Viveiros Populares

MST no RS inaugura viveiro de mudas de árvores na região norte do estado

A ação faz parte do Plano Nacional ‘Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis’
Viveiro da Reforma Agraria Popular Zecão. Foto: Marlon Fragas

Por Maiara Rauber
Da Página do MST 

Vamos reflorestar o Brasil. O Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra lançou em 2019 o Plano Nacional ‘Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis’, que tem o intuito de plantar 100 milhões de árvores em todo o país no período de 10 anos. No Rio Grande do Sul a meta é plantar 7 milhões de mudas. 

Para que seja possível a implementação desse plano os Sem Terra, gaúchos buscaram opções para a produção de viveiros de árvores. O primeiro a ser inaugurado será o Viveiro da Reforma Agrária Popular Zecão, localizado no Instituto Educar, no assentamento Nossa Senhora Aparecida (Antiga Fazenda Annoni), área 9, em Pontão, no dia 29 de outubro às 13 horas. A estimativa de produção anual é de 23 mil mudas.

O viveiro homenageia o bancário José Alberto Siqueira, Zecão, que sempre esteve comprometido com a classe trabalhadora, militou no PCdoB e ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores. Ele também foi um dos pilares na construção dos movimentos sociais do campo na região: MST, Movimento Sindical, Movimento dos Pequenos Agricultores, e organização da Comissão Pastoral da Terra.

Segundo Marlon Fragas, coordenador estadual do projeto, a organização desse viveiro é do MST com a gestão do Instituto Educar e a direção da regional do Movimento. “A criação desse plano tem objetivo de fomentar uma educação ambiental e ao mesmo tempo ajudar a regenerar a natureza que nos mantém vivos. E com isso, se faz presente a pauta da produção de alimentos através de modelos de produção mais sustentáveis, baseados na cooperação e cuidados com o bem comum”, explica o Sem Terra.  

Viveiro da Reforma Agrária Popular Zecão, no Instituto Educar, produz mudas de árvores nativas do Bioma Mata Atlântica. Foto: Marlon Rodrigues Fragas

Fragas complementa ao destacar o simbolismo que carrega a implementação do viveiro em terras gaúchas. “A produção das mudas nos dá o poder de escolher as espécies nativas que queremos e como vinculá- las ao sistema produtivo. Também representa o nosso compromisso quanto MST com a vida, não somente a nossa, mas a do planeta todo”, declara. Ele finaliza sua fala enfatizando que a Reforma Agrária Popular é um projeto para o campo e a cidade.

No dia da inauguração também terão atividades concomitantes como a comemoração dos 36 anos da ocupação da antiga Fazenda Annoni e uma homenagem ao centenário de Paulo Freire, educador do povo.  

Serviço

O que? Inauguração do Viveiro da Reforma Agrária Popular Zecão

Quem? Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Terra (MST)

Quando? 29 de Outubro, às 13 horas.

Onde? Instituto Educar, no Assentamento Nossa Senhora Aparecida, área 9, em Pontão

*Editado por Fernanda Alcântara