Culinária da Terra

Opções veganas da Feira da Reforma Agrária: sabor de inclusão e diversidade

Confira as cozinhas da Culinária da Terra que disponibilizam versões veganas de pratos típicos das cinco regiões do país
Foto: Juliana Barbosa

Por Equipe de texto da 4ª Feira
Da Página do MST

De todas as delícias e atrativos da 4ª Feira Nacional da Reforma Agrária, o espaço da Culinária da Terra é, sem dúvidas, um dos que mais chamam a atenção do público nestes quatro dias de Feira. Pelo Parque da Água Branca, em São Paulo é quase impossível ficar alheio à fumaça que perfuma o ambiente e um bater de panelas que, próximo ao palco Arena, já logo cedo atrai e encanta.

E como a luta pela Reforma Agrária Popular tem tudo a ver com diversidade e inclusão, o pessoal da Culinária da Terra também pensou naqueles que não comem alimentos de origem animal e seus derivados, conhecidos como veganos ou vegetarianos.

Com cada vez mais adeptos de um estilo de vida mais popular, o veganismo é uma filosofia que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra os animais, seja na alimentação, no vestuário, na cosmética ou em qualquer outra área. Segundo dados da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), cerca de 14% da população brasileira se declara vegetariana, sendo que 7% se identifica como vegana. Isso significa que mais de 30 milhões de pessoas no país optam por não consumir nenhum produto de origem animal.

O veganismo, para além de restrições alimentares, também é uma posição política. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a produção animal é responsável por cerca de 18% das emissões globais de gases do efeito estufa, além de consumir grandes quantidades de água, energia e recursos naturais. Além de aliado a uma questão de saúde: uma dieta vegana pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e alguns tipos de câncer, de acordo com a Academia Americana de Nutrição e Dietética.

A inclusão de opções de comida vegana na Feira Nacional da Reforma Agrária é de extrema importância para promover uma alimentação mais consciente e sustentável. Ao oferecer uma variedade de pratos livres de ingredientes de origem animal, a Feira não apenas atende às necessidades alimentares de pessoas que optaram pelo veganismo, mas também promove a diversidade culinária e o respeito aos diferentes estilos de vida”, afirma Carla Bueno, da coordenação da Culinária da Terra e do Setor de Produção do MST.

Assim, oferecer opções veganas está alinhado à proposta da Culinária da Terra, que traz delícias que passam muito longe da alimentação monótona ou sem sabor que muitos estão acostumados. Por aqui, os veganos e vegetarianos poderão provar estas delícias ricas em nutrientes, cores, sabores, aromas e texturas, por parte de uma cozinha sempre preocupada em demonstrar preocupação com os animais e com o planeta.

Cardápio de sabores

Para Judite Oliveira, professora e paulistana, esta é uma oportunidade incrível de conferir temperos de diferentes regiões do país, de forma saudável e sem agrotóxicos.

Ao abraçar a inclusão e reconhecer a demanda por alimentos veganos, a Feira do MST mostra seu compromisso com a sustentabilidade e a oferta de escolhas éticas aos consumidores, promovendo um ambiente mais diversificado e acessível para todos“.

Indo direto para os espaços, quem começar pela barraca de São Paulo pode levar para casa um bolo de chocolate vegano com amêndoas, além de empadas de legumes e de palmito, todas veganas. Em Pernambuco, é possível montar o seu prato com todo o sabor pernambucano, enquanto do Rio Grande do norte, é possível saborear um delicioso cuscuz de castanhas com leite de coco.

O Ceará preparou um Baião de Dois vegano, com diversas especiarias regionais, que acompanha um vatapá para lá de especial com carne de caju (recheio que também pode ser colocado na tapioca que o estado está vendendo). Da culinária amazônica, é possível provar o vatapá vegano e o famoso Guaraná com açaí – que é possível ser feito sem leite.

No estande de Sergipe tem a famosa quiabada, e do Centro-Oeste o famigerado arroz com pequi que não leva caldo de frango e pode ser conferido sem cerimônia. Também temos a pamonha, na estande de Goiás, enquanto o Distrito Federal traz uma macarronada abóbora, repolho, inhame, milho, molho de tomate com farinha ora-pro-nóbis. A clássica feijoada carioca também ganhou sua versão vegana, e Minas Gerais trouxe um feijão tropeiro vegano que acompanha mandioca frita.

O Sul completa as opções veganas com Santa Catarina, que apresenta o seu tradicional entrevero de pinhão, e o Paraná, que traz o arroz da Reforma Agrária em versão cateto ou integral, preparado com amendoim tostado e muito sabor. Confira abaixo a relação de pratos:

Rio Grande do Norte: Cuscuz de castanhas
Ceará: Baião de Dois vegano e Tapioca de carne de caju
Pará: Vatapá vegano
Goiás: Arroz com pequi e pamonha
Distrito Federal: Macarronada vegana
Rio de Janeiro: Feijoada vegana
Minas Gerais: Feijão tropeiro vegano com mandioca frita
São Paulo: Bolo de chocolate e empadas
Santa Catarina: Entrevero de Pinhão
Paraná: Arroz com amendoim

No final, não importa se você for vegano, vegetariano ou mesmo consumidor de carne: venha provar as delícias da Culinária da Terra nesta 4ª Feira Nacional da Reforma Agrária!. “A presença de opções veganas na Feira contribui para a disseminação de informações sobre os benefícios de uma dieta baseada em vegetais, tanto para a saúde individual quanto para o meio ambiente”, conclui Carla Bueno.

*Editado por Solange Engelmann