Sem Terra realizam atividades pelos 20 Anos do Massacre de Eldorado dos Carajás

MST realiza atividades que marcam a luta pela reforma agrária, a impunidade e denúncia da violência contra os trabalhadores e trabalhadoras rurais

Por Viviane Brigida
Da Página do MST

No contexto de crise política, social e ambiental vivenciadas pela sociedade e os recentes acontecimentos em torno a questão agrária e conflitos no campo, como o caso do assassinato dos Sem Terra no estado do Paraná, sul do Brasil, o MST realiza atividades que marcam a luta pela reforma agrária, a impunidade e denúncia da violência contra os trabalhadores e trabalhadoras rurais.

Em memória e justiça aos mártires da luta pela terra, assassinados na curva do “S” em Eldorado dos Carajás, em 17 de abril de 1996, que se tornou um marco para a luta camponesa em todo o mundo, serão realizadas atividades no estado do Pará e em todo Brasil.

Violência e Impunidade no campo

No Pará, entre os dias 10 a 17 de abril, acontece o Acampamento Nacional da juventude Sem Terra. São esperados cerca de 500 jovens para lembrar as vítimas de Eldorado e homenageá-las, dentre elas, Oziel Alves Pereira, de 17 anos, jovem que foi assassinado na curva do “S” naquele 17 de abril de 1996 e se tornou um símbolo para militância Sem Terra.

Os jovens do acampamento terão palestras sobre violência, situação da juventude no campo, saúde, sexualidade; oficinas de teatro, dança, pintura, percussão, vídeos; visita ao cemitério de Curionópolis onde as vítimas do massacre foram enterrados; além do ato em comemoração aos 18 anos do Programa Nacional de educação na Reforma Agrária (PRONERA).

 

OKOKKO.jpg

Em Marabá, será realizada a Conferência Internacional da Reforma Agrária, nos dias 13 a 17. O evento organizado pela Via Campesina contará com a participação de representantes e lideranças de movimentos camponeses dos cinco continentes do mundo. Eles vão discutir temas sobre o projeto do capital, agronegócio, questão mineral, meio ambiente, entre outros.

No encontro será lançado o caderno de conflitos no campo, organizado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Além disso, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) em parceria com o MST realiza a semana camponesa com debates para os estudantes e aberto ao público. O espaço conta com a exibição de vídeos e exposição fotográficas sobre a realidade no campo.

Ações Unitárias e em defesa da democracia

Na capital, Belém, será realizado o acampamento com cerca de 400 camponeses e camponesas.

Organizado no centro da cidade, a atividade contará com um ato de memória às vítimas de Eldorado dos Carajás, além de pautar audiências com órgãos públicos, bem como ações junto a outros setores populares em defesa da democracia, organizadas em conjunto com a Frente Brasil Popular (FBP).

Já a Universidade Federal do Pará (UFPA), receberá a 1ª Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária.