Lutador

7 fatos sobre a vida do revolucionário brasileiro Carlos Marighella

Após o lançamento nos cinemas, no dia 6 de novembro o filme do Marighella será exibição em assentamento do MST, no Extremo Sul da Bahia
Carlos Marighella. Foto: Arquivo

Da Página do MST

“Não tive tempo para ter medo”, a frase é do revolucionário e guerrilheiro brasileiro, Carlos Marighella, considerado inimigo número 1 pela ditadura civil-militar no Brasil entre 1964 e 1985. No próximo dia 4 de novembro, data que marca os 52 anos do assassinato do revolucionário brasileiro que lutou contra dois regimes ditatoriais, também estreia nos cinemas de todo país o longa-metragem do diretor Wagner Moura sobre a vida e trajetória de luta de Marighella.

Após o lançamento nos cinemas, no dia 6 de novembro o filme Marighella será exibição no assentamento Jacy Rocha, no Extremo Sul da Bahia. O MST realizará uma programação especial em torno da sessão do filme, que será acompanhado por um ato político, com a participação do diretor do filme e parte do elenco, além de vários outros convidados especiais, e uma vasta programação em celebração ao legado de Marighella.

O filme foi baseando na biografia de “Marighella: O guerrilheiro que incendiou o mundo”, escrita pelo jornalista Mário Magalhães. E como parte da celebração, segue abaixo 7 fatos sobre a vida e luta de Marighella e o trailer oficial do filme:

1. Marighella é de origem baiana

Carlos Marighella nasceu na Bahia, na cidade de Salvador, no dia 5 de dezembro de 1911. Filho do imigrante italiano e anarquista Augusto Marighella com a baiana e ex-empregada doméstica Maria Rita do Nascimento, negra e filha livre de escravos.

2. Foi preso e torturado em dois regimes autoritários

Considerado o principal inimigo da ditadura civil-militar brasileira durante a década de 1960, o militante comunista Marighella atuou na luta contra o regime ditatorial brasileiro entre os anos de 1964 e 1985 e o regime autoritário do Estado Novo (1937-1945), de Getúlio Vargas.

Ao longo de sua vida Marighella foi preso quatro vezes, e espancado e torturado, a primeira prisão foi ainda na sua juventude na Bahia, após escrever um poema com críticas ao governo interventor Juracy Magalhães. Nas manifestações do 1º de maio de 1936, é preso pela segunda vez, sendo torturado e encarcerado por cerca de um ano, após ser libertado entra na clandestinidade. Em 1939, na ditadura do Estado Novo de Getúlio Vargas, Marighella torna-se preso político pela terceira vez, sendo solto em abril de 1945, com a anistia do Estado Novo (1937-1945), com demais presos políticos do regime.

Em 1964, Marighella foi perseguindo no centro do Rio de Janeiro por agentes da repressão, baleado, tentou resistir à prisão aos gritos de “abaixo a ditadura”. Foi solto em 1965.

Imagem: Arquivo

3. O militante foi deputado federal do PCB

Em 1934 Marighella abandou o curso de engenharia civil da Escola Politécnica da Bahia e passou a integrar o Partido Comunista Brasileiro (PCB). Em seguida, mudou-se para o Rio de Janeiro e durante sua militância e luta contra a ditadura de Getúlio Vargas, na década de 1940, foi eleito deputado federal constituinte pelo PCB baiano em 1946, mas após o presidente Eurico Gaspar Dutra colocar o PCB na ilegalidade, Marighella teve seu mandato cassado e passou a atuar novamente na clandestinidade. 

4. Fundou a ALN

Crítico à posição de conciliação adotada pelo PCB após o golpe, Marighella, que defendia a luta armada, entrou na disputa interna do partido e foi expulso. Em seguida, em 1967, com dissidentes do partido, o revolucionário criou o grupo armado da Ação Libertadora Nacional (ALN). Na sua visão, não havia saída senão a luta de guerrilha.

A organização se tornou conhecida nacionalmente após o sequestro do embaixador estadunidense Charles Elbrick e a tomada da antena da Rádio Nacional em Diadema (SP), em 15 de agosto de 1969, para a leitura de um manifesto contra a ditadura, escrito por Carlos Marighella.

Imagem: Reprodução Brasil de Fato

5. Um poeta revolucionário

Marighella foi poeta. Na juventude, arriscou-se a escrever os primeiros poemas, principalmente de sátira, em seus versos também denunciou o autoritarismo e a censura, enquanto participava de manifestações estudantis e se integrava ao PCB na Bahia.

Foi um poeta revolucionário, que amou seu País e lutou contra dois regimes ditatoriais para que o Brasil se tornasse democrático.

O País de Uma Nota Só

Não pretendo nada,
nem flores, louvores, triunfos.
nada de nada.
Somente um protesto,
uma brecha no muro,
e fazer ecoar,
com voz surda que seja,
e sem outro valor,
o que se esconde no peito,
no fundo da alma
de milhões de sufocados.
Algo por onde possa filtrar o pensamento,
a ideia que puseram no cárcere…”
(Carlos Marighella).

6. Escritor e agitador das ideias revolucionárias

Além de deputado federal, poeta e revolucionário da resistência armada contra a ditadura civil-militar no Brasil, Marighella ainda foi escritor. No PCB assumiu tarefas de produção gráfica, literatura e propaganda.

Em 1965, após sair da prisão, escreveu o livro “Porque resisti à prisão”, em que se posiciona politicamente frente à ditadura (1964-1985). Em 1969, escreveu o Mini-Manual do Guerrilheiro Urbano, em que defende que “a guerrilha urbana comprometida com a imprensa clandestina facilita enormemente a incorporação de um grande número de gente na batalha revolucionária, abrindo um trabalho permanente para aqueles que desejam trabalhar com a propaganda revolucionária.”

Marighella também criou a Rádio Libertadora. A emissora transmitia mensagens políticas chamando a população para resistir contra a ditadura e o imperialismo. Além de tocar músicas de protesto contra a ditadura.

7. Ajudou a preparar o deslocamento da ALN para o campo

Um pouco antes de sua morte, percebendo o cerco dos militares se fechando em torno do grupo da  ALN em São Paulo, o revolucionário já preparava a próxima etapa da luta, bem longe da capital paulista.

Marighella foi assassinado em 1969, a tiros em uma emboscada em São Paulo por militares da ditadura, aos 52 anos. A ALN continuou em atividade até o ano de 1974.

Confira o trailer e veja porque vale a pena conferir no filme!

“Esse filme não é só sobre aqueles que resistiram na ditadura militar, nos anos 60 e 70. Esse filme é sobre aqueles que estão resistindo agora no Brasil”, afirmou Wagner Moura na estreia, em Salvador.