Dia 13 de agosto de 2024

Cartas para Lula: “por que lhe escrevo?”

Cartas para Lula: “por que lhe escrevo?”

Lula, minha caneta traçaria diversas palavras ao tentar explicar o porquê lhe escrevo. Eu, enquanto mulher, negra, LGBT e Sem Terra, lhe escrevo por querer mudanças concretas na nossa base social.

Campos agiu com ousadia e coragem contra o latifúndio pernambucano



Da Página do MST


É com muito pesar que recebemos a notícia da trágica morte do ex-governador e candidato à presidência da República, Eduardo Campos.


Campos foi um grande amigo do MST e apoiador da luta pela terra e pela Reforma Agrária, fato que o fez ganhar notável confiança dos trabalhadores rurais do estado de Pernambuco.

Depois de 20 horas, Sem Terra liberam rodovia e seguem com negociações



Da Página do MST


No início da manhã desta quarta-feira (12), os mais de 1.500 trabalhadores rurais que bloqueavam a mais de 20 horas a rodovia BR-155, em Eldorado dos Carajás (PA), decidiram desbloquear a estrada.


A decisão veio após a confirmação de uma reunião para as 14h de hoje na sede da Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Marabá, entre trabalhadores e representantes do órgão federal junto ao Instituto de Terras do Pará (ITERPA)

Ato político sela parceria histórica para primeiro curso do MST com USP


Da Página MST


Nesta quinta-feira (15), será realizado um ato político de abertura do 1° Curso de Residência Agrária em Educação do Campo e Agroecologia, às 14h, no auditório da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).

Logo após o ato, terá início o Seminário "Universidade, Educação
Popular e Classes Sociais", com a presença do Prof. Roberto Leher (UFRJ), Gilmar Mauro (MST) e Lisete Arelaro (USP).

O curso é uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP) e a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF). 

Cerca de 1800 famílias no RN montam acampamento em área do DNOCS


Por Hildebrando Silva de Andrade
Da Página do MST


Cerca de 1800 famílias do MST do acampamento Edivan Pinto, na Chapada do Apodi - região oeste do Rio Grande do Norte -, receberam na manhã desta terça-feira (13) a visita dos delegados da ASA Potiguar, que foram prestar solidariedade a luta pela Reforma Agrária.

O acampamento está organizado numa área de 13.850 hectares, desapropriada por um decreto presidencial e passada ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs),

MST e Levante participam de ato no Anhangabaú contra propinoduto tucano


Da Pàgina do MST

 

Nesta quarta-feira (14/8), o MST participa de manifestação para denunciar a corrupção nas obras do sistema de metrô/trem e em defesa do transporte público em São Paulo, convocada pelo Sindicato dos Metroviários e pelo Movimento Passe Livre (MPL).

Confira vídeo e fotos do Encontro da Juventude em Santa Catarina

 

Da Página do MST

Dentro da programação da 3° Jornada Nacional da Juventude do MST, foi realizado em Santa Catarina o Encontro Regional da Juventude, que contou com a presença de 127 jovens com coletivos do oeste, extremo oeste e representações do planalto central e norte do estado.

Colabore com a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida


Da Catarse

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo. Decorrem disso sérios impactos à saúde pública, envolvendo diferentes grupos populacionais, como trabalhadores rurais, moradores do entorno de fazendas, além de todos nós que consumimos alimentos contaminados.

Pistoleiros atacam acampamento indígena em Mato Grosso do Sul


Do CIMI

Pistoleiros atacaram no fim da manhã da última sexta-feira (10) acampamento erguido por cerca de 400 Guarani Kaiowá em terra indígena retomada durante a madrugada no município de Paranhos, Mato Grosso do Sul. Segundo informações prestadas por um indígena que estava durante o ataque, que terá o nome preservado por motivos de segurança, o Guarani Kaiowá Eduardo Pires não conseguiu fugir e está desaparecido. 

“Devemos arregaçar as mangas e eleger os candidatos mais progressistas “

Por Nilton Viana Do Brasil de Fato A candidatura de José Serra (PSDB) representa o núcleo central dos interesses da burguesia e a volta do neoliberalismo. Esta é a avaliação João Pedro Stedile. Em sua primeira entrevista ao Brasil de Fato, o dirigente nacional do MST e da Via Campesina constata que, no atual cenário eleitoral, as candidaturas não estão debatendo programas, projetos para a sociedade. (Ilustração: Latuff) Leia também

MST completa 15 anos de lutas no Mato Grosso

Por Keka Werneck Da Página do MST A filha de Olga Benário e Luiz Carlos Prestes, Anita Prestes, confirmou presença na celebração dos 15 anos de luta por Reforma Agrária do MST no Mato Grosso. A primeira ocupação do Movimento no Estado foi realizada em 14 de agosto de 1995, na improdutiva fazenda Aliança, em Pedra Preta, região Sul.

A importância da escola para a juventude do MST

Por Mayra Lima Do Jornal Sem Terra A educação da juventude do MST é um grande desafio com o qual toda a militância deve se preocupar. Faltam escolas no meio rural, principalmente para que os camponeses cursem o ensino médio – são mais de 500 mil jovens do MST nas áreas de Reforma Agrária e no máximo 50 escolas de ensino médio construídas.

As falsas soluções do ambientalismo de mercado

Por Cristiane Passos Da CPT/Minga Informativa de Movimentos Sociais Levantada essa discussão, a atividade “As falsas soluções do ambientalismo de mercado”, realizada no dia 12 de agosto, no IV Fórum Social das Américas, em Assunção (Paraguai), reuniu pessoas de vários países das Américas para discutir propostas e reflexões contra a falsa onda verde implantada pelo capitalismo em nossa sociedade atual.

Marcha marca início das atividades do Fórum Social Américas

Por Sandra Trafilaf e Gildo Rego Da Minga Informativa de Movimentos Sociais O IV Fórum Social Américas (FSA), instalado no coração do continente, teve início com uma marcha pelas principais ruas de Assunção, nesta quarta-feira (12/8). Milhares de pessoas marcharam do Conselho Nacional de Esportes para o edifício do Cabido, situado no centro da cidade. Por 10 quilômetros, delegações de mais de 600 organizações sociais vindas de diversos países da América Latina transformaram as ruas da capital com suas bandeiras coloridas. Leia também

MPT quer intensificar combate ao aliciamento de trabalhadores no MT

Da Comunicação do Ministério Público do Trabalho no Mato Grosso O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso promove uma audiência pública sobre "Semana Nacional de Combate ao Aliciamento de Trabalhadores e de Prevenção ao Trabalho Escravo”, no dia 13 de agosto, a partir das 8:00 horas, no auditório da Famato, em Cuiabá.

Expressão Popular inaugura livraria em SP

[img_assist|nid=10403|title=|desc=|link=none|align=right|width=300|height=300] Do Brasil de Fato Acontece nessa sexta-feira (13), em São Paulo (SP), a inauguração da livraria da Expressão Popular em São Paulo (SP). O evento inicia às 18h30min na Rua da Abolição 201, Bela Vista, perto da Câmara dos Vereadores. Além de um ato público, haverá também o lançamento do livro "A imprensa de esquerda e o movimento operário (1964-1984), de Celso Frederico.

Aquecimento global ameaça agricultura

Por Stephen Leahy Em Envolverde A onda de calor sem precedentes que assola a Rússia diminui a produção de grãos, o que pode aumentar o preço dos alimentos, afirma o especialista Lester Brown. Uma turbina eólica no Estado de Iowa pode produzir eletricidade limpa. Mas o governo dos Estados Unidos destina milhares de milhões de dólares para subsidiar a produção de etanol, com mínimas consequências sobre o aquecimento global, disse Lester, fundador do Instituto da Terra, com sede em Washington.

Marcha do MS chega a Campo Grande

Divididos em duas colunas, os 850 Sem Terra do Mato Grosso do Sul (MS) que marcham desde o dia 9/8 chegaram nesta quinta-feira (13/8) em Campo Grande. Com o lema "Terra, Trabalho e Soberania", a VI Marcha Estadual do MS alerta sobre necessidade da Reforma Agrária para a construção de uma alternativa à crise econômica. A Coluna Dorcelina Folador, que saiu de Nova Alvorada do Sul, está neste momento acampada no pátio do Estádio Morenão. Já a Coluna Geraldo Garcia, que iniciou marcha no acampamento Sete de Setembro, em Terenos, está acampada em uma área da Base Aérea de Campo Grande.

MST faz vigília em frente ao Incra Nacional

Mais de dois mil trabalhadoras e trabalhadores do MST e da Via Campesina saíram em marcha na manhã desta quinta-feira (13/08) do Acampamento Nacional pela Reforma Agrária, nos arredores do estádio Mané Garrincha, em Brasília, rumo à sede do Incra Nacional. Os trabalhadores farão uma vigília na autarquia, em pressão pelo cumprimento das reivindicações apresentadas ao governo federal.

Sem Terra são torturados pela polícia em São Gabriel

O MST vem a público denunciar a truculêcia e tortura empregadas pela Brigada Militar na ação de reintegração de posse da Prefeitura de São Gabriel (RS), ocorrida na quarta-feira (12/8) à tarde. A violência e o uso da polícia militar para reprimir protestos dos movimentos sociais já se tornou comum no Rio Grande do Sul.

Marcha do MST chega a Recife e Sem Terra ocupam Incra

A Marcha Estadual em Defesa da Reforma Agrária e contra a Crise, que começou no ultimo dia 9/8 no município de Pombos, Agreste pernambucano, chegou ontem (12/8) à capital Recife. Os dois mil trabalhadores rurais Sem Terra que participam da marcha acamparam na Secretaria de Agricultura do Estado e na manhã de hoje (13/8) saíram em marcha para a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), onde permanecerão até que suas demandas sejam encaminhadas.

Marchantes do MST seguem para sede do governo de São Paulo

Nesta quinta-feira (13/8), 800 marchantes saem do Estádio do Pacaembu, onde estão alojados em São Paulo, seguindo rumo ao Palácio dos Bandeirantes. Os Sem Terra protestam contra o descaso do governo estadual em relação à Reforma Agrária, que além de não avançar ainda contou com cortes na verba destinada para este fim.

Sem Terra seguem mobilizados em Alagoas

Depois da audiência em Brasília com um grupo interministerial para tratar da pauta da Reforma Agrária, o MST intensificou as ações de luta por todo o país. Decepcionados com a falta de compromisso do governo com a agenda agrária, os agricultores ocuparam nesta manhã a superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a delegacia regional do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) em Maceió e o Fórum de Justiça de Atalaia.

Movimentos sociais lutam unidos no Espírito Santo

Nesta sexta-feira, 14 de agosto, a partir das 9h, trabalhadores organizados em diversos movimentos se unem no ato da Jornada Nacional Unificada de Lutas. Com o tema “Os trabalhadores não vão pagar pela crise!”, o ato reivindica emprego, redução da jornada de trabalho sem redução do salário, ampliação das políticas sociais e Reforma Agrária e urbana. A concentração acontece na Pracinha de Jucutuquara, em Vitória.

Plataforma Dhesca Brasil lança relatório sobre violência da Syngenta

A Plataforma Dhesca Brasil, rede com mais de 30 organizações de direitos humanos, com o apoio da Procuradoria Federal da União e do Programa de Voluntários das Nações Unidas, lança nesta quarta-feira (13/8) seis relatórios sobre casos emblemáticos de violações…

Você conhece a Tarifa Social?

O atual modelo energético que impõe altíssimas tarifas a serem pagas pela população, expulsa trabalhadores de suas comunidade e agride o meio ambiente é o tema desta produção. O vídeo mostra como este modelo favorece as grandes empresas em detrimento…

“Precisamos de um novo método de trabalho de base”

O capitalismo mudou, especialmente nos últimos 20 anos. Diante disso, se o método de luta e organização do povo brasileiro contra o capital continuar no mesmo estágio, estará fadado ao fracasso. “Precisamos de um novo método para fazer trabalho de…

Mulheres na luta pela emancipação e pela eliminação da pobreza

A discriminação e a exclusão das mulheres é um tema que há alguns anos entrou definitivamente na agenda pública e passou a ser debatido com maior seriedade, tanto pelos setores ligados ao Estado, quanto por organizações da sociedade civil e…

A Vale e o neoliberalismo no Brasil

“Não custa lembrar que a Vale foi a empresa que mais contribuiu para a campanha do candidato Lula, em 2006”, declarou o sociólogo Ivo Lesbaupin em entrevista. Lesbaupin, para resgatar a história da mineradora, descreve o avanço do neoliberalismo no Brasil, o plebiscito pela reestatização da Vale, o posicionamento da CNBB, dos movimentos sociais e do governo Lula. Em sua análise, o professor da UFRJ critica o atual governo por ser apenas uma continuação do anterior.

Avanço da soja no Mato Grosso ameaça parque do Xingu

Juliano Domingues, Radioagência NP O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou que a produção de soja no estado de Mato Grosso deve crescer 10% este ano. A expansão deve ocorrer em áreas já desmatadas, mas preocupa, pois também…

MST participa de debate sobre a atuação da Polícia Militar em Sergipe

Em Aracaju, Estado de Sergipe, policiais militares e militantes dos movimentos sociais, reuniram-se no auditório da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O encontro, que aconteceu na última sexta-feira, dia 10, teve como principal objetivo, discutir a relação entre movimentos sociais…

MST denuncia violência para Ouvidoria Agrária nesta segunda

Os Sem Terra agredidos pela Brigada Militar e por ruralistas na última quinta-feira, em Pedro Osório, serão recebidos nesta hoje, dia 12, pelo ouvidor agrário estadual Adão Paiani. As famílias irão relatar os casos de violência cometidos no mesmo dia…