Meio Ambiente

MST lança Rede de Viveiros da Reforma Agrária Popular para potencializar o plantio de árvores

100 viveiros populares alavancam mais uma etapa do Plano Nacional "Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis"
Viveiro Popular do Acampamento Kide, MST-SC. Foto: Juliana Adriano

Por Lays Furtado
Da Página do MST

Durante todo o mês de setembro, quando se comemora o Dia da Árvore (21), o MST desenvolveu atividades programadas em mais uma etapa de consolidação do plano: “Plantar Árvores e Produzir Alimentos Saudáveis”, adotado nas áreas de acampamento e assentamento. 

Com isso, a Rede de Viveiros Populares foi lançada em cem áreas da Reforma Agrária Popular. Existe uma diversidade grande em relação a capacidade produtiva dos viveiros. Alguns mais artesanais, que produzem mudas nos quintais familiares, outros são de médio porte com capacidade anual de 500 mil mudas por ano, com o objetivo de fortalecer o reflorestamento dos biomas nativos, presentes em todas as grandes regiões do país.

Dessa forma, o plantio de árvores pelos trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra tem se tornado um importante símbolo político na luta do Movimento, que aliado à produção de alimentos saudáveis é parte do cotidiano das famílias nos territórios comunitários, escolas, centros de formação, entre outros.

A coordenadora do plano nacional “Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis”, Bárbara Loureiro, ressalta alguns destes pontos. “Reconhecendo que são os camponeses e as camponesas os guardiões e guardiãs desses bens comuns, que são as nossas sementes, mudas, as árvores. Assim como são guardiões da biodiversidade: os povos indígenas, ribeirinhos, quilombolas, entre outras comunidades tradicionais”.

Portanto, o MST segue não somente no mês da árvore, mas enquanto marcha permanente,  acumulando em seu Programa de Reforma Agrária Popular, o enraizamento e a massificação de ações voltadas à produção e doação de mudas dos viveiros, coleta, cultivo e plantio de sementes, plantio de árvores, principalmente, na recuperação de áreas degradadas, em nascentes de águas, Sistemas Agroflorestais (SAF’s), e manejo de outros sistema produtivos em equilíbrio com a biodiversidade.

Plantio de árvores no assentamento Valmir Mota, MST no PR. Foto: Juliana Poroloniczak e Joelma Gomes

Para Tuira Tule, da coordenação estadual do MST, agricultora e assentada no Quilombo Campo Grande, em Minas Gerais, o Viveiro Popular também tem colaborado na produção do conhecimento: “O nosso Viveiro Popular Terra de Quilombo, a gente acredita que é essa força viva, esse polo aglutinador, que ajuda a gente na questão da formação, do conhecimento, das trocas das mudas, sementes, de ser um local de referência.”

Além das práticas sustentáveis aliadas ao plano nacional “Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis”, desenvolvido pelo Movimento, foi lançada também uma página com conteúdos especiais no site do MST, onde é possível acompanhar a trajetória de implementação do plano, lançado no ano passado, com o objetivo de plantar 100 milhões de árvores.

Também é possível conferir os conteúdos sobre o plano via matérias especiais, edição temática do Programa Comida de Verdade e por meio do podcast “Plantando Resistência”, disponível nas plataformas do Spotify, SoundCloud e no Google Podcast do MST, que acaba de ser lançado e tratá quinzenalmente experiências de “Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis” do povo Sem Terra por todo o Brasil.

*Editado por Fernanda Alcântara