Agroecologia

“Cultivar as sementes crioulas é cuidar da vida”, defende guardiã de sementes

A 20ª Jornada de Agroecologia recebeu guardiãs e guardiões de sementes de diversos lugares do Paraná, reunindo centenas de variedades
Foto: Juliana Barbosa / MST no PR  

Por Dayse Porto
Da Página do MST 

As sementes crioulas são cultivadas e protegidas por guardiães em todos os cantos do Brasil e tornaram-se símbolos de resistência contra os desafios enfrentados por comunidades que buscam não apenas garantir o direito à terra, mas também estabelecer um modo de vida autônomo e sustentável. Elas ecoam a resistência contra a imposição de modelos agrícolas que ameaçam a soberania alimentar.

Em meio às barracas de sementes crioulas da feira da 20ª Jornada de Agroecologia encontramos duas personagens cujas vidas se entrelaçaram com essas pequenas maravilhas desde os primeiros dias de sua jornada no Movimento dos(as) Trabalhadores(as) Sem Terra (MST). 

Maria Aparecida da Silva Kerber, conhecida como dona Maria, e Sirlene Morais, a Lene, são guardiãs das sementes crioulas, tesouros que trazem consigo não apenas a promessa de autonomia em relação ao sistema capitalista de produção de alimentos, mas também a essência de uma resistência que se entrelaça com a história do MST e da Jornadas de Agroecologia.

Dona Maria, tem 59 anos, é moradora do assentamento Contestado, localizado na Lapa (PR). Ela nos contou que sua jornada com as sementes crioulas, uma tradição que começou quando ela adentrou as fileiras do MST. “Mesmo sendo agricultora desde criança, conhecia muito pouco das sementes crioulas. A visão ampla veio quando entrei no MST”, revela. 

Dona Maria, tem 59 anos, é moradora do assentamento Contestado, da Lapa (PR). Foto: Dayse Porto

“As sementes crioulas são mais do que grãos. São a voz dos que resistem, uma conexão profunda com a terra e nossa identidade. Cuidar delas é preservar nossa história.”, ressalta Maria. Para ela, a resistência popular e a proteção das sementes crioulas são inseparáveis, uma conexão que fortalece não apenas as plantações, mas também os alicerces do projeto político do MST.

Sirlene, moradora do assentamento Guanabara, localizado em Imbaú (PR), conta que sua trajetória entrelaçada com as sementes crioulas desde a infância. Mas sua consciência sobre a importância dessas sementes se ampliou após a primeira Jornada de Agroecologia, realizada em Ponta Grossa. “Quando houve o debate sobre transgenia, percebemos que a semente não era apenas uma necessidade, mas uma forma de resistir ao modelo que ameaçava nossa independência e nossa saúde”, ela explica.

Para Sirlene, a semente é vida, e cultivá-la é cuidar do futuro. “A semente é uma forma de resistir porque queremos viver. Cuidar dela é resistir ao sistema capitalista que busca nos tornar dependentes. Nós queremos um projeto político de vida, não de morte”, enfatiza.

Sirlene Morais, moradora do assentamento Guanabara. Foto: Dayse Porto

A luta pela reforma agrária popular vai além da conquista por terra. Sirlene destaca a independência que as sementes proporcionam, não apenas financeiramente, mas também ideologicamente, combatendo o agronegócio e promovendo um projeto político de vida. “A semente crioula é um ato político. Ao cultivá-la, estamos dizendo não ao controle externo, à dependência. Estamos afirmando nossa autonomia e a construção de um projeto político que valoriza a vida”, ressalta.

As vozes de dona Maria e Sirlene ecoam uma mensagem clara: o cultivo das sementes crioulas vai além da agricultura, é a construção de um tecido social resistente, que tem um compromisso contínuo com a luta por um futuro mais sustentável e equitativo. 

Elas fazem parte da ReSA, a Rede de Sementes da Agroecologia, criada em 2015 como espaço de articulação e organização das iniciativas relacionadas às sementes no Paraná. A Rede, que também integra a organização da Jornada de Agroecologia, tem como objetivo dar visibilidade e fortalecimento político ao enfrentamento das diversas ameaças enfrentadas para a preservação das sementes. 

Se o campo não planta, a cidade não janta 

A diferença entre a conquista da terra e a luta por reforma agrária é significativa para a agricultora. A terra é o primeiro passo, mas a reforma agrária popular vai além, conectando campo e cidade em um projeto político que busca uma sociedade mais justa e igualitária. 

Para Sirlene, produzir alimento saudável pensando não apenas em nós, mas na cidade também é necessário. “Nós não queremos apenas viver da terra, mas para a terra. É um compromisso com a vida, produzir alimento saudável para todos, conectando o campo e a cidade em um projeto que transcende nossas fronteiras.”, enfatiza Sirlene.

Na visão de Dona Maria, conscientizar a população urbana sobre a proteção das sementes crioulas é um desafio que Maria encara com otimismo. Ela destaca a importância de eventos como a Jornada de Agroecologia, onde pessoas de diversas áreas têm a oportunidade de conhecer a diversidade das sementes crioulas. “Pessoas sem ligação com movimentos sociais, com formações como médicos e advogados, se surpreenderam e se encantaram ao conhecer nossa banca”, ressalta.

Feiras de troca e variedade de sementes 

A troca de sementes crioulas é uma prática constante para dona Maria e sua família, responsável pelo Sítio Joaninhas, local em que cultivam sementes e produzem alimentos livres de transgênicos e agrotóxicos. “Em cada jornada e feira, trocamos, doamos e plantamos o que coletamos. Começamos com poucas sementes, valorizando cada uma delas porque sabemos que a nossa saúde depende daquilo que a gente come”, explica.

Ela destaca a importância de valorizar as sementes crioulas para fortalecer o sistema, aproveitando a diversidade e a capacidade de produção em pequenos espaços. “Ao multiplicarmos as sementes crioulas, multiplicamos a resistência e ao valorizar as sementes crioulas, fortalecemos o sistema agroecológico. Nós sabemos que é possível produzir muito em um espaço pequeno, com diversidade”, destaca Dona Maria. 

Foto: André Gouveia 

A diversidade das sementes crioulas é uma riqueza que Dona Maria aprendeu a manejar ao longo dos anos, mas ainda se surpreende com a capacidade de adaptação de algumas variedades ao clima local. “Temos sementes que se adaptaram ao nosso clima, algumas demoram mais, mas com observação e cuidado, aprendemos a entender suas necessidades e cultivar em quase todos os lugares”, explica.

Saúde popular e as sementes nas comunidades 

A conexão entre sementes crioulas e saúde não é apenas teórica para dona Maria. Ela testemunha melhorias tangíveis na saúde da comunidade, alimentada por uma dieta proveniente dessas sementes. Cultivar e proteger as sementes crioulas está diretamente ligado à saúde nas comunidades, proporcionando uma alimentação de qualidade que se reflete em menos dependência de medicamentos e mais autonomia na busca pela cura para diversas condições.

“Nossa saúde vem da terra. As sementes crioulas não são apenas alimento, são medicina. Quando cuidamos delas, estamos cuidando da nossa saúde e resistindo contra um sistema que nos enfraquece.”, afirma Maria, com um sorriso de quem vê o poder transformador nas pequenas sementes que guarda. Ela enfatiza a importância da alimentação para a saúde e como as sementes crioulas desempenham um papel crucial nesse equilíbrio. 

Partilha de sementes

Ao longo da Jornada, 5 mil kits de sementes da Rede de Sementes Agroecológicas BioNatur  foram doados aos participantes, como forma de multiplicar a variedade de sementes pelo estado. A Rede é uma cooperativa de agricultores e agricultoras assentados pela Reforma Agrária, produtores de sementes de diversas espécies de hortaliças, plantas ornamentais, forrageiras e grãos, em sistemas de produção de base agroecológica. Atualmente, a Bionatur envolve mais de 350 famílias, nos estados do Rio Grande do Sul e Minas Gerais. 

Distribuição das sementes Bionatur. Foto: Leticia Faria 

A Jornada de Agroecologia é realizada desde 2002, de forma conjunta por cerca de 60 organizações, movimentos sociais e populares, coletivos e instituições de ensino. O objetivo central é fomentar a agroecologia e mostrar ao grande público urbano os frutos e a viabilidade deste modo de produção de alimentos, baseado no equilíbrio ambiental e na qualidade de vida para quem produz e quem consome.

Neste ano, a edição contou com A atividade tem patrocínio Itaipu Binacional, Conselho Nacional Sesi, Fundação Banco do Brasil e Governo Federal, com apoio da Agroecology Fund, Secretaria de Agroecologia e Abastecimento, Incra, Conab, Ministério Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e Governo Federal.

*Editado por Fernanda Alcântara