Produtos da Reforma Agrária

Feira da Reforma Agrária tem início em Florianópolis, SC 

Feijão e arroz orgânicos, geleias, bolachas de mel, cervejas artesanais e artesanato estão à venda, próximo à praia de Ponta das Canas, no norte da capital catarinense
Foto: Juliana Adriano

Da Página do MST

“Hoje viemos cantar no coração da cidade/Para que ela ouça nossas canções e cante”

Com muita música e poesia, começou na tarde desta sexta-feira (15) e segue até domingo (17), a Feira da Reforma Agrária em Florianópolis, Santa Catarina, tendo como espaço acolhedor a Escola Sindical Sul da CUT. Bem pertinho da praia de Ponta das Canas, no norte da capital catarinense, cerca de 50 feirantes, vindos de todas as regiões do estado, colocam à disposição da população uma grande diversidade da produção da reforma agrária, como feijão e arroz orgânicos, geleias e bolachas de mel, cervejas artesanais, além de muito artesanato.

“Tudo preparado com o melhor de nós, com todo o carinho, lá nos assentamentos e acampamentos, para trazer não só para comercializar, mas também para fazer o diálogo entre campo e cidade sobre alimentação saudável, sobre a necessidade, cada vez maior, de avançarmos no projeto de agricultura agroecológica”, apontou Irma Brunetto, da coordenação estadual do MST.

Foto: Adriane Canan
Foto: Janaina dos Santos

A abertura contou com representantes do governo federal em Santa Catarina. O Superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), José Fritsch, destacou a alegria de estar na feira. “É muito bom estar aqui, uma conquista e também uma prova da resistência de nosso povo na produção de alimentos saudáveis”, declarou Fritsch.

O Superintendente Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), em Santa Catarina, Dirceu Dresch também participou da atividade e destacou que a feira é resultado da luta pela reforma agrária no estado. “Encontro aqui gente que está há muito tempo na luta pela terra, outros que estão chegando. Neste espaço comprovamos que a Reforma Agrária, os assentamento de nossas trabalhadoras e trabalhadores que lutam pela terra, dão certo”, afirmou.

Estiveram presentes também o deputado federal, Pedro Uczai (PT), a deputada estadual, Luciane Carminatti (PT/SC), a Pró-reitora de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Simone Sobral Sampaio, e o Coordenador Geral da Escola Sindical Sul da CUT, Celso Woyciechowski.

Confira a programação:

Feira da Reforma Agrária:
Local: Escola Sul da CUT, Ponta das Canas, Florianópolis/SC

Sábado – 16/12/23
08h – Abertura da Feira
10h – Forró de Pife e Rabeca
12h – Roda de Canção Manifesto – Polo Cabrera e Tribo Colibri
9h às 12h – Cadastro para Carteira Nacional de Artesão (SICOS/SC)
14h – Seminário: A questão agrária e o direito à alimentação saudável
Encontro dos/as/es amigos/as/es da Reforma Agrária
17h – Moda de Viola – Leonel do Nascimento

Domingo – 17/12/23
08h – Abertura da Feira
08h30 – Êxodo Urbano – Grupo musical: A Araucária
9h30 – Canções para ninar: infâncias pretas – Poeira Grupo de Teatro
10h30 – Seminário: Democracia e o combate à fome
14h – Ato de Encerramento da Feira e Doação de alimentos

*Editado por Solange Engelmann