
Transição agroecológica avança na América Latina, aponta estudo com 527 famílias de sete países
Pesquisa mostra expansão de agroflorestas, força do trabalho coletivo e entraves como falta de mão de obra e mercado

Pesquisa mostra expansão de agroflorestas, força do trabalho coletivo e entraves como falta de mão de obra e mercado

Movimentos populares que participaram do G20 Social fizeram uma grande marcha na orla de Copacabana em protesto contra o genocídio da população palestina na Faixa de Gaza. Manifestantes também reivindicaram que o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, rompa relações com o Estado de Israel.

O Tribunal Popular – o imperialismo no banco dos réus condenou de forma simbólica, nesta sexta-feira (15), o imperialismo por quatro grandes crimes contra os povos do mundo. A atividade foi organizada de maneira autônoma pelos movimentos sociais presentes da Cúpula do G20, na capital fluminense.

Atividade acontece entre os dias 3 e 4 de dezembro, na Praça Alencastro, em Cuiabá

Equipes de futebol compostas por camponeses e camponesas participaram dos jogos da final da região norte da 1ª Copa da Reforma Agrária do Paraná. A competição reúne atletas de diversas comunidades rurais do estado.

Torneio reuniu equipes femininas e masculinas da região norte do estado; jogos finais do estado estão marcados para 2025

Reflexões sobre os desafios estruturais do mercado de trabalho brasileiro

Da plenária da Assembleia Legislativa do Paraná às telas do cinema, o projeto Marmitas da Terra vem ganhando espaço no debate do acesso a alimentação saudável, agroecologia e cozinhas comunitárias como soluções para o problema da fome no Brasil

Por Leandro Melito e Leonardo FernandesDo Brasil de Fato* Durante dos días, el Movimiento de los Trabajadores Rurales Sin Tierra (MST) se reunió en la región central de Río de Janeiro (RJ) para discutir las propuestas que serán trasladadas a…

As camponesas denunciam as violências do capitalismo, que afetam a vida de mulheres e meninas, atingidas pelo patriarcado, o racismo e a LGBTQI+fobia

Esta etapa promete aflorar reflexões políticas e sociais, mas também inspirar ações concretas na luta por uma sociedade mais justa

A Brigada é lançada em comemoração aos 40 anos do MST, onde participantes vivenciam a práxis militante

Manifestações pela Consciência Negra e contra o governo, neste sábado, estão confirmadas em mais de 100 cidades

Movimento denuncia o despejo ilegítimo de cerca de 200 famílias no Projeto de Assentamento Jatobá, localizado no limite dos municípios de Cantá e Caracaraí

Dossiê do Instituto Tricontinental aponta que, mesmo disfarçados de avanço, empresas e produtos perpetuam distorções

Em entrevista ao portal IHU-Unisinos, João Pedro Stedile analisa os resultados do 1º turno das eleições municipais no Brasil

Nota de pesar da Direção Nacional do MST pelo falecimento de Clovis de Castro, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores

O grão de bico promove uma alta sensação de bem-estar no organismo

Segundo a Lei Estadual 23.291/2019, de Minas Gerais, o alteamento depende de licenças prévias para ser realizado

Filhos de camponeses contribuirão com o desenvolvimento dos assentamentos da Reforma Agrária

O assentamento João Batista foi o primeiro passo para outras conquistas e territórios na região Nordeste paraense

A Feira, além da comercialização de produtos, contará com culinária da terra, debates sobre alimentação saudável, agroecologia e apresentações artísticas.

"O curso assume o desafio de fazer com que a educação no campo seja de fato efetivada dentro do espaço da universidade"

O objetivo do encontro foi fortalecer a identidade Sem Terra e avançar no enfrentamento ao agronegócio

Cerca de 500 pessoas participaram do ato em defesa de transformações profundas no país.

Justiça responsabiliza empresa por ação armada contra integrantes da Via Campesina, em 2007, que resultou no assassinato do trabalhador rural Keno e no ferimento de outros três camponeses.
Por Marco Damiani
Do Brasil 247
O quadro referencial do MST João Pedro Stédile acaba de chegar do Vaticano. Pela primeira vez na história da Igreja, oficialmente um papa avaliza uma grande reunião de movimentos populares. No caso, o encontro de uma centena de entidades, pensada e organizada pelos brasileiros do MST com seus colegas de luta pelo mundo. "O papa Francisco demonstra ter consciência das mudanças que precisam ser feitas", afirmou Stédile ao 247.


Da Terra de Direitos
Por Manuel Alves Filho
Do Jornal da Unicamp


Por Mayrá Silva
Da Página do MST
Fotos: Hildebrando Silva
Neste dia 10 de novembro de 2014, nós, organizações sociais, sindicatos, deputados, partidos políticos e igrejas presentes na cidade de Corumbá, em Goiás, prestamos solidariedade às mais de 3 mil famílias acampadas na ocupação Dom Tomás Balduíno e defendemos:
Da Página do MST
O glifosato, também conhecido como “mata-mato”, é o herbicida mais utilizado no Brasil e no mundo.
Comercializado pela Monsanto com o nome de Round Up, o agrotóxico mata praticamente todos os tipos de plantas, exceto as geneticamente modificadas para serem resistentes.


Da CPT


Por Marcio Zonta
Do Brasil de Fato
Um levantamento realizado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) de Marabá, junto à Justiça federal de Belém no Pará, aponta que tramitam 33 ações penais envolvendo terras públicas federais ocupadas por sem-terras no sul e sudeste paraense que poderiam ter desapropriação imediata.
Por Bruna Bernacchio
Do Outras Palavras
Mais de um ano depois de intenso trabalho conjunto do governo e organizações do campo, foi lançado em 17 de outubro o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, que apresenta medidas concretas a serem implementadas até o fim de 2015.


Da IHU On-Line
Passados 10 anos da entrada das sementes transgênicas no Brasil, alguns efeitos sociais e econômicos deste tipo de agricultura podem ser melhor visualizados. Dados indicam que há maior concentração no mercado de sementes, o que resulta em menor poder de escolha dos agricultores, sem contar que aumentou o uso de agrotóxicos, afinal as sementes geneticamente modificadas são mais resistentes a esses produtos químicos.
Por Luiz Carvalho
Da Rede Brasil Atual
Na sexta-feria (15), dia da Proclamação da República, a CUT e outras cerca de 100 entidades de movimentos sociais, lançaram no auditório da Universidade Católica de Brasília um plebiscito popular por uma constituinte exclusiva e soberana do sistema político.
Para as organizações, ao contrário do que ocorreu em 15 de novembro de 1889, é preciso construir uma estrutura política com base na ampliação da participação da sociedade. E isso não acontecerá se o processo ficar nas mãos do Congresso Nacional.


Por Rafael Soriano
Da Página do MST
Com a aproximação da 16ª Convenção das Partes (COP-16) e da 6ª Conferência das Partes – reunião das Partes do Protocolo de Kyoto (CMP-6), em Cancún, os debates sobre a mercantilização das condições de vida na terra voltam a tona.
Na oportunidade, serão apresentados para os países desenvolvidos e economias em transição os resultados de dois grupos de trabalho da Convenção-Marco da ONU para o clima (AWG-KP e AWG-LCA, que respectivamente tratam dos acordos baseados em Kyoto e dos acordos de cooperação a longo prazo).
Da CPT Nordeste
A violência do latifúndio ceifou mais uma vida no Estado da Paraíba. O trabalhador rural Jorge Aleixo da Cunha, 45 anos, foi assassinado na última sexta-feira, dia 12, nas proximidades da Fazenda Poço, onde era acampado, no município de Barra de São Miguel, PB.
O agricultor voltava pra casa quando foi surpreendido por duas pessoas em uma moto que o alvejaram. Segundo a perícia, o crime foi premeditado, pois não havia sinais de luta corporal ou roubo.
O MST organizou o 1º Encontro dos Assentados de São Paulo, entre 14 e 17 de novembro, para fazer um balanço da situação da áreas de Reforma Agrária, discutir as perspectivas da pequena agricultura e construir uma pauta de reivindições para o próximo governo. Participaram do encontro mais de 600 trabalhadores e trabalhadoras assentados, das 10 regionais do MST no estado de São Paulo. Abaixo, veja vídeo do encontro.
Do Valor Econômico
O parecer da Advocacia-Geral da União (AGU) que limita a compra de terras rurais por investidores estrangeiros e empresas com controle fora do país levou à suspensão de pelo menos R$ 6 bilhões em investimentos florestais no Brasil.
Por Maurício Thuswohl,
Da Rede Brasil Atual
Deixada momentaneamente de lado por conta das eleições presidenciais, a batalha política travada por ruralistas e ambientalistas acerca das mudanças no Código Florestal ressurge com força total.
Do GMWatch
A pesquisa sobre biotecnologia divulgada pelo Eurobarometer mostra que para o público europeu a comida transgênica não oferece benefícios, é insegura, injusta e preocupante.
De 1996 a 2010, os levantamentos realizados pelo Eurobarometer identificaram uma queda na tendência de apoio aos transgênicos na Europa, sendo que hoje são apenas 5% os que apoiam os fortemente.
Mesmo na Espanha, um dos países que mais defendem os transgênicos no continente e que cultiva milho GM comercialmente, em cinco anos caiu em 20% o apoio da população aos transgênicos.
Da Campanha por um Brasil Ecológico,
Livre de Transgênicos e Agrotóxicos
Depois do aval da CTNBio, agora foi a vez dos órgãos federais de registro de agrotóxicos autorizarem a aplicação de herbicidas sobre o milho transgênico.
O milho Liberty Link da Bayer foi aprovado pela CTNBio em 2007 contra manifestações formais do Ibama e da Anvisa, mas seu cultivo foi suspenso em julho passado pela Justiça a partir de ação da AS-PTA, Terra de Direitos, Idec e ANPA.
Do MAB
Neste sábado (21/11), os ameaçados pelas barragens do Vale do Ribeira se reúnem para comemorar os 20 anos de resistência do povo à construção de barragens. O Movimento dos Ameaçados por Barragem (MOAB) organiza a festa, à qual são esperadas centenas de pessoas.
Irmã Ângela, uma das lideranças do Vale, afirma: “Foram anos de muitas vitórias e também de muitos sofrimentos e derrotas. São anos que ficarão na história do Vale do Ribeira, onde a população resiste ao projeto de uma das maiores empresas do Brasil, a Companhia Brasileira de Alumínio”.
Na última terça-feira (17/11), o coordenador da CPT Sul do Pará, Frei Henri des Roziers, enviou carta à governadora do estado exigindo medidas contra a atuação criminosa de empresas de segurança e excessos cometidos por policiais. Leixa abaixo a carta:
Senhora Governadora,
Manifestamos a nossa grande preocupação a respeito dos acontecimentos na "Curva do S", no Município de Eldorado do Carajás, sexta feira 06 de novembro passado, que poderiam ter provocado uma nova tragédia entre a Polícia e os trabalhadores sem terras.
Este ano, nossa agenda traz como tema central “A Arte na América Latina na Luta dos Povos”.
Porém, infelizmente, conseguimos recursos financeiros para editar apenas uma pequena quantidade de exemplares. Para superar esse impasse, estamos promovendo uma pré-venda dos exemplares que a gráfica nos entregará no final deste mês de novembro.
Assim, esperamos obter os recursos necessários para uma nova reimpressão, imediatamente, e atender um número maior de pedidos e nossa militância que faz a luta pela Reforma Agrária.
Ajude a luta pela Reforma Agrária obtendo a Agenda MST 2010!
Por Via Campesina
O evidente descaso dos chefes de Estado dos países do G8 durante a Cúpula Mundial de Segurança Alimentar, realizada em Roma entre 16 e 18 de novembro, foi uma das causas principais do fracasso total desta cúpula. Não foram tomadas medidas concretas para erradicar a fome, deter a especulação sobre os alimentos ou frear a expansão dos agrocombustíveis. Não se adotou nenhum tipo de medida para evitar os efeitos devastadores da agricultura corporativa industrial ou para apoiar a produção camponesa e familiar.
Da Repórter Brasil
Mais de 1,5 milhão - das 5,2 milhões de propriedades rurais do país - utiliza agrotóxicos. Cerca de 56% dos que recorrem a produtos químicos na agricultura não seguem orientação técnica e aplicam o veneno sem nenhum tipo de segurança. Os dados integram o 10º Censo Agropecuário - 2006, divulgado em setembro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre outros apontamentos, a pesquisa confirma a manutenção da concentração fundiária associada ao processo de expansão do agronegócio.
Nesta sexta-feira (20/11), às 22h10, a TV Educativa do Paraná exibe mais uma edição do Programa Projeto Popular.
O programa desta semana debate a criminalização do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Participam da discussão o deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR) e Alfio Brandenburg, do setor de Sociologia Rural da Universidade Federal do Paraná.
A Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) recebeu o acervo de livros sobre Educação de Jeanete Beauchamp, falecida precocemente em setembro de 2009.
As organizações e movimentos sociais do Seminário Internacional “Agrocombustíveis como obstáculo à construção da Soberania Alimentar e Energética” entregam a carta final do encontro (leia abaixo) a representantes do governo federal na conferência oficial, nesta quarta-feira, às 16h, em São…
Nesta quinta-feira, dia 20 de novembro, quando completa quatro anos do Massacre de Felisburgo, será realizada entrevista coletiva na Assembléia Legislativa de Minas Gerais para denunciar que ainda não foi feita a justiça no que se refere ao caso. A…
Convidamos com satisfação e senso do dever diante de Andradina e região para a inauguração da primeira Loja de Produtos Agropecuários da COAPAR (Cooperativa de Produtos Agropecuários dos Assentados da Região Noroeste do Estado de São Paulo), à rua Floriano…
De 17 a 19 de novembro acontece em São Paulo o Seminário Internacional – Agrocombustíveis como obstáculo à construção da soberania alimentar e energética, organizado por entidades e movimentos sociais e ambientais do Brasil e do exterior. O evento, que…
Os assentamentos criados na Amazônia não representam uma reforma agrária, afirma o integrante da direção nacional do MST, João Pedro Stedile. "Os governos, seja estadual ou federal, estão aplicando a fórmula tão simples quanto medíocre de apenas distribuir terras públicas em projetos de colonização. Não há uma política efetiva nem planejamento", afirma.
Da Agência Petroleira de Notícias Depois de hoje, os empresários estrangeiros e nacionais que estão de olho no pré-sal brasileiro ganharam uma grande preocupação. Por volta das 13h desta terça-feira (18/11), os integrantes do comitê Rio do Fórum contra a…
Por Juliano Domingues,
da Radioagência NP
No dia 20 e novembro de 2004, 16 pistoleiros fortemente armados e encapuzados, incluindo o latifundiário Adriano Chafik Luedy, invadiram o acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), situado na fazenda Nova Alegria, localizada no município de Felisburgo, na região da Comarca do Jequitinhonha (MG), e que já estava ocupada desde 2002 por um total 200 famílias.
Ano V – nº 145 – segunda-feira, 19 de novembro de 2007. Estimado amigo e amiga do MST, Neste Letraviva queremos compartilhar com você a posição da Via Campesina Internacional, movimento do qual faz parte o Movimento dos Trabalhadores Rurais…
No dia 1° de novembro, o trabalhador rural do MST Cirilo de Oliveira Neto, 52 anos, assentado em Nova Esperança, foi assassinado na antiga Fazenda São João, localizada em na rodovia RN-013, que liga Mossoró a Baraúna, no Rio Grande…
As 200 famílias que ocupavam desde a manhã desta segunda-feira, dia 19, a rodovia BR-408 no município de Paudalho, na Zona da Mata Sul do estado de Pernambuco, desocuparam a rodovia e saíram em marcha para ocupar o Engenho Planalto.…
O pensador marxista István Mészáros recebeu uma homenagem do MST em visita à Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), no último domingo, dia 18. Na Escola, que fica Guararema, no interior de São Paulo, Mészáros plantou uma árvore de mogno para…
Por Ricardo Antunes* O filósofo marxista István Mészáros é um autor referencial para tantos que lutam contra a lógica destrutiva que preside o mundo contemporâneo. Aluno e colaborador direto do filósofo húngaro G. Lukács, com quem trabalhou diretamente na Universidade…
As três marchas do Movimento Sem Terra, que percorriam o Rio Grande do Sul nos últimos dois meses, com o intuito de chegar à Fazenda Guerra, em Coqueiros do Sul, a fim de pressionar o Governo Federal e o Governo…
A produção agroecológica dos assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), estão abastecendo entidades filantrópicas e carentes, que atendem populações de baixa renda. Um exemplo disso é a experiência de 32 famílias que moram no assentamento Contestado, localizado…
Juliano Domingues, da Radioagência NP Na última quarta-feira, dia 14, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) lançaram o primeiro edital para exploração comercial de madeira em uma floresta pública na Amazônia. A área concedida…
Informativos – Últimas do MST Encerrado julgamento de Carajás: 145 são absolvidos 19/11/2004 O Tribunal de Justiça do Pará, em sessão de julgamento das apelações referentes ao processo do Massacre de Eldorado de Carajás, manteve as decisões do Tribunal do…
Informativos – Últimas do MST Para Gilmar Mauro, luta é contra modelo econômico 19/11/2004 Por Luís Brasilino Fonte: Correio da Cidadania Como o MST avaliou a jornada de lutas realizada em abril? Gilmar Mauro: De forma muito positiva. Essa foi…
Informativos – Últimas do MST “Eu acredito no povão do Brasil, não em suas elites”, diz Lessa após sua demissão do BNDES 19/11/2004 Carlos Lessa, ex-presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES), demitido ontem, discursou hoje a cerca de…
Informativos – Últimas do MST Eldorado dos Carajás: manifestantes fazem vigília em frente ao Tribunal de Justiça do Pará 19/11/2004 O julgamento do Massacre de Eldorado de Carajás teve início hoje às 10h00 na 2ª Câmara Criminal do Tribunal de…