Sede da Rede de Bibliotecas Populares será lançada no Armazém do Campo Recife

Sarau literário e Samba Solidário compõem a programação do lançamento, marcado para abrir a semana que comemora o Dia Nacional do Livro
Foto: acervo Armazém do Campo em Recife, 2019

Por Lays Furtado
Da Página do MST

O lançamento da Rede de Bibliotecas Populares será neste sábado (24)  às 11h no Armazém do Campo Recife. O evento terá ato de abertura contando com a fala de convidadas(o) representantes de movimentos, instituições parceiras, educadoras(es) e escritoras(es). E marca a abertura da semana do Dia Nacional do Livro (29).

Durante o lançamento haverá também um Sarau Literário aberto aos participantes. Todas(os) serão bem-vindas(os) para participar e doar livros.

Com isso, o Armazém do Campo Recife sediará a Rede de Bibliotecas Populares, onde funcionará a Biblioteca Popular Paulo Freire, em homenagem a aproximação do centenário do grande mestre educador que lia o mundo.

A editora Expressão Popular já doou centenas de livros que abastecerão as Bibliotecas Populares. E uma leva de exemplares sobre a questão agrária já foi encaminhada para iniciar o acervo da Biblioteca Popular Paulo Freire.

Foto: acervo Armazém do Campo de Recife, 2019

Após o lançamento da sede da Rede de Biblioteca Populares, outras serão criadas e fomentadas nos territórios onde atuam Agentes Populares da campanha Mãos Solidárias e Periferia Viva, na região metropolitana do Recife.

A primeira comunidade a receber o fomento em doações de livros é de Comportas, Jaboatão dos Guararapes – no Espaço Heleno Veríssimo, onde já funciona um Banco Popular de Alimentos e formações de Agentes Populares de Saúde. Em seguida, a segunda Biblioteca deve ser criada em Paulista, onde a comunidade já está se organizando para receber os livros e planejar atividades futuras.

O ato de lançamento e ponto de arrecadação de livros será feito no Armazém do Campo Recife:
Av. Martins de Barros, 230 Santana
Contato: (81) 9 9782 4997

Foto: acervo Armazém do Campo Recife, 2019

Samba Solidário

No mesmo dia, após o lançamento da Rede de bibliotecas Populares, haverá o Samba Solidário, a partir das 12h, no Armazém do Campo Recife. Evento em que o Armazém recebe amigas(os) e passará o “chapéu” como contribuição para a reabertura da casa.

A participação do grupo Leyde do Banjo e as Mari’s do Samba está garantida – parceiras do Samba da Classe Trabalhadora, que ocorria todos os sábado no Armazém antes da pandemia. Outro convidado confirmado é Jorge Riba, companheiro de longa data do nossos encontros no Armazém.

Além da programação cultural, o cardápio do dia será feijoada, e quem consumir os produtos da loja estarão também contribuindo para apoiar o Armazém nesse processo de reabertura. Será garantido o distanciamento entre as mesas e o álcool para mantermos os protocolos de segurança contra o contágio do covid-19.

*Editado por Ludmilla Balduino