MST 40 anos
MST é homenageado na câmara municipal em Goianá (MG)
Por Setor de comunicação MST em MG
Da Página do MST
Durante ato de filiação da vereadora Aline Flausino ao Partido dos Trabalhadores (PT) na última quarta-feira (03), em Goianá-MG, a mesma aproveitou a oportunidade e realizou uma moção de aplausos ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
“Solicitamos a todos os nobres edis desta casa que reconhecessem a luta do Movimento Sem Terra nesses 40 anos. Desde 1984 que o MST é o maior movimento organizado da América Latina, sempre lutando por justiça e igualdade social”, disse Aline.
A vereadora salienta ainda a importância do Movimento para o progresso e economia do município. “Aqui dentro do nosso município são 14 anos, e a gente sabe de todo o desenvolvimento que foi trago para dentro de Goianá com as famílias chegando, com a recuperação de vários comércios que aqui iriam até fechar e o Movimento conseguiu trazer esse desenvolvimento ao município, a gente não podia deixar de reconhecer”
Carolina Rodrigues, da direção estadual do MST, reforça a importância do movimento na defesa dos bens comuns e na luta por acesso a melhores condições de vida do povo brasileiro, que perpassa não só com acesso à terra, mas também, cultura, saúde, infraestrutura, educação, entre outros.
“Para nós, o Movimento não é qualquer coisa, nós queremos uma terra boa para trabalhar nela, para recuperar ela. Temos o nosso Plano Nacional [Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis], e estamos nessa tarefa de recuperar essa riqueza de água que tem na região, de pensar a terra numa relação mais harmoniosa a partir dos princípios da agroecologia. Nós temos muita terra na região e precisamos dividir para quem quer trabalhar nela.”
Estiveram presentes no ato a deputada federal Ana Pimentel (PT), representantes dos mandatos do estadual Betão (PT) e Leninha (PT), vereadores e pré candidatos da região, além dos assentados e comunidade local que apoia a candidata e aqueles que reconhecem o papel que a reforma agrária cumpre perante a sociedade e desenvolvimento do município.
Durante sua fala, a deputada federal Ana Pimentel (PT) reforçou a importância da data de filiação da vereadora no atual contexto e a relação com o movimento na defesa de direitos de todo o povo brasileiro. “É muito simbólico fazer o ato da Aline essa semana, a gente começou a segunda-feira (01) com a Marcha pela Democracia em Juiz de Fora, estamos completando essa semana 60 anos do golpe da ditadura Militar no Brasil […] O movimento MST e o Partido dos Trabalhadores, tem esse encontro na história defendendo a democracia, pois democracia é ter direito a terra, a comunicação, saúde, educação, a gente produz no campo, democracia é ter acesso a tudo que a gente produz em sociedade.”
O ato de filiação da vereadora Aline ao PT, única mulher negra atualmente que ocupa o cargo, e a seção em homenagem aos 40 anos do Movimento aconteceu na câmara municipal de Goianá, e traz inúmeros apontamentos sobre o novo modelo de sociedade que o Movimento constrói cotidianamente: por mais representatividade, paridade de gênero, qualidade de vida e desenvolvimento.
Seguiremos em Luta, por acesso à Terra, Reforma Agrária Popular e por um novo modelo de sociedade pautado na vida.