Alerta

Campanha divulga dados alarmantes sobre remoções e despejos na pandemia

Os números são monitorados pela Despejo Zero por meio de denúncias e levantamentos
Despejo em Santa Catarina. Foto: Juliana Adriano

Da Página do MST

Pelo menos 14.300 famílias foram despejadas, no período de março/2020 a 06 de junho de 2021, em plena pandemia e atualmente quase 85 mil famílias estão ameaçadas de despejo. Esses dados alarmantes foram divulgados nesta semana pela Campanha Nacional Despejo Zero.

Os números, certamente subestimados, vêm sendo monitorados pela Despejo Zero por meio de denúncias e levantamentos feitos pelos movimentos sociais organizados, instituições ligadas ao tema e Defensorias Públicas de vários estados do país.

Nascida em uma conjuntura de crise sanitária, a Campanha tornou-se uma medida de urgente e de unidade entre os movimentos e organizações populares do campo e da cidade na luta contra as remoções e despejos.

Durante a pandemia da Covid-19, governos, judiciário e proprietários insistem em desabrigar famílias por todo o Brasil. São Sem Teto, Sem Terra e locatários que são removidos de suas moradias, muitas vezes com força policial. O isolamento social e a higienização constante são as medidas comprovadamente mais eficazes contra o avanço da pandemia, mas estas medidas são negadas a boa parte da população, que não tem garantido o direito à moradia digna, por exemplo.

Formada em junho de 2020, a Despejo Zero tem se tornado cada vez mais capilarizada. Tanto porque os números de ameaças e despejos coletivos não param de aumentar, como por conta de sua incidência política, que contribuiu diretamente para a suspensão de pelo menos 54 casos evitando que cerca de 7,5 mil famílias fossem despejadas.

Recentemente, os movimentos e organizações populares, que se articulam em torno da Campanha, tiveram uma vitória importante com a liminar do Ministro Barroso, que suspende durante 06 meses os despejos em ocupações realizadas antes de março de 2020. Paralelamente, tramita no Senado o Projeto de Lei 827/2020, que proíbe despejos na pandemia e prevê um marco temporal maior.

Confira a síntese dos dados:

*Editado por Fernanda Alcântara