Brigada Oziel Alves

Começa na Bahia a segunda etapa da Brigada Oziel Alves – Nordeste II

Etapa marca mais um passo importante em direção aos 40 anos de luta e resistência do MST
Foto: Mykesio Max / @mykesioofc

Por Mykesio Max 
Da Página do MST 

Com a participação de militantes engajados dos estados de Sergipe, Alagoas e Bahia, a segunda etapa do Curso Nacional começou com grande entusiasmo e energia contagiante. O ambiente foi preenchido por mística, fortalecendo os laços de solidariedade e compromisso com a organização.

Para dar início às atividades, Eliane de Oliveira, representante da Direção Nacional do MST do estado da Bahia, conduziu uma análise de conjuntura. Sua apresentação trouxe uma visão abrangente e atualizada do contexto político, social e econômico, fornecendo subsídios para que os educandos possam compreender e atuar nas lutas populares de forma efetiva.

É importante refletir sobre o passado para evitar cometer os mesmos erros no futuro, como as questões de hegemonia do capital, violência e desmatamento durante o governo anterior.  É fundamental promover a inclusão, proteger os direitos das mulheres, LGBTI+, movimentos sociais e povos indígenas, buscando soluções para a crise ambiental, visando um desenvolvimento mais equilibrado e consciente”.

Eliane de Oliveira, que integra a Direção Nacional do MST.

A Brigada Oziel Alves Nordeste II desempenha um papel fundamental na formação e capacitação dos futuros militantes do MST. Ao longo do curso, os educandos terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre teoria política, estratégias de mobilização social e ações de base, fortalecendo assim suas habilidades e tornando-se agentes de transformação em seus territórios.

À medida em que o MST se aproxima de seus 40 anos de existência, é importante destacar a importância desse movimento na luta pela justiça social, pela reforma agrária e pela garantia dos direitos dos trabalhadores rurais. Ao longo de sua trajetória, o MST tem sido uma voz incansável na defesa da dignidade e dos direitos das pessoas que dependem da terra para sobreviver.

A segunda etapa da Brigada Oziel Alves – Nordeste II é um marco significativo rumo aos 40 anos do MST. É uma oportunidade para reafirmar os ideais de solidariedade, igualdade e justiça que norteiam o movimento, bem como para fortalecer a organização e a capacidade de mobilização dos militantes. 

A meta é seguir as etapas da Brigada Oziel Alves – Nordeste II, celebrando os 40 anos de luta do MST. É através de movimentos como esse que a esperança se mantém viva e a luta por um futuro mais justo e igualitário se fortalece.

Fotos: Mykesio Max / @mykesioofc