Mobilização popular

Grito dos Excluídos e Excluídas no Mato Grosso realizam sarau e jantar solidário

Mobilização reuniu movimentos populares e religiosos na capital do estado, com o lema: "Você tem fome e sede de quê?"

29º Grito dos Excluídos e Excluídas em Cuiabá, MT. Foto: Vytoria Pachione MST-MT

Por MST-MT

Para Página do MST

Em Cuiabá, Mato Grosso, movimentos populares e religiosos realizaram neste 7 de setembro, o “Sarau do Grito”, no bairro Jardim União. A atividade integra a programação do 29º Grito dos Excluídos e Excluídas e foi realizada no “Instituto Lorrayne com amor”, onde se serve todas as quintas-feiras um jantar solidário.

Na abertura das atividades, Iranildes Dias, presidente do Instituto Lorrayne com amor e da Igreja Assembleia de Deus, dirigiu uma prece de acolhida. Já o arcebispo de Cuiabá, Dom Mário Antônio, destacou que se há fome e sede na região, que “chova os direitos, a paciência, a justiça, oportunidades, alegria e união nas famílias e comunidades”.

Dom Mário Antônio também salientou da necessidade urgente de um basta contra as violências, especialmente contra sobre as violência contra as mulheres: ” Umas das grandes fome e sede que devemos ter, sobretudo nós homens é de dizer não e um basta à violência contra a mulher, queremos nos unir e lutar contra a violência na família, violência nas instituições de trabalho, violência na sociedade…” – destacou o arcebispo.

Este ano, o lema do Grito questiona: “Você tem fome e sede de quê?” Uma pergunta que nos ajuda a ouvir os gritos que estão no cotidiano da vida do povo. Os gritos que emergiram nas falas e pronunciamentos foram pelo direito à moradia, por reforma agrária e alimentos sem veneno, contra o feminicídio e a violência contra as mulheres, contra as desigualdades, injustiças, contra a fome e a miséria, pela vida e pelos direitos humanos da população LGBTQIA+.

Marilza Schuina, articuladora do Grito, lembrou a todos e todas o tema que acompanha tal mobilização popular durante todos os anos: “Vida em Primeiro Lugar”, que se refere as lutas por uma vida abundante, plena e digna para o povo, com a superação da fome, acesso à água, direito à moradia, reforma agrária, contra o feminicídio e a violência contra as mulheres.

Partilha do jantar solidário durante o Sarau do Grito de Cuiabá, MT. Foto: Vytoria Pachione MST-MT

Permeado de falas e apresentações musicais, o 29º Grito em Cuiabá foi marcado pela alegria, pela esperança e a oportunidade de novos parceiros na caminhada, como o Instituto Lorrayne com amor, que pela primeira vez participou de uma atividade do Grito. Novos companheiros da luta pela defesa da “Vida em primeiro lugar”. Durante o encerramento do encontro, todos confraternizaram junto ao jantar solidário, num gesto fraterno de partilha entre irmãos e irmãs da caminhada.

*Editado por Lays Furtado