Comparato 13/01/2005 “A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos e nos termos da…
Informativos – Últimas do MST Fim da euforia mostra debilidade do agronegócio 13/01/2005 Por Maurício Hashizume Fonte Agência Carta Maior Sinais não faltam para apontar que a fase de cifras excepcionais do chamado agronegócio brasileiro já está ficando para o…
De acordo com a Irmã Sharine, freira dominicana iraquiana, que vive em Bagdad, fazem mais de oito anos que os Estados Unidos bombardeia, diariamente o país. Em visita ao Brasil ela deu um depoimento aos militantes sociais em São Paulo…