Dia internacional do livro infantil

Aproveitando a data, nós preparamos uma lista de livros para despertar o amor pela leitura nos pequenos.

Da Página do MST

Hoje, de 2 de abril, é o Dia Internacional do Livro Infantil. A data é uma homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, um dos principais nomes da literatura mundial.

Aproveitando a data, nós preparamos uma lista de livros Infanto Juvenis disponíveis na Editora e Livraria Expressão Popular para despertar o amor pela leitura nos pequenos.

Confira:

O Capital para crianças
O vovô Carlos é um barato! Sempre que vão visita-lo, seus netos pedem que ele conte uma história. Só que dessa vez ele vai contar uma história diferente. Nada de princesas ou dragões! A história de hoje aconteceu de verdade, não faz tanto tempo assim e continua se repetindo em muitos lugares do mundo… A história da luta dos trabalhadores.

O pé de meia e o guarda-chuva
O pé de meia e o guarda-chuva” conta a história de um pé de meia, que, ao se ver perdido do seu par, tem um encontro com um guarda-chuva, também esquecido. Este encontro transforma o destino dos dois.  O livro conta com ilustrações do premiado Walther Moreira Santos e é o sétimo livro infantil de Henrique Rodrigues, que também publicou livros juvenis, de poesia e romance.

Ou isto ou aquilo
Cantigas de ninar, cantigas de roda, parlendas, trava-línguas e adivinhas originários do folclore são formas de expressão muito próximas do mundo da criança e com efeitos estéticos bastante sugestivos, criativos e lúdicos. 

Iemanjá
“O que existe do lado de lá, bem depois da linha branca, onde o céu encontra o mar?” Essa pergunta várias vezes evocada pela brasileirinha Marina, filha de pescadores e tataraneta de africanos, dá início à narrativa do mito de Iemanjá, a divindade mais popular da cultura e das religiões afro-brasileiras. Por meio de versos e imagens em xilogravura, Marlene Crespo envolve as crianças na magia e no humanismo nesse episódio da mulher ancestral africana.

Não se pode morar nos olhos de um gato
Após o naufrágio de um navio negreiro clandestino, oito vidas se encontram na areia de uma praia intermitente, que só existe na maré baixa, cercada de rochedos: um capataz, um escravo, um criado, um padre, um estudante, um bebê, uma fidalga e sua filha.

Meninos e meninas na escola – um encontro possível?
Este livro levanta algumas questões sobre a igualdade e a desigualdade dos papéis de gênero na escola, analisando as interações entre meninos e meninas na Educação Infantil.

Historia do menino que lia o mundo
Esta História do menino que lia o mundo conta a vida de um grande homem que não deixou de ver o mundo com os olhos esperançosos de um menino. Paulo Freire, um dos mais notáveis pensadores da pedagogia mundial, teve uma infância pobre, tendo que conviver até mesmo com o sofrimento da fome. 

Imaginação e criação na infância
Nesta publicação, o autor apresenta de forma simples e direta os resultados de vários anos de pesquisa sobre dois aspectos muito importantes da educação emancipadora.

*Editado por Maura Silva