Reforma Agrária Popular

MST ocupa fazenda improdutiva em Itabela, no Extremo Sul da Bahia 

Cerca de 400 famílias de trabalhadores camponeses ocuparam a áreas da Ceplac, no município Itabela no extremo sul baiano.
Foto: MST

Da Página do MST

Na madrugada desta terça-feira (09), cerca de 400 famílias Sem Terra ocuparam uma fazendo improdutiva de Itabela, na Bahia. A ocupação faz parte da Jornada Nacional de Luta em Defesa da Reforma Agrária que acontece no mês de abril em repúdio ao massacre de Eldorado dos Carajás, que esse ano leva o lema “Ocupar para o Brasil alimentar!”.

A Jornada de Luta denuncia o criminoso massacre de 21 trabalhadores Sem Terra, conhecido como o Massacre de Eldorado do Carajás, ocorrido em 17 de abril de 1996, no estado do Pará. Ao mesmo tempo, as ocupações reafirmam a identidade e a voz coletiva dos(as) agricultores(as) por Reforma Agrária Popular. 

O MST reivindica a área para fins de Reforma Agrária e defende a Reforma Agrária Popular como um projeto de agricultura sustentável para produzir alimentos a todo o povo brasileiro do campo e da cidade e assim combater a fome, em contraposição ao agronegócio, que usa trabalho escravo e concentra a terra, espalhando mais miséria e destruição no campo.

A Reforma Agrária também gera emprego e trabalho cooperado, com maior dignidade para trabalhadoras e trabalhadores rurais. Além de democratizar o acesso à terra, fortalecer a democracia brasileira e diminuir as desigualdades sociais.