Educação e Agroecologia

5 Elementos sobre Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas

Confira a série que traz curiosidade do Dicionário de Agroecologia e Educação, com elementos importantes do verbete sobre a Saúde das Populações do Campo
Dicionário Agroecologia e Educação. Foto: Expressão Popular

Da Página do MST

Dicionário de Agroecologia e Educação, publicação realizada a partir de uma parceria entre o MST, a editora Expressão Popular e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio EPSJV/Fiocruz do Rio de Janeiro, reúne 106 verbetes, de 169 autores e tem o intuito de ampliar o conhecimento sobre a agroecologia nas escolas e institutos de ensino de todo o Brasil.

Os verbetes foram escritos por autores de 68 instituições diferentes, entre universidades públicas, institutos federais de educação, movimentos sociais e institutos de pesquisa.

Veja abaixo curiosidades importantes sobre o verbete de Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas, escrito Alexandre Pessoa Dias, engenheiro civil com ênfase em Engenharia Sanitária pela
Uerj e Doutor em Medicina Tropical pelo Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz (2017); e Fernando Ferreira Carneiro, biólogo, pesquisador da área de Saúde e Ambiente, Doutor em Epidemiologia pela UFMG e pós-doutor em Sociologia pelo CES (Universidade de Coimbra).

1. O que são as “Populações do Campo, da Floresta e das Águas”?

Vale do Rio Doce recebe curso de formação em agroflorestas
Foto: Acervo MST

O conceito de populações do campo, da floresta e das águas (PCFA) traz a riqueza da cartografia social de um país continental chamado Brasil. É uma elaboração popular, posteriormente institucionalizada, que expressa a luta desses povos contra diversas violações de direitos, dentre os quais o da saúde e suas determinações sociais. 

2. Saúde voltada às PCFA

Bahia Reflorestamento / Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Foto: Coletivo de Comunicação do MST na Bahia

Essa terminologia destaca que as práticas culturais, o modo de vida e de cuidados populares precisam ser cada vez mais reconhecidos e considerados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Suas potencialidades e desafios se dão a partir de um contexto de luta por políticas públicas, por seus territórios, pelo reconhecimento de seus modos de vida e pela necessidade da articulação política contra a mercantilização da vida.

3. Por que essas populações se diferenciam das demais?

Foto: Rafael Stedile

Os diversos estudos sobre as condições de saúde da PCFA evidenciam um perfil mais precário quando comparados aos da população urbana. No campo, ainda existem importantes limitações de acesso e qualidade nos serviços de saúde, bem como uma situação deficiente de saneamento ambiental. A categoria rural é abordada a partir da análise crítica e do aprofundamento trazido pelo conceito de ruralidade. Essas populações sofrem com as doenças negligenciadas acrescidas às doenças do desenvolvimento.

4. Quem (e o que) ameaça essa saúde?

FAO: pecuária causou 80% do desflorestamento no Brasil entre 1990-2005
Foto: Greenpeace/ Daniel Beltra

As doenças do desenvolvimento, tendo como força motriz o mercado e a sua divisão internacional do trabalho, também são produzidas no campo por grandes empreendimentos, com destaque para as commodities agrícolas e metálicas que geram diversos impactos à saúde ambiental e humana, comprometendo em grande escala as riquezas naturais e a biodiversidade do país.

5. Desafios

Foto: Rafael Stédile

O verbete apresenta também os desafios da saúde da PCFA, em especial na ampliação das ações que permita a melhoria das condições de vida e de trabalho, associados à promoção da agroecologia e das estratégias das reformas agrária e sanitária no Brasil.

O Verbete está localizado entre as página 676 e 682 do Dicionário. Boa leitura!

*Editado por Solange Engelmann

** Este texto faz parte de uma série sobre os verbetes do Dicionário de Agroecologia e Educação. Veja aqui outros verbetes como Agroecologia, Agrotóxicos e Educação em Agroecologia