Nota

Movimentos de luta pela terra manifestam apoio à ocupação após ataque policial em Maceió (AL)

Em nota conjunta, Movimentos exigem providências do Governo do Estado frente a invasão policial ocorrida no acampamento do MTST na noite de quarta-feira (04)
Ocupação Tereza de Benguela. Foto: Divulgação

Da Página do MST

Após invasão da Polícia Militar de Alagoas em um território de Ocupação Urbana organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), os movimentos populares de luta pela Reforma Agrária em Alagoas manifestaram solidariedade aos trabalhadores Sem Teto frente ao ataque sofrido. A invasão da Polícia ocorreu na Ocupação Tereza de Benguela, no bairro do Village Campestre e, segundo as famílias do Acampamento, os policiais chegaram sem mandado judicial, abrindo os barracos e dizendo que quem mandava ali era a polícia.

“Os lutadores e lutadoras da Reforma Agrária somam-se ao conjunto de organizações populares de Alagoas que fortalecem a denúncia do Movimento Sem Teto, ampliando nossa insatisfação com a política de segurança pública no estado que tem sempre a força voltada para o povo pobre e periférico”, destaca trecho da nota assinada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), Frente Nacional de Lutas (FNL), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL), Movimento de Luta pela Terra (MLT), Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST) e Movimento Terra Livre. 

Confira nota na íntegra:

Nota de repúdio e solidariedade

Os Movimentos de luta pela terra em Alagoas vêm a público manifestar total repúdio a ação arbitrária da Polícia Militar do Estado que, na noite de quarta-feira (04), invadiu a Ocupação Tereza de Benguela, organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) em Maceió, no bairro do Village Campestre.

De acordo com relato dos trabalhadores que vivem na ocupação, a Polícia chegou ao local intimidando as famílias e até invadindo barracos, sem mandado judicial, com a justificativa de que estavam procurando drogas no acampamento.

Essa não é a primeira vez que a ação arbitrária por parte da Polícia Militar ocorre no território com a tentativa nítida de criminalizar a organização de luta por moradia na capital alagoana.

Reiteramos nosso total apoio e solidariedade à Ocupação Tereza de Benguela e toda a manifestação organizada dos trabalhadores e trabalhadoras na luta pelo direito à moradia.

Os lutadores e lutadoras da Reforma Agrária somam-se ao conjunto de organizações populares de Alagoas que fortalecem a denúncia do Movimento Sem Teto, ampliando nossa insatisfação com a política de segurança pública no estado que tem sempre a força voltada para o povo pobre e periférico.

Exigimos também que o Governo do Estado tome as devidas providencias sobre o ocorrido na ocupação e possa assegurar a segurança dos homens, mulheres e crianças que vivem no local.

Todo nosso apoio à Ocupação Tereza de Benguela e ao MTST!

Alagoas, 5 de outubro de 2023

Comissão Pastoral da Terra – CPT

Frente Nacional de Lutas – FNL

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST

Movimento de Libertação dos Sem Terra – MLST

Movimento Terra, Trabalho e Liberdade – MTL

Movimento de Luta pela Terra – MLT

Movimento Terra Livre