Educação do Campo

No Ceará, MST realiza a 15ª Semana Pedagógica das Escolas do Campo

A semana pedagógica se propõe a ser um espaço de debate sobre a conjuntura e no avanço do ensino profissional, nas áreas de Reforma Agrária
Atividade tem como tema “Escolas do Campo: Afirmando o direito à educação pública e avançando rumo ao politécnismo nos 40 anos do MST”. Foto: Flaviana Alencar

Por Aline Oliveira e Flaviana Alencar
Da Página do MST

A 15ª Semana Pedagógica das escolas de ensino médio e profissional do campo nas áreas de Reforma Agrária do Ceará acontece desde a tarde da última segunda-feira (29). O evento é realizado na Escola Filha da Luta Patativa do Assaré, localizada no assentamento Santana da Cal, em Canindé, Ceará.

A atividade conta com a participação de mais de 300 pessoas, incluindo educadores/as, educandos/as, gestores, técnicos da Secretaria de Educação, representantes das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (CREDES), militantes e dirigentes do Movimento Sem Terra.

A semana pedagógica tem como tema “Escolas do Campo: Afirmando o direito à educação pública e avançando rumo ao politécnismo nos 40 anos do MST”, e visa promover debates sobre a conjuntura política, agrária e educacional no Brasil, os desafios da educação do campo no Ceará, projetos culturais e descentralização nos territórios; além de avançar no diálogo e ampliação do ensino profissional e na institucionalização das escolas nas áreas de Reforma Agrária do estado.

Fotos: Flaviana Alencar

Além disso, estão sendo realizadas oficinas de atualização das ementas dos cursos técnicos, bem como o planejamento das ações para o próximo período. As manhãs e tardes são dedicadas às sessões de estudo, enquanto as noites são reservadas para a programação cultural, incluindo jornada socialista, com o tema dos 40 anos do MST, Festival Literário e noite cultural.

Maria de Jesus, dirigente estadual do setor de educação do MST, destaca, que neste momento o MST no Ceará está vivenciando um momento histórico nas nossas escolas. “Estamos consolidando uma base técnica profissional em nossas escolas, oferecendo três cursos: agroecologia, administração com ênfase nas organizações sociais e informática. Além disso, estamos iniciando uma nova gestão nas escolas do campo, eleitas democraticamente. Estamos construindo linhas e orientações para o planejamento anual de nossas escolas, e dentro desse espaço planejando e construindo o 7ª Congresso Nacional do MST, além da celebração dos 40 anos do MST. É um momento de festa, de alegria, mas principalmente, um momento de estudo e reflexão.”

Foto: Flaviana Alencar

Iandra Magalhães, educanda do curso de administração da Escola Francisca Pinto, localizada no assentamento Antônio Conselheiro, no município Ocara, afirma que participar da semana pedagógica tem ampliado sua visão de mundo e fortalecido as relações humanas. “Gosto muito das atividades culturais que acontecem, e dos momentos de estudo também. Vou sair daqui com muitos aprendizados. Esse espaço para mim significa uma forma prática de lutar contra a privatização do conhecimento. Existe uma troca de saberes, e vivenciar tudo isso em coletivo nos torna mais fortes e nos incentiva a permanecer na luta.”

Foto: Flaviana Alencar

“Essa semana pedagógica vem em um momento que a gente precisa reafirmar o direito à escola pública e rumo ao politécnismo nos 40 anos do MST. Essa semana está nos possibilitando construir nossos currículos. Vamos sair daqui com muitos aprendizados. Esse ano, com uma novidade, que são os cursos técnicos, coloca nossas escolas em outro nível, trazendo essa nova possibilidade para os nossos educandos, que vão sair das nossas escolas com formação técnica”, comenta Carlos Maciel, educador da Escola Irma Tereza Cristina.

A semana pedagógica das escolas do campo, segue até está sexta-feira (02).

*Editado por Solange Engelmann