Educação

Escola Estadual de Formação promove debates e reflexões sobre a Reforma Agrária Popular

Militantes do MST da Regional de Ribeirão Preto se reúnem no Centro de Formação Sócio-Agrícola Dom Hélder Câmara para discutir desafios e perspectivas
Escola Estadual em Ribeirão Preto. Foto: Filipe Augusto Peres

Por Filipe Augusto Peres
Da Página do MST

Nos dias 03, 04 e 05 de novembro aconteceu a formação da Escola Estadual de Formação do MST, promovida pela Regional de Ribeirão Preto. A atividade reuniu militantes no Centro de Formação Sócio-Agrícola Dom Hélder Câmara.

Durante o evento, os participantes mergulharam em uma intensa programação que abordou questões importantes para o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.

No primeiro dia, a mística de abertura estabeleceu um ambiente propício para as discussões e reflexões que se seguiriam. Em seguida, os participantes se envolveram nas atividades de “Divisão de Núcleos e tarefas” e na “Apresentação da Proposta Metodológica”, que orientou o direcionamento das atividades posteriores.

No decorrer dos três dias do evento, palestras abordaram temas fundamentais, como a “Questão Agrária e Crise Ecológica”, “O significado de Reforma Agrária Popular para o MST” e a “Organicidade e trabalho de base”. As discussões se concentraram em questões como os desafios da alternativa socialista diante das contradições da questão agrária, os desafios organizativos das áreas e a complexidade da massificação nos dias atuais.

Em uma “Roda de Conversa”, os participantes aprofundaram a discussão sobre a reforma agrária popular e suas áreas de atuação, explorando diferentes perspectivas e estratégias para o futuro. No sábado, militantes orientados pelo setor de Gênero, participaram da ASSEMBLEIA DOS HOMENS E DAS MULHERES”, em que mulheres realizaram uma roda de conversa e os homens deram início ao estudo do “Protocolo para o enfrentamento à violência e a construção de relações sociais para a emancipação humana no MST”, além do estudo das “Diversas formas de violência contra as mulheres”

Os debates e reflexões realizados durante o evento demonstram o compromisso do MST em enfrentar os desafios da Reforma Agrária Popular e continuar lutando por direitos da classe trabalhadora.

Escola Estadual em Ribeirão Preto. Fotos: Filipe Augusto Peres

*Editado por Fernanda Alcântara