Alfabetização

“Sim, Eu Posso” celebra formatura de 151 educandos e educandas em Porto Seguro, BA

Ao longo dos últimos 37 anos, MST na Bahia busca erradicar o analfabetismo nas áreas de Reforma Agrária, junto ao Governo de Estado
Campanha de Alfabetização em parceria entre o MST, Governo da Bahia e UNEB já alfabetizou mais de 3 mil pessoas no estado. Foto: Daniel Violal

Por Daniel Violal/Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

Aprender a ler e escrever ensina as pessoas que elas são capazes de se reinventar, pois a alfabetização vai além da leitura e da escrita, é uma realidade que se descortina, e um mundo novo que se abre para os nossos olhos.

O Ato de Encerramento e Formatura de 151 educandos e educandas da Reforma Agrária aconteceu no último domingo (14), na Escola Municipal Paulo Souto, no município de Porto Seguro, região do Extremo Sul da Bahia.

Nessa Campanha de Alfabetização, o MST, junto ao governo do estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) somaram forças e fizeram uma importante parceria, que obteve como resultado a alfabetização de mais de 3 mil pessoas na Bahia.

Para Eliane Oliveira, da direção nacional do MST-BA, o “Sim, Eu Posso!” é um método de alfabetização “revolucionário que tem uma ótica para além do alfabetizar, e entende que é necessário dar conta de entender as demandas sociais do alfabetizando.” Ela também explica, que a parceria entre o MST, UNEB e Secretaria de Educação é um tripé fundamental, e que juntos “poderá tirar a Bahia do mapa do Estado com o maior número de analfabetos”, afirma.

Fotos: Daniel Violal

O educando Ailton Santos Souza, que se formou nessa turma de alfabetização comemorou e falou sobre a oportunidade que somente agora ter conseguido acesso à educação. “Eu não fui à escola quando era criança, porque meu pai colocava a gente nos trabalhos da roça. E não foi só eu, meus dois irmãos passaram pelo mesmo”.

Já sabendo ler e escrever, Ailton afirma que hoje as coisas mudaram. “Consigo ler algumas palavras, inclusive as mensagens que meus filhos mandam para mim. Consigo também escrever meu nome. Me sinto livre. Sempre precisei de alguém para fazer essas coisas. Hoje não”.

A participar do Ato de Encerramento da Campanha de Alfabetização Sim, Eu Posso, Sintia Paula Carvalho, Coordenadora Política Pedagógica Estadual do MST na Bahia comenta que a luta agora se coloca em dar continuidade na alfabetização e erradicar o analfabetismo do Estado, a partir do compromisso entre a tríade (MST, SEC e UNEB). “Foi momento de celebração, pois um projeto dessa magnitude merece comemoração, festa e alegria, por que alfabetizamos mais de 150 estudantes no território de Porto Seguro, adentramos as periferias da cidade com dignidade, seriedade e compromisso com as identidades dos povos”, finalizou Carvalho.

Foto: Daniel Violal

Ao avaliar todo o processo de formação e estudo, a educadora Aline Carvalho Monteiro, pontua que o importante é chegar ao final e ver os educandos e educandas lendo e escrevendo seu próprio nome. “Não tem explicação, tenho apenas a certeza de que vale a pena estar numa sala de aula, aprender com esse novo olhar”.

O “Sim, Eu Posso” se soma a diversos outros projetos, que em conjunto com método pedagógico, que o MST vêm trabalhando no decorrer da história, têm fortalecido a luta contra o analfabetismo.

*Editado por Solange Engelmann