Programa de Áudio

7 motivos para ouvir o Podcast Internacionalizemos a Luta!

No último dia 1 de julho o MST lançou o primeiro episódio do podcast “Internacionalizemos a Luta!”; confira!
Resistência de luta dos trabalhadores sem-terra no Brasil, no período da ditadura militar. Foto: MST

Da Página do MST

Sobre o tema da luta internacional dos trabalhadores e trabalhadoras no mundo, no último dia 1 de julho, o MST lançou o primeiro episódio do podcast “Internacionalizemos a Luta!”.

O objetivo é apresentar conteúdo em áudio para auxiliar os militantes do MST e a sociedade em geral a compreender o papel da luta de classes no mundo e ajudar a transformá-lo.

Confira 7 curiosidades sobre o programa e sua importância em ouvir e aprender mais sobre o assunto.

1 Por que ouvir o Podcast?

Porque discute o internacionalismo como tática, estratégia e princípio político na organização dos trabalhadores e das trabalhadoras no mundo.

2 Qual a contribuição do programa com a classe trabalhadora?

A partir do relato sobre o legado e os exemplos de experiências exitosas na organização e luta dos trabalhadores(as) em países pelo mundo, inspirando novos processos de luta da classe trabalhadora mundial.

3 Como o Podcast aborda a experiência internacionalista do MST?

A partir de um dos blocos fixos no programa, chamado de “Luta sem Fronteiras”, que traz presente a voz das Brigadas Internacionalistas do MST no Haiti, Palestina, Venezuela e Zâmbia.

4 Como o conteúdo do programa é organizado?

Cada mês sai um novo programa fresquinho, veiculado nas primeiras sextas de cada mês e organizado em 3 blocos fixos: “Os Povos na História”, com informações sobre a luta histórica dos trabalhadores e trabalhadoras no mundo; “Luta sem Fronteiras” e o bloco “Para entender o hoje”, que apresenta fatos importantes sobre a geopolítica mundial, a partir de uma perspectiva histórica.

5 Quais os temas apresentados no primeiro Podcast?

O primeiro episódio traz debates sobre o “Caribe: cultura, resistência e revolução”, com um resgate sobre o legado do Movimento 26 de Julho em Cuba, a partir das vozes dos militantes da Brigada Internacionalista Jean-Jacques Dessalines do MST, e traz presente o trabalho desenvolvido pela Brigada no país. E uma entrevista com Angelo Garcia, professor voluntário da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) e amigo do Movimento, sobre o resultado das eleições na Colômbia e seu significado para luta política na América Latina.

Movimento 26 de julho, Revolução Cubana. Imagem: Reprodução

6 Você sabe o significa o 26 de julho em Cuba?

É uma data simbólica que significou uma “semente para a Revolução Cubana”, marcando o assalto ao quartel de Moncada em Santiago de Cuba, no dia 26 de julho de 1954, contra o ditador Fulgencio Batista. O assalto foi frustrado, mas resultou no triunfo da Revolução Cubana em 1959. “É sempre 26…”, ouça mais no primeiro episódio do Podcast.

7 Onde ouvir o programa?

O podcast “Internacionalizemos a Luta” está na sua primeira edição e pode ser ouvido nas plataformas de áudio do MST. No Spotify para acessar é só ir em busca, digitar “Internacionalizemos a Luta!” e ouvir o programa piloto e o primeiro episódio. Enquanto ouve, aproveita e clica em seguir, e o Podcast fica gravado na sua biblioteca. E assim que sair o próximo episódio você será avisado para acompanhar os debates.

Ah, e também vale muito apena ouvir o Podcast pela trilha sonora de músicas caribenhas e latino-americanas. Outra surpresa do primeiro episódio foi uma “palinha” de uma linda canção cubana, cantada por uma das companheiras, que apresenta o programa. Vale ouvir, curtir e se inspirar!

Para ouvir o primeiro episódio do Podcast acesse AQUI ou abaixo.