Dia 2 de novembro de 2024

Do Contestado para o mundo

Jovens Internacionalistas de diversos países contam por que vieram buscar formação em Agroecologia e Teoria Política no assentamento Contestado, do MST

MST manifesta solidariedade a Lula

 

Da Página do MST

 

O MST enviou uma carta ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para manifestar solidariedade e força para enfrentar o tumor na laringe, diagnosticado no final de semana.

"A militância do MST e dos movimentos sociais que integram a Via Campesina, assim como a grande maioria do povo brasileiro, estamos chocados com a notícia de sua enfermidade", afirma a carta, assinada por João Pedro Stedile e João Paulo Rodrigues, da Coordenação Nacional do MST.

Código Florestal e o princípio da imprecaução


 

Por Dal Marcondes
Da Carta Capital


O Senado Federal vai votar nos próximos dias um projeto que pode mudar de forma definitiva o mapa florestal brasileiro, em função de interesses que em mais de um ano de discussões na Câmara e, agora, no Senado, não ficam claros para a maioria da sociedade.

Dilma e 12 governadores eleitos prometeram erradicar o trabalho escravo

. . . . . . . . . . . . . . . . . . Do Blog do Sakamoto A presidente eleita Dilma Roussef e os 12 governadores eleitos dos estados de Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, São Paulo e Sergipe assinaram a Carta-Compromisso contra o Trabalho Escravo durante o período de campanha eleitoral.

Novo governo tem condições de avançar na reforma agrária

Da Agência Brasil O líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, disse acreditar que o governo de Dilma Rousseff terá mais condições políticas do que teve a administração atual de fazer a reforma agrária avançar e de atender a outras demandas do setor. “O Lula ganhou as eleições em um quadro de composição de forças muito adversas. Agora, eu acho que há uma composição de forças mais favorável a um programa de centro-esquerda”, ressaltou Stédile em entrevista à Agência Brasil e à TV Brasil.

Estrangeiros compram 22 campos de futebol por hora

Da Folha de S. Paulo Empresas e pessoas de outros países compram o equivalente a 22 campos de futebol em terras no Brasil a cada uma hora. Em dois anos e meio, os estrangeiros adquiriram 1.152 imóveis, num total de 515,1 mil hectares. A Folha comparou registros mais recentes feitos entre novembro de 2007 e maio de 2010 pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), que leva em conta as aquisições de pessoas e empresas de outros países.

Por um novo modelo no sistema das comunicações

Por Laurindo Lalo Leal Filho Na Carta Maior A vitória de Dilma Roussef é um recado da sociedade às forças conservadoras que tentaram, por vários meios, impedir que isso acontecesse. Entre eles destaque-se os meios de comunicação, transformados em partido político, sem base social mas ainda com grande poder persuasivo.