Stédile recebe homenagem da Câmara Municipal de Macaé

A homenagem foi feita quase um ano após Stédile ser ameaçado de morte nas redes sociais por funcionário aposentado da Guarda Municipal da cidade.

 

Da Página do MST 

 

João Pedro Stédile, membro da coordenação nacional do MST, recebeu da Câmara Municipal de Macaé, no estado do Rio de Janeiro, o diploma de Mérito Político pelos relevantes serviços prestados à cidade. A solenidade foi presidida pelo vereador do Partido dos Trabalhadores (PT), Marcel Silvano.

A homenagem foi feita quase um ano após Stédile ser ameaçado de morte nas redes sociais.  

Na época, em março de 2015, uma imagem que circulou no Facebook a partir da conta de um subcoordenador da Guarda Municipal de Macaé, já aposentado pela instituição -, colocava Stédile como um criminoso procurado pela polícia e referia-se a ele como “Inimigo da Pátria”. 

O “cartaz” oferecia uma “recompensa” de R$ 10 mil por Stédile “vivo ou morto”. O MST protocolou na Polícia Federal e no Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro, um pedido para que a campanha fosse investigada e os responsáveis punidos. 

Os advogados do Movimento pediram aos dois órgãos que os responsáveis fossem indiciados criminalmente, bem como os autores do cartaz e também as pessoas que compartilharam a imagem, cerca de duas mil. 

Na ocasião, o MST afirmou que o cartaz fazia parte de uma campanha de ódio promovido por setores da sociedade contra os movimentos populares.