Adeus

Nos despedimos do grande dramaturgo e amigo do MST, Zé Celso

Movimento Sem Terra lamenta profundamente sua partida física
Foto: Ivan Pacheco/VEJA

Da Página do MST

É com imenso pesar que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) recebeu a notícia de falecimento do dramaturgo e amigo do MST, José Celso Martinez Corrêa, mais conhecido como Zé Celso. O artista foi internado na última terça-feira (4/7), por conta de um incêndio que atingiu seu apartamento, no bairro Paraíso, na zona sul de São Paulo. Houve um agravo no seu estado de saúde e ele nos deixou nesta quinta-feira (6/7).

Artista contundente e inovador, Zé Celso foi grande lutador da Reforma Agrária Popular através da arte e da cultura, como instrumentos formativos e de diálogo com as massas.

Nascido em 1937, em Araraquara, Zé Celso é considerado um dos principais dramaturgos do país, e tem seu nome associado desde o final dos anos 1950 com o Teatro Oficina, uma das mais importantes companhias brasileiras, há 65 anos em atividade. O grupo tem origem no Centro Acadêmico 11 de Agosto, da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, onde o futuro dramaturgo e diretor estudou, e, com outros estudantes, fundou o Grupo de Teatro Amador Oficina.

Inquestionavelmente, ele permanecerá como uma das grandes referências de nossa cultura brasileira. Sua luta incansável por uma produção artística e cultural marcada pela crítica contundente aos valores capitalistas marcou gerações e seguirá como uma fonte de inspiração para nossas lutas futuras.

Zé Celso nunca negou apoio e solidariedade ao MST e aos povos do campo e das florestas, camponeses e indígenas. Acolheu em seu belíssimo Teatro Oficina muitas atividades promovidas pelo MST e reafirmou seu posicionamento de defesa da reforma agrária e da luta do MST em sua inesquecível montagem dos Sertões, na qual nossa bandeira era defendida sem temor.

Até o final de sua vida Zé Celso permaneceu como um incansável lutador contra todas as formas de opressão. Ele permanecerá vivo em nossas memórias, em nossos sentimentos e, principalmente, em nossas lutas.

Viva Zé Celso!

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST

06 de julho de 2023, São Paulo – SP