Educação

Educadores da Reforma Agrária iniciam 9ª Turma de Pedagogia do MST

Início das atividades formativas da 9ª Turma do Curso de Pedagogia do MST contou com educadores e educadoras das áreas de Reforma Agrária
Curso Pedagogia. Foto: Comunicação do MST

Da Página do MST

No marco da celebração dos 40 anos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), na noite de 07 de janeiro (domingo) ocorreu a abertura da 9ª Turma do Curso Pedagogia do Movimento, na Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto (EPAAEB), assentamento Jaci Rocha, Prado – BA. O curso é realizado pelo Setor de Educação do MST no âmbito do Programa Escola da Terra na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A turma está composta por educadores e educadoras das áreas de reforma agrária de 13 Estados (BA, PE, CE, PI, RN, SC, PR, RS, MG, RJ, ES, SP e MT), totalizando 140 participantes.

A abertura do 9ª Turma de Pedagogia do Movimento contou com a participação da Prof.ª Dr.ª Clarice Aparecida dos Santos, gestora do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), Felipe Campelo da Coordenação da EPAAEB, Eliane Oliveira da Direção Nacional do MST e Valter de Jesus Leite da Direção Nacional do Setor de Educação do MST.

Clarice dos Santos observou a importância de processos formativos como este curso, e o valor do estudo cultivado pelo Movimento. “O MST é um dos poucos movimentos sociais que renova e amplia suas lideranças por meio da formação política e pedagógica”. Para Valter de Jesus Leite, o “curso desempenha um crucial papel formativo no que diz respeito à apropriação dos fundamentos e acúmulos teórico-práticos da Pedagogia do Movimento, combinado à projeção de educadores e educadoras que qualificam o trabalho educativo e a luta pela educação”. Já o Coordenador da EPAEEB, Felipe Campelo, destacou o papel da escola e a afirmação de uma pedagogia comprometida com o desenvolvimento territorial e a agroecologia.

Foto: Tuarekam

Eliane Oliveira enfatizou a dimensão formativa do curso, potencializada com a troca de saberes, vivências culturais e coletivas, elementos centrais do projeto de educação popular. Além disso, ela afirmou a importância de debater os desafios da educação nas áreas de assentamentos e acampamentos, considerando o contexto atual e os desafios da Reforma Agrária Popular e a relevância de o curso ser realizado na EPAAEB, inserida em território que resiste à ofensiva do agronegócio e das forças conservadoras na região.

O Curso é realizado desde 2011, tendo formado aproximadamente 800 educadores e educadoras, com turmas realizadas em todas as regiões do Brasil, passando pelos estados do Rio Grande do Sul, Pernambuco, Paraná, Mato Grosso, Espírito Santo, Distrito Federal, Pará e Piauí. Pela terceira vez no nordeste, a formação efetivada por meio da 9ª Turma do Curso Nacional de Pedagogia do Movimento ocorrerá entre 07 e 21 de janeiro de 2024 e visa abordar os seguintes temas:

Análise da conjuntura política e agrária e desafios do momento atual;
Análise da conjuntura educacional;
História do MST;
A financeirização e a lógica do capital financeiro na agricultura;
Impactos do Agronegócio no Nordeste e desafios atuais;
Reforma Agrária Popular;
Agroecologia, Cooperação e Educação;
Literatura e Escrevivências Sem Terra;
Pedagogia Socialista;
Psicologia Histórico-Cultural;
Educação Popular e Pedagogia do Oprimido;
Pedagogia do Movimento;
MST e Educação: Educação de Jovens e Adultos;
Infância no MST;
Escola de Educação Básica no MST;
Diversidade Sexual e de Gênero e desafios atuais;
e o Racismo estrutural e a urgência de uma educação antirracista.

O Programa Escola da Terra é uma ação vinculada à Coordenação Geral de Educação do Campo (CGEC), da Diretora de Políticas de Educação do Campo e Educação Escolar Indígena (DIPECEI), no âmbito da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC). E está colocada no movimento de retomada e afirmação da política pública de Educação do Campo.

Foto: Kabirosí / MST na Bahia

Na UFRB, o Programa Escola da Terra constitui-se a partir do Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo – Escola da Terra UFRB edição 2023, que pretende realizar formação continuada de professores e professoras que atuam nas escolas do campo de Ensino Fundamental, anos iniciais, no estado da Bahia tendo por foco a qualificação da práxis pedagógica de tais sujeitos, em nível Aperfeiçoamento, organizado em regime de alternância com carga horária total de 180 horas.

Nesta primeira edição na UFRB, o Programa Escola da Terra atenderá 220 cursistas na Turma de Formação de professores(as)/educadores(as) das áreas de reforma agrária, na articulação com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

*Editado por Fernanda Alcântara