Neste Sábado

Festa de fim de ano de Amigos/as/es da ENFF terá professor Dermerval Saviani

Celebração será sábado (9), a partir das 9h, com debate, atividades culturais, mística e o tradicional jogo dos/as Amigos/as da ENFF
Solidariedade e resistência marcam encontro de amigos do MST na ENFF
Solidariedade e resistência marcam encontro de amigos do MST na ENFF. Foto: Divulgação MST

Da Página do MST

Debatendo os desafios da luta pela terra no Brasil e celebrando as conquistas da organização popular no país, acontece neste sábado (09) o já tradicional Encontro dos Amigos, Amigas e Amigues da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), em Guararema, São Paulo.

As atividades começam a partir das 9h, com um ato simbólico de plantio de cerejeiras. O evento é bastante aguardado, uma vez que, além dos debates e a conclusão do planejamento anual, é o momento celebrar, comemorar e confraternizar. O momento também será de reafirmar a luta e a esperança da classe trabalhadora, fortalecendo os laços entre as organizações populares e o Movimento, no Rumo aos 40 anos do MST e os 19 anos da ENFF, comemorados em janeiro de 2024.

A atividade de encerramento deste ano contará com a presença ilustre do amigo de longa data da Escola, o professor e renomado educador e pensador, Dermerval Saviani. O professor fará uma exposição sobre a educação emancipatória, tema de seus estudos ao longo dos anos e que rende muitos acúmulos para todas/os aquelas/es que acreditam na educação popular.

Dermerval Saviani. Foto: Sara Sulamita @sasulamita

Dermerval Saviani, com sua vasta experiência e contribuições no campo da educação, trará uma perspectiva enriquecedora para o debate sobre os desafios da educação na transformação social. A presença de Saviani adiciona uma dimensão de formação na parte da manhã, destacando a interconexão entre luta popular, educação emancipatória e os desafios do Brasil contemporâneo.

Na parte da tarde, haverá atividade de solidariedade e confraternização, com futebol e música que devem selar a relação entre campo e cidade, a partir de partidas no campo de futebol Dr. Sócrates Brasileiro, com jogos entre os movimentos populares e partidos de esquerda, tudo regado por um churrasco e comida de verdade.

Confira a programação:

7h – 9h: Credenciamento e café da manhã

9h: Boas-vindas e mística

9h30: Mesa de debate – Prof. Saviani 

12h: Almoço 

13h: Início das atividades culturais e futebol

Caso tenha alguma dúvida sobre como participar, entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou por WhatsApp em (11) 95454-7841 ou (11) 93713-1355

*Editado por Solange Engelmann