Perfil

Produzir diversidade é a história de Analina

"É no meio das minhas plantas que me encontro diariamente, conversando e desabafando meus problemas, é uma terapia", conta Analina
Analina. Foto: Coletivo de Comunicação do MST na Bahia

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

Com o lema Terra, trabalho, direito de existir: Mulheres em Luta não vão sucumbir!, segue o ritmo na regional extremo sul do MST na Bahia na construção do especial de Mulheres Sem Terra, contando a história de mulheres que diariamente são protagonistas no Plano Nacional de Plantar Árvores e Produzir Alimentos Saudáveis nas áreas de assentamento e acampamento da reforma agrária na região.

Essa terceira história vem do pré-assentamento Merival Ferreira, localizado no município de Medeiros Netos/BA. Vamos contar a história de Analina Dias Lisboa, 66 anos, 7 filhos, 16 netos e 1 bisneto. Criou a família no distrito de Juracitaba, em Medeiros Neto-BA. Esposa do pescador Varnivaldo, mais conhecido como Vavá, que contribui com a coleta de sementes nativas para a produção das mudas.

É no meio das minhas plantas que me encontro diariamente, conversando e desabafando meus problemas, é uma terapia”
Analina

Analina chegou ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra na Bahia em 2013, através do trabalho de base. Desde sempre gosta da agricultura, principalmente do cultivo de mudas e plantas de todas as espécies, desde ornamentais, frutíferas e nativas. Trabalhou também na produção contínua de todo tipo de hortaliças e medicinais no seu quintal produtivo.

Analina. Foto: Coletivo de Comunicação do MST na Bahia

Sua relação de amor pela produção de mudas vem de muito tempo, mas foi altamente intensificada pelo Plano Nacional de plantação de árvores e alimentos saudáveis. Ela produz em seu quintal muitas espécies de árvores nativas (Pau-Brasil, Ipê, Jussara, Cajá de Brejo, Jatobá…), frutíferas (manga, acerola, laranja, pinha, abacate, jambo…) e ornamentais. O destino principal dessa produção de mudas é para o Plano Nacional, nas recuperações de APP’s, nascentes e reflorestamento dentro das áreas da Brigada Nelson Mandela no extremo sul, sendo de fundamental importância para o Plano.

Analina, assim como outras mulheres nos demonstram que a importância dos cuidados com a natureza, está relacionado diretamente ao nosso bem-estar mental e social.

*Editado por Fernanda Alcântara