“Um educador popular que sempre esteve na troca cotidiana com a classe trabalhadora”

Em nota, MST lamenta falecimento do filósofo Jean Pierre Leroy e lembra que ele sempre foi firme ao princípios libertadores da humanidade.

 

Da Página do MST 

“Tuas palavras tem classe e natureza”, nos lembra Charles Trocate em um poema que homenageia o filósofo francês Jean Pierre Leroy, que veio a falecer na manhã desta quinta-feira (10). 

O MST lamenta seu falecimento e solidariza-se com familiares e amigos. A nota que também o homenageia, afirma que Jean sempre foi firme ao princípios libertadores da humanidade. “Sempre nos enchia com o seu otimismo e esperança, presente em toda sua vida, até mesmo neste período de mais dificuldade devido a sua doença, se mostrou comprometido, firme aos princípios libertadores da humanidade”, salienta. 

Filósofo Francês, militante e intelectual, educador popular e lutador das questões Ambientais, da Reforma Agrária, da agroecologia e das mais diversas lutas por direitos. Essas qualidades de Jean possibilitaram uma aproximação com o Movimento. 

Em 2011, Jean esteve na Escola Nacional Florestan Fernandes e gravou um vídeo de apoio ao MST. Assista seu depoimento. 

 

Já em 2014, mesmo impossibilitado de estar presente no 6° Congresso Nacional do MST, o ambientalista envio uma mensagem saudando o Movimento por 30 anos e parabenizar pela realização do 6° Congresso. os caminhos percorridos e o futuro do MST 

Confira abaixo a nota do MST. 

NOTA DO MST EM HOMENAGEM A JEAN PIERRE LEROY

Nestes tempos de angústia e de dúvidas sobre o futuro da Humanidade,
não podemos deixar aos donos do poder político e econômico a tarefa de
traçar o nosso destino. O caminho entre o possível e a utopia é o espaço
no qual os cidadãos do mundo podem e devem agir.
(Jean Pierre Leroy)

“…Há os que lutam toda a vida estes são imprescindíveis”. Esta frase de Bertold Brecht cabe muito bem ao nosso camarada Jean Pierre Leroy; Filósofo Francês, militante e intelectual histórico comprometido de coração e mente, lutador das questões Ambientais, da Reforma Agrária, da agroecologia e das mais diversas lutas por direitos. Um educador popular que sempre esteve na troca cotidiana com a classe trabalhadora tanto do campo como da cidade.

Vivemos um processo de expansão cada vez mais impactante do agronegócio e das matizes dos latifúndios monocultores no país. Jean defendia os direitos dos territórios camponeses e comunidades tradicionais, bem como a resistência aos processos de desterritorialização que em nossa sociedade, realizadas pela política de crescimento econômico do modo de produção capitalista, através de empresas transnacionais, respaldadas pelos interesses do estado.

Não sabemos ao certo o dia e hora que se realizou a aproximação do Jean Pierre com o MST, mas esta parece ser aquelas relações que acontece muito antes de existir, tanto o MST como o próprio Jean. 

Sempre nos enchia com o seu otimismo e esperança, presente em toda sua vida, até mesmo neste período de mais dificuldade devido a sua doença, se mostrou comprometido, firme aos princípios libertadores da humanidade. 

É com esse espírito de luta e resistência que o MST lamenta o falecimento de Jean Pierre e solidariza-se com toda a sua família, parentes, amigos/as, aos companheiros/as da FASE. Certamente seu legado seguirá vivo no pensamento, nas ações e lutas de todo Sem Terra, Camponês, Quilombola, Indígena, e de toda classe trabalhadora deste mundo. Reafirmamos que estaremos juntos na continuidade da luta de nosso querido Jean e de todos/as lutadores e lutadas do povo. 

Direção Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
São Paulo, 10 de Novembro de 2016 

Sol em Primavera.

JEAN PIERRE

Que este teu nome seja assim,
Começo em tudo.

(Não sei
Se choro
Ou se me faço violino
Comovido)

Tuas palavras
Tem classe e natureza
Quem leu teu olhos

Sabem
que se fez de outras gramáticas
Até ser este homem
Batizando a árvore e suas (pessoas)

Eu mesmo te li (na Amazônia)
E fiquei Alegre
No dia que apertei
A tua mão

Já era início de outra conversa
E agora sabemos um do outro

E sei que um dia a multidão saberá te explicar
Para ti (que chegou a pouco em notícia de morte)

Tudo sol.
Sol em primavera!

Charles Trocate 
(10/11/2016 – Santa Quitéria/CE – Encontro Estadual do MAM)