Do Pará, Sem Terra trazem diversidade de produção para a Feira Nacional em São Paulo

Os paraenses levarão para Feira os pratos típicos da região, além de uma variedade de frutas, licores e polpas.

IMG-20180427-WA0098.jpg

 

Por Viviane Brígida
Da Página do MST

 

Diretamente da agrobiodiversidade da Amazônia para 3ª Feira Nacional da Reforma Agrária, os produtos vindos do Pará, dos camponeses e camponesas do MST estarão em São Paulo em mais uma atividade que reúne centenas de Sem Terra de todas as partes do Brasil.
 

Uma oportunidade de comercialização da produção agroecológica na maior cidade da América Latina que poderá consumir e adquirir diretamente das mãos de produtores, camponeses e camponesas que produzem alimentos saudáveis no território amazônico e que irão se somar aos milhares de alimentos do povo brasileiro.
 

Os paraenses levarão para Feira os pratos típicos da região como pato no tucupí, tacacá, maniçoba e o peixe frito com açaí. Além das saborosas frutas de cupuaçu, taperebá, graviola, tucumã, uxi, pupunha, bacuri e mais de uma tonelada de polpas de frutas regionais, além da farinha de mandioca, bombons e licores.
 

As camponesas da Amacampo – Coletivo de Mulheres de Produção Camponesa, organizadas nos assentamentos Mártires de Abril, Paulo Fonteles e Elisabeth Texeira, participarão da Feira levando seus produtos. Participantes desde a primeira edição da Feira Nacional, as camponesas dizem que é gratificante representar os Sem Terra do Pará na atividade.  
 

“Levaremos nossa culinária da terra e nossos produtos tão apreciados durante os eventos”, conta alegre Dona Vanda, integrante do Amacampo e coordenadora do assentamento Mártires de Abril. 
 

A Amacampo é um exemplo de organização das mulheres que produzem na matriz agroecológica e fabricam seus produtos de forma artesanal. “Produzimos licores, fitoterápicos, sabonetes, bombons, entre outros produtos, tudo de forma coletiva e feito pelas nossas mãos. Além da preparo da nossa comida regional que sempre vendemos durantes nossa feiras”, comenta Vanda. 
 

Toda a produção é fruto da experiência agroecológica desenvolvida no assentamento, especialmente pelas mulheres. O assentamento Mártires de Abril que, no próximo dia 03 de maio, completará 19 anos de resistência, estará com sua representação na feira nacional. Os lotes agroecológicos das famílias já se tornaram uma referência para o movimento como o LAPO (Lote Agroecológico de Produção Orgânica) que é bastante conhecido na região.
 

O LAPO foi o primeiro lote agroecológico do assentamento que junto a outras experiências no estado, estimula o desenvolvimento das famílias com a agroecologia, como também outros espaços cada vez mais fortalecidos na produção de alimentos saudáveis, sem uso de veneno. 
 

A 3ª Feira Nacional contará com os produtos de famílias Sem Terra de todas as regiões do estado do Pará, como as camponesas e camponeses do assentamento Palmares II, localizado no município de Parauapebas, que também estarão com os seus produtos no Parque da Asa Branca, em São Paulo.
 

*Editado por Gustavo Marinho