Programa de Áudio

7 motivos para ouvir o Podcast Internacionalizemos a Luta!

Primeiro programa deste ano estreia nesta sexta e contará com aspectos das revoluções culturais no Brasil e no mundo
Foto: Janine Moraes

Da Página do MST*

Estreia amanhã o primeiro episódio do ano do Podcast do MST Internacionalizemos a luta!, e este lançamento é em grande estilo. Disponível na plataforma do Spotify e nas redes sociais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o episódio traz o tema: “Cultura na luta dos Povos”.

O objetivo é apresentar conteúdo em áudio para auxiliar os militantes do MST e a sociedade em geral a compreender o papel da luta de classes no mundo e ajudar a transformá-lo.

Confira abaixo 7 curiosidades sobre o programa e sua importância em ouvir e aprender mais sobre o assunto.

1 Por que ouvir o Podcast?

Porque discute o internacionalismo como tática, estratégia e princípio político na organização dos trabalhadores e das trabalhadoras no mundo.

2 Qual a contribuição do programa com a classe trabalhadora?

A partir do relato sobre o legado e os exemplos de experiências exitosas na organização e luta dos trabalhadores(as) em países pelo mundo, inspirando novos processos de luta da classe trabalhadora mundial.

3 Como o Podcast aborda a experiência internacionalista do MST?

A partir de um dos blocos fixos no programa, chamado de “Luta sem Fronteiras”, que traz presente a voz das Brigadas Internacionalistas do MST no Haiti, Palestina, Venezuela e Zâmbia.

4 Como o conteúdo do programa é organizado?

Cada mês sai um novo programa fresquinho, veiculado nas primeiras sextas de cada mês e organizado em 3 blocos fixos: “Os Povos na História”, com informações sobre a luta histórica dos trabalhadores e trabalhadoras no mundo; “Luta sem Fronteiras” e o bloco “Para entender o hoje”, que apresenta fatos importantes sobre a geopolítica mundial, a partir de uma perspectiva histórica.

5 Quais as mudanças de 2023?

O episódio desta semana traz as âncoras Carla Loop, do Coletivo Nacional de Cultura do MST, e Messilene Gorete, do Coletivo de Relações Internacionais do MST.

6 Quem organiza o podcast?

“Internacionalizemos a Luta!” é produzido em parceria entre o Coletivo Nacional de Relações Internacionais (CRI) e o setor de Comunicação do MST, com a intenção de apresentar informações e elementos para auxiliar os militantes e a sociedade em geral a entender o mundo e, principalmente, analisar a geopolítica internacional com o recorte da luta de classes.

7 Onde ouvir o programa?

O podcast “Internacionalizemos a Luta” também terá mudanças em sua distribuição, e agora será distribuído em plataformas de áudio (Spotify, Deezer, Google Podcast e Apple Podcast) e nas redes sociais do MST, como Youtube, Facebook e Instagram.

Confira também os outros episódios do Podcast do MST

#5 l Haiti, a revolução negra interrompida

#4 l Eleger Lula, para o Brasil e o mundo

#3 l Mama África, a nossa mãe

#2 l Chávez Presente, na luta permanente!

#1 l Caribe: cultura, resistência e revolução

#0 l Uni-vos!

*Este post foi publicado originalmente em julho de 2022