Instituto Federal de Santa Catarina recebe atividades da Juventude Sem Terra

Durante os dias 7 e 8 de julho foram realizados o I Seminário das Escolas de Ensino Médio das áreas de Reforma Agrária, a Jornada Cultural da Juventude, o V Festival da Canção e a Aula inaugural da especialização em Educação do Campo.

2017-07-07 - ab luz - jornada cultural - seminario de medio - aula inaugural ed campo (21).JPG

 

Por Juliana Adriano
Da Página do MST

 

A energia da juventude dos assentamentos inundou o Instituto Federal Catarinense – Campus Avançado Abelardo Luz – durante os dias 7 e 8 de julho. Nestes dias, foram realizados o I Seminário das Escolas de Ensino Médio das áreas de Assentamento da Reforma Agrária, a Jornada Cultural da Juventude, o V Festival da Canção e a Aula inaugural da especialização em Educação do Campo, oferecida pelo IFC.

O encontro dos estudantes teve como objetivo dialogar sobre o papel da juventude na atual conjuntura política de ataque às conquistas da classe trabalhadora, afetando fortemente a juventude. O debate sobre o projeto Escola Sem Partido e a Reforma do Ensino Médio buscou refletir sobre as implicações para as escolas do campo e as possíveis formas de enfrentamento das mesmas. E a Jornada da Juventude socializou os resultados do projeto Residência Agrária Jovem, que visou a formação de agentes culturais.

 

2017-07-08 - ab luz - jornada cultural - seminario de medio - aula inaugural ed campo (13).JPG

No Brasil, somente dois Institutos Federais estão localizados em áreas de Reforma Agrária. Um deles é sediado no Assentamento José Maria, em Abelardo Luz/SC. Oferece curso técnico em Agroecologia, especialização em Educação do Campo e diversos cursos de formação continuada. Agroecologia e Educação do Campo são duas áreas com forte demanda em toda região de assentamentos em Santa Catarina.

Neste sentido, as atividades realizadas nos dois dias reforçam a necessidade da existência do IFC para os moradores das áreas de assentamento, sobretudo para a juventude do campo, que busca acessar os mesmos direitos que os demais jovens, lutando por um mundo justo.

 

*Editado por Leonardo Fernandes