Brigada Samora Machel – Zâmbia

A Brigada Internacionalista do MST no continente africano é chamada de Samora Machel em homenagem ao revolucionário moçambicano que liderou a Guerra da Independência de Moçambique e foi o primeiro presidente após sua independência, em 1975. Já teve como base Moçambique e África do Sul, mas desde 2017 a Brigada Samora Machel se encontra radicada na Zâmbia em um trabalho direto com o Partido Socialista da Zâmbia, nas áreas de educação, saúde popular, comunicação e agroecologia. Ela possui atuação continental, desenvolvendo atividades e articulações políticas com outros países da região, como Moçambique, Zimbabué, África do Sul e Gana. Nos últimos dois anos, o foco de trabalho da Brigada tem sido a Campanha de Alfabetização e Agroecologia, que visa alfabetizar millhares de zambianos e zambianas no idioma oficial do país, o inglês, bem como promover práticas agroecológicas em localidades do interior.

Imagens

Notícias

EU APOIO! Bicicletas para Zâmbia

EU APOIO! Bicicletas para Zâmbia

Douglas Belchior, da Coalizão Negra por Direitos, apoia a campanha Bicicletas para Zâmbia do MST

Camponeses zambianos recebem primeiras bicicletas para favorecer campanha de alfabetização no país

Camponeses zambianos recebem primeiras bicicletas para favorecer campanha de alfabetização no país

Foram distribuídas 100 bicicletas novas para todos os educadores e educadoras voluntários na Campanha de Alfabetização e Agroecologia, desenvolvida pelo MST junto com o Partido Socialista

Primeiras Bicicletas chegam na Zâmbia

Primeiras Bicicletas chegam na Zâmbia

A Campanha Bicicletas para Zâmbia já distribuiu bicicletas para todos os professores e professoras voluntários da primeira etapa da Campanha de Alfabetização e Agroecologia. Confira os depoimentos!

Alfabetização e Agroecologia na Zâmbia

Alfabetização e Agroecologia na Zâmbia

Baseada no método Ler, Falar e Escrever as Palavras e o Mundo, a Campanha de Alfabetização e Agroecologia Fred M’membe, coordenada pela Brigada Internacionalista do MST Samora Machel e pelo Partido Socialista (SP), ocorre em três províncias da Zâmbia: Lusaka, Eastern e Western. O objetivo é alfabetizar trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade na língua oficial do país, o Inglês. A ênfase em agroecologia é parte do esforço em promover uma melhoria na vida da população mais pobre por meio da alimentação saúdavel e geração de renda.

Bicicletas para Zâmbia

Bicicletas para Zâmbia

A Campanha Bicicletas para Zâmbia realizou a distribuição de 100 bicicletas novas para todos os professores e professoras voluntários na Campanha de Alfabetização nas províncias de Western, Eastern e Lusaka. A Campanha de Alfabetização acontece como ação internacionalista da Jornada de Educação Paulo Freire que o MST constrói no ano do centenário do grande educador brasileiro.

Eleições presidenciais na Zâmbia

Eleições presidenciais na Zâmbia

As eleições tiveram grande adesão popular com quase 70% da população; Hakainde Hichilema ganhou com mais de um milhão de votos de vantagem

+ NOTÍCIAS