Sem Terra comemoram dois anos do espaço de comercialização Terra Crioula no RJ

O local que hoje, completa 2 anos de funcionamento no centro da capital do Rio de Janeiro, surgiu como alternativa para comercializar a produção Agroecológica dos acampamentos e assentamentos da Reforma Agraria Popular.

 

TerraCrioula_ColetivodeMST-RJ001.jpg
Aniversario de dois Espaço de Comercialização Terra Crioula. Foto: Coletivo de Comunicação MST-RJ 

Por Coletivo de Comunicação MST-RJ
Da Página do MST 

Em diálogo direto com a sociedade  o espaço de comercialização Terra Crioula cumpre dois anos de resistência ativa ao promover a organização da produção vinda das regionais do Movimento no estado do Rio de Janeiro, organizar a Cesta da Reforma Agrária, a culinária da terra, a Feira Agroecológica, além de espaços de debate e atividades culturais.

Para celebrar a data comemorativa nestes dias 27 e 28 de agosto, o MST mobilizou os coletivos de produção e comercialização do Rio de Janeiro, como por exemplo os coletivos da regional norte fluminense no Assentamento Zumbi dos Palmares, o maior no estado com 513 famílias, o assentamento Dandara dos Palmares, com presença da produção de polpas do Coletivo de Juventude e a produção de fitoterápicos do Coletivo de Saúde Harmonia da Terra.

TerraCrioula_ColetivodeMST-RJ002.jpg
Foto: Coletivo de Comunicação MST-RJ 

E como é de costume, o sabor da terra não poderia faltar. O coletivo da Culinária da Terra em parceria com projeto de extensão Convivium da Gastronomia da UFRJ, surpreende com prato típico carioca camponês, onde juntou-se a tradicional feijoada com produtos agroecológicos sem veneno, o que gerou uma enorme expectativa no público presente que lotou o salão. Além disso, o famoso Bolinho de Aipim esteve entre os mais procurados. 

A socialização da cultura camponesa e das ocupações urbanas foi outro destaque na programação. 
Reforma Agrária também é música, poesia e muita alegria. A programação recheada de musicalidade do campo trouxe para o palco artistas populares, musica camponesa e das ocupações urbanas do Rio de Janeiro, fazendo integração campo-cidade. Nesta terça-feira, houve apresentação de Morena Rosa, moradora da Ocupação Vito Giannotti, e fechando nossa programação cultural o grupo Trio da Terra. 

A programação ainda contou com um Ato Político onde as/os Sem Terra reafirmam o espaço Terra Crioula como um local de importante diálogo com a sociedade e a comercialização da produção agroecológica. Além disso, lembramos a recente partida física da companheira Alcione Stelet da Silva, Assentada no Dandara dos Palmares e filha da Dona Neli, duas grandes lutadoras do MST-RJ que partiram mais que deixaram um enorme legado no coletivo de saudê e no percusso da luta pela terra.

*Editado por Iris Pacheco