Dia 1 de fevereiro de 2024

Suspeito de assassinato é ligado a “interesses criminosos”

 

Da Pàgina do MST

 

O suspeito de ter mandado matar Cícero Guedes dos Santos, dirigente do MST em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, foi preso.

José Renato Gomes de Abreu será apresentado na Delegacia do Centro de Campos na manhã desta sexta-feira.

"O acusado não possui nem nunca possuiu nenhum tipo de vínculo com o MST. Não participa de nenhuma de nossas instâncias. O acusado, ao contrário, representava interesses criminosos que pela força tentaram dominar o acampamento", diz a direção do Movimento no Rio de Janeiro em nota.

O que João Pedro Stedile disse a Dilma no Fórum

 

Por Verena Glass
No Repórter Brasil


Transcrição da fala de João Pedro Stedile, do MST, na reunião entre Dilma e representantes da sociedade civil realizada em 26 de janeiro de 2012, durante o Fórum Social Temático em Porto Alegre.


Justiça arquiva processo em que Brasil havia sido condenado na OEA


Da Terra de Direitos



O Tribunal de Justiça do Paraná, por maioria de votos, decidiu arquivar processo criminal em que se apurava a responsabilidade pelo assassinato do trabalhador rural sem terra Sétimo Garibaldi. A decisão foi publicada ontem (30/1) favorecendo o fazendeiro Morival Favoreto. Ainda cade recurso da decisão.

Mutirão de Cantoria da ENFF celebra a cultura popular brasileira


Por Maria Aparecida e Solange Engelmann
Fotos de Douglas Mansur
Da Página do MST

 

Ao som da viola caipira, do tambor e de outros instrumentos musicais, a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) celebrou, na última sexta-feira, a cultura popular brasileira no 1º Mutirão de Cantoria da ENFF.

Entoando em coro a música Cálix Bento, de autoria do folclore mineiro, diversos poetas e cantadores deram início ao que seria uma tarde de música, poesia e valorização da cultura popular.

Via Campesina participa do Fórum Social Mundial de Dacar


Da Via Campesina Internacional

O movimento camponês internacional - La Via Campesina - participará do Fórum Social Mundial de Dacar, no Senegal, de 6 a 11 de fevereiro.

Mais de 70 representantes de organizações camponesas da África, Ásia, Europa e as Américas se unirão ao fórum, no qual movimentos sociais e organizações civis debatem alternativas para um mundo melhor, aprofundando suas idéias, formulando propostas e compartilhando experiências.

Impasses e desafios para a pesquisa agropecuária


Por Vicente Almeida
Presidente do Sindicato Nacional dos
Trabalhadores da Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf)

 

Com a posse da nova Presidência da República, abrem-se possibilidades de mudanças no rumo institucional, inclusive, com a constituição de uma nova diretoria para a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Código Florestal de Aldo Rebelo aumentará desmatamento


Da Radioagência NP

O SOS Florestas acaba de lançar uma cartilha revelando o que está em disputa na proposta de reforma da legislação ambiental.

A organização anunciou que a publicação “é amparada por diversos estudos científicos que foram ignorados na elaboração do projeto de mudanças no Código Florestal apoiado pelos ruralistas”.

Impunidade fardada

Da Carta Capital Novamente o Brasil terá de prestar contas à Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Desta vez, pela omissão da Justiça brasileira diante de uma violenta repressão da Polícia Militar contra uma marcha do Movimento dos Sem Terra (MST) no Paraná. O confronto, ocorrido em maio de 2000, resultou na morte do agricultor Antonio Tavares, de 37 anos, vítima do projétil disparado por um PM. O atirador obteve a indulgência do tribunal militar e conseguiu um habeas corpus para trancar a ação penal na Justiça comum, com base na decisão anterior dos colegas de farda.

FSM: movimentos apresentam agenda comum de lutas

Os movimentos sociais e organizações populares reunidos na Assembléia dos Movimentos Sociais do Fórum Social Mundial de Salvador, que terminou neste domingo (31/1), divulgaram um documento em que convocam a Assembléia Nacional dos Movimentos Sociais para o dia 31 de maio, em São Paulo, e definem as bandeiras de luta para o próximo período. Leia abaixo o documento. ASSEMBLÉIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS Salvador, 31 de janeiro de 2010. 10 ANOS DO FSM - OUTRO MUNDO É POSSÍVEL E NECESSÁRIO

Canal Universitário de MG debate criminalização

Foi ao ar na tarde deste domingo (31/1), no Canal Universitário de Minas Gerais (TV UFMG, canal 12 da NET e 14 da OI TV), a primeira exibição do programa "Movimentos Sociais na Mídia", que integra o projeto "Mídia em Pauta". O programa, que será reprisado durante duas semanas, debateu os vários aspectos da abordagem da mídia em relação aos movimentos sociais - entre eles, a criminalização - e contou com as participações de Vanderlei Martini, da coordenação nacional do MST, e Marcelo Freitas, jornalista e professor da Faculdade Estácio de Sá, de Belo Horizonte.

MST-PA denuncia perseguição a dirigentes

Companheiras e companheiros, entidades, instituições, amigas e amigos do MST-PA, Este ano de 2010 que se inicia já traz a marca de quanto precisamos nos organizar e lutar para combater as injustiças, enfrentar o latifúndio e o agronegócio na região Amazônica e garantir a dignidade do povo paraense e Amazônida. A Jornada de Lutas em Defesa da Reforma Agrária, organizada pelo MST-PA em novembro de 2009, teve o objetivo de denunciar as milícias armadas que continuam ameaçando as famílias acampadas no estado. Estas mesmas milícias que balearam mais de 18 trabalhadores somente em 2009.

Sociedade de Riberão Preto protesta contra mudanças no Código Florestal

Entidades, instituições, organizações e movimentos sociais que compõem o campo democrático da sociedade brasileira promoveram, na última sexta-feira (29/01), um ato público em defesa do Código Florestal e da Reforma Agrária que lotou a Câmara Municipal de Ribeirão Preto.

Ruralistas tentam liberar agrotóxicos nocivos à saúde

Está em curso uma ofensiva do setor ruralista — que inclui Ministério da Agricultura, bancada do agronegócio e fabricantes de agrotóxicos — sobre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O objetivo do lobby é suspender a fiscalização e obrigar a Anvisa a liberar a comercialização de agrotóxicos no país, muitos já proibidos e banidos na China, na União Europeia e no Paraguai, por exemplo. A agência é responsável pelo controle desses produtos e por identificar seus malefícios à saúde. A reportagem é de Evandro Éboli e publicada pelo jornal O Globo, em 31/01.

Brasil precisa combater mais o trabalho escravo

O Brasil é referência no combate ao trabalho escravo, mas precisa acelerar suas ações para erradicar o problema. A aprovação de uma emenda constitucional para garantir o confisco de propriedades que exploram mão de obra análoga à escravidão é uma das metas para 2010 das instituições envolvidas no tema. A reportagem é de Daniel Cassol e publicada pelo Jornal do Comércio, 28-01-2010.

Organizações haitianas relatam as necessidades e perspectivas do povo de seu país

Honra e respeito à população de Porto Príncipe! Foi a extraordinária solidariedade manifestada pela população da região metropolitana que durante os três primeiros dias depois do terremoto respondeu com a auto-organização construindo 450 campos de refugiados que contribuíram para salvar milhares de pessoas graças ao fato de partilharem de forma comunitária todos os recursos disponíveis (alimentos, água, roupas).

México vê novas manifestações de camponeses contra o Nafta

Do Vermelho Alguns deixaram suas casas há dias, outros se juntaram nesta quinta-feira (31). Independentemente da data, o objetivo dos trabalhadores do campo mexicano é um só: se unir à marcha em defesa do campo e contra o Tratado de…

Aliança de governo e agronegócio impulsiona desmatamento

Por João Alfredo Telles Melo Do Correio da Cidadania A notícia do recrudescimento do desmate na Amazônia vem em pior hora para o governo federal, que vinha comemorando, desde o ano passado, a redução, pelo terceiro ano seguido, do índice…

Mobilização pela Revolução Cidadã no Equador

Do Brasil de Fato O novo presidente equatoriano, Rafael Correa, cumpriu uma promessa de sua campanha e, no último dia 16, assinou um decreto para realizar um referendo popular. A convocatória tem como meta questionar os equatotorianos se querem, ou…

“Monsanto é o símbolo da destruição da agricultura”

Vandana Shiva, fundadora de associação de defesa da biodiversidade, que denuncia as transnacionais que tutelam os agricultores do Terceiro Mundo. "Uma empresa como a Monsanto - que assina contratos com os agricultores e lhes impõe a compra de sementes geneticamente modificadas nefastas ao meio ambiente e às práticas agrícolas - que, para mim, são genocidas. A Monsanto, que fabricava gases mortais durante a guerra do Vietnã, reconverteu-se à agroquímica, mas é bom não se enganar", diz Shiva.

Penhora de faturamento ameaça empregos em fábrica ocupada

Fonte Cipla Nesta semana, os trabalhadores e as trabalhadoras das Fábricas Ocupadas iniciam mais uma campanha pela defesa de seus empregos. O motivo é a decisão do juiz federal Oziel Francisco de Souza, da vara de execuções fiscais de Joinville…

O esvaziamento da Reforma Agrária sob Lula

Por José Juliano de Carvalho Filho “O PROGRAMA de governo incorpora a reforma agrária ampla, massiva e de qualidade como parte fundamental de um novo projeto de desenvolvimento nacional”. Esse compromisso está expresso no documento temático oficial da candidatura à…