Dia Mundial da Água

Na Bahia, plantio de árvores marca a semana do Dia Mundial da Água

Com ações no Norte e no Extremo Sul do estado, as atividades potencializam o Plano Nacional “Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis”
Plantio de árvores no Norte da Bahia. Foto: MST na Bahia

Por Wesley Lima
Da Página do MST

Na semana do Dia Mundial da Água, comemorado na última sexta-feira (22/3), o Movimento Sem Terra na Bahia desenvolveu um conjunto de ações de plantio de árvores em duas grandes regiões do estado: Extremo Sul e Norte.

O plantio foi realizado por famílias assentadas e acampadas, com o objetivo de posicionar a luta em defesa do meio ambiente e da água, considerado um bem comum da natureza, com centralidade. Além disso, as famílias destacaram que a água é um direito de todos e, por isso, não pode ser considerada uma mercadoria.

No Norte do estado, o plantio de árvores aconteceu no município de Juazeiro, no acampamento Terra Nossa; no município de Ponto Novo, no acampamento Lúcia de Almeida; em Casa Nova, nos acampamentos Francisco da Silva e Renascer; e em Sento Sé, no assentamento Antônio Guilhermino.

Já no Extremo Sul, o plantio ocorreu após um momento de estudo prático sobre o manejo em Áreas de Preservação Permanente (APP), no assentamento Merival Ferreira, localizado em Medeiros Neto.

Ao todo, cerca de 500 pessoas se envolveram, direta ou indiretamente, nas atividades e foram plantadas 200 mudas de árvores nativas de cada região.

“A luta pela água tem sido uma pauta fundamental”

Naiara Santos, da direção estadual do MST na Bahia, explica que a luta pelo acesso à terra e à água são históricas no semiárido baiano. “A região do Norte da Bahia é semiárida e tem as suas especificidades e capacidade real de adaptação. Tem suas próprias metodologias de convivência, suas riquezas e potenciais. E a luta pela água tem sido uma pauta fundamental, de extrema importância e essencial para nós do Movimento Sem Terra naquela região.”

Ela conta que a muito tempo, a água, assim como a terra, tem sido privatizada e colocada nas mãos de empresários, “dos poderosos da região” e, até mesmo, de fora da região, através dos projetos de irrigação, que ela chama de “mini-transposição” do Rio São Francisco. Santos explica que essa transposição serve para atender o agronegócio e as empresas multinacionais, para potencializar o monocultivo da produção agrícola.

“Para nós, o plantio de árvores no Norte da Bahia, além de representar o cuidado com o meio ambiente e o nosso compromisso com a recuperação ambiental, é estratégico para avançar na resistência em defesa do acesso à água e contra o agronegócio”, defende Santos.

Após formação sobre o manejo nas APP, Sem Terra plantam árvores no Extremo Sul da Bahia. Foto: MST na Bahia

Plantar árvores

O plantio de árvores na semana do Dia Mundial da Água fazem parte das ações construídas pelo Plano Nacional “Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis”. O plano foi lançado em 2020 e tem o objetivo de plantar 100 milhões de árvores até 2030, recuperando áreas degradadas e construindo uma cultura política voltada ao cuidado dos bens comuns da natureza com as famílias Sem Terra acampadas e assentadas em todo o Brasil.

Confira o álbum de fotos com imagens do plantio de árvores no Dia Mundial da Água.

*Editado por João Carlos