Dia 2 de julho de 2024

PROGRAMA ANÁLISE DE CONJUNTURA

No Programa Análise de Conjuntura desta semana, Antonia Ivoneide (Neném) traz o debate sobre a aprovação do Plano Safra e seus impactos na vida da população do campo e da cidade, denuncia as mais de 50 mil mortes causadas pelas respostas do governo Bolsonaro diante da pandemia do coronavírus
Vale: o paradoxo da destruição

Vale: o paradoxo da destruição

Para a empresa privatizada pelo tucanato, o que vale é o minério a ser extraído: dane-se a água, o ar, o solo e as sociedades locais.

Para especialista, Embrapa tem que priorizar orgânicos e não transgenia

 

Por Maura Silva
Da Página do MST


Seguindo a onda dos alimentos transgênicos, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Empraba) se prepara para lançar uma nova variedade da hortaliça mais consumida no mundo, a alface. 


Pesquisadores afirmam que a verdura, que está prevista para chegar à mesa dos brasileiros em 2021, poderá conter até 15 vezes mais ácido fólico. 


Também conhecido como vitamina B e M, o ácido fólico é responsável pela formação de proteínas estruturais e hemoglobina. 

Estágio de vivência contribui na formação de educadores populares


Do Coletivo de Comunicação do VIII EIVI
Da Página do MST

Fotos: Brigada de Audiovisual dos Povos


Contribuir com o processo de formação de militantes engajados com a educação popular e o trabalho de base é um dos objetivos principais que norteia o VIII Estágio de Vivência e Intervenção em Áreas de Reforma Agrária (EIVI - BA).

Inflação deve ser contida com aumento da produção, afirma diretor da Conab

 

Por José Coutinho Júnior
Da Página do MST

 

A contenção da inflação dos alimentos se tornou tema de muitos debates nos últimos meses. Diversos especialistas e economistas alegam que, para diminuir a inflação, é necessário um aumento nos juros, medida que quando tomada restringe a capacidade de consumo da população.

“Protestos retomam as ruas como espaço de fazer política”, afirma Stedile

 

Por Eduardo Scolese
Da Agência Folha

 

O economista João Pedro Stedile, 59, líder do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), afirma que é preciso aproveitar a onda de protestos para criar novos mecanismos de participação popular nos destinos do país.

Caso contrário, diz, "as mobilizações voltarão com mais força e mais radicais".

Segundo ele, a rejeição dos jovens manifestantes aos partidos é normal. "Qualquer pessoa que assiste todos os dias a forma como agem os partidos fica indignada."

Projeto que libera compra de terras para estrangeiros pode ser segundo Código


Por Guilherme Almeida
Da Página do MST



O relatório que dá às empresas com capital estrangeiro liberdade para adquirir grandes extensões de terras, aprovado na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, é nocivo para a soberania do Brasil.

Essa é a avaliação de Gerson Teixeira, da Associação Brasileira de Reforma Agrária (Abra). “Esse projeto sinaliza a abertura total das terras para capital estrangeiro, permitindo que empresas se apoderem da biodiversidade e de recursos naturais do Brasil de acordo com seus interesses”.

O problema central na atualidade é o tipo de alimentação e os agrotóxicos


Por Raquel Rigotto, Fernando Carneiro e Anelise Rizzolo
Na Revista Caros Amigos


Com a hegemonia do modo de vida urbano-industrial, cada vez menos comemos conscientes de que estamos ingerindo porções do planeta, frutos de delicadas e complexas inter-relações entre os nutrientes do solo, os mistérios das sementes, as nuvens e a chuva, o trabalho humano e a cultura dos agricultores. Que alimentos são estes, que passam a fazer parte do nosso corpo?   

Entidades apoiam luta pela retomada de fazenda do Dantas

 

Da Página do MST

 


Um grupo de entidades lançou um manifesto em apoio às ações do MST para cobrar a retomada da Fazenda Cedro, em Marabá, do Agropecuária Santa Bárbara, que pertence ao banqueiro Daniel Dantas. 

No dia 21 de junho, mais de 1000 famílias Sem Terra, que faziam um protesto em frente à sede da fazenda, foram atacadas por capangas da propriedade. Foram feridas com gravidade 12 trabalhadores rurais.

Acampados cobram criação de assentamento na região de Cascavel

Por Júlio Carignano
blog Sítio Coletivo
http://sitiocoletivo.blogspot.com


Trabalhadores rurais Sem Terra das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná participaram no sábado (30/6) de um ato em defesa da Reforma Agrária no Acampamento 1º de Maio, nas proximidades do distrito de Rio do Salto, interior de Cascavel.

MPE denuncia acusados pela morte de militante Zé Maria no Ceará

De O Povo

 

A 1ª Vara de Justiça em Limoeiro do Norte recebeu na terça-feira (26) denúncia oferecida pelo Ministério Público Estadual contra os acusados do homicídio do ativista ambiental José Maria Filho. O Zé do Tomé, como era conhecido, foi morto com 19 tiros no dia 21 de abril de 2010.

Experiência de cooperação do MST

 

A luta de famílias assentadas no interior de São Paulo, que fundaram uma cooperativa para organizar a produção e garantir renda, além de distribuir alimentos para escolas e pessoas carentes.

 

MST recebe homenagem da Assembleia Legislativa de MG

 

O MST recebeu uma homenagem da Assembleia Legislativa de Minas Gerais pela trajetória de 27 anos de lutas e conquistas, na noite de quarta-feira (29/6), em audiência pública na Comissão de Participação Popular.

O deputado Rogério Correia (PT) manifestou apoio ao Movimento e defendeu a democratização da terra e da produção agrícola. "A Reforma Agrária é essencial para o País, e o MST é peça essencial dessa luta, que começou em 1979", afirmou.

O deputado Adelmo Carneiro Leão (PT) defendeu a Reforma Agrária como um "ato de soberania nacional".

“Lutas demonstram que modelo não corresponde às necessidades dos trabalhadores”, afirma Jaime Amorim

 

Por Luiz Felipe Albuquerque
Da Página do MST

 

Os trabalhadores assentados e acampados organizados no MST participam das lutas do Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Classe Trabalhadora, marcado para quarta-fera (6/7), a partir de proposta da Central Única dos Trabalhadores (CUT).


Leia também
"Lucros das empresas e bancos estão batendo recordes", afirma presidente da CUT

Servidores criticam “esvaziamento” de órgãos públicos da Reforma Agrária

Superintendência regional do Incra em Belém ocupada pelo MST, em setembro de 2010

 

Da Página do MST

 

As entidades de representação dos servidores públicos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) apontaram em nota o esvaziamento dos instrumentos responsáveis pelo desenvolvimento agrário e da Reforma Agrária .

Famílias recebem segunda ordem de despejo no interior de SP

As famílias acampadas foram intimadas com um mandato nesta quarta-feira (1/7), para que a ação de reintegração de posse por parte da Prefeitura Municipal fosse cumprida pelo batalhão da Polícia Militar, comandado pelo Coronel Fernandes. O mandato, emitido pela Juíza Ana Luiza Queiroz do Prado, determina que as famílias deixem o Município de Itararé em até 12 horas. A ocupação teve início no dia 17 de junho, quando os Sem Terra ocuparam uma área que pertence à Prefeitura Municipal de Itararé, com cerca de 30 hectares e explorada indevidamente por arrendatários com a plantação de aveia.

Pobres trabalham o dobro dos ricos para pagar impostos

Esse é o resultado do estudo Receita pública: quem paga e como se gasta no Brasil, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O estudo, fruto de um convênio assinado entre o Ipea e a Receita Federal, calculou que os brasileiros mais pobres têm de trabalhar durante 197 dias do ano para pagar os tributos cobrados pela União, Estados e Municípios. É quase o dobro dos 106 dias de esforço exigido dos brasileiros mais ricos do País, que ganham acima de 30 salários mínimos.

Ruralistas aprovam projeto que submete índices da Reforma Agrária ao Congresso

A bancada ruralista do Senado conseguiu ontem uma vitória histórica ao aprovar um projeto de lei que submete ao Congresso Nacional quaisquer alterações propostas pelo Executivo envolvendo os índices de produtividade utilizados em processos de desapropriação de terras destinadas à Reforma Agrária. A notícia é do jornal Valor, 01-07-2009. Pelo texto, novas modificações nos índices previstos na Lei Agrária, como a que está em estudo desde o início do governo Lula, só poderão ser feitas com base em “estudos científicos" realizados por entidades do sistema nacional de pesquisa agropecuária.

Incra desconhece situação fundiária de áreas da Amazônia

Da Radioagência NP Um levantamento concluído pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) revelou que o órgão desconhece uma área de aproximadamente 710 mil quilômetros quadrados dentro da Amazônia Legal. Esta área equivale ao tamanho dos estados de…

O direito e o avesso

Por Flávio Santanna Xavier* “Subdesenvolvimento não se improvisa. É obra de séculos.” (Nelson Rodrigues) Repugna à consciência republicana que no limiar do terceiro milênio a questão agrária, em nosso Estado, seja tratada como mero caso de polícia. É da democracia…

II Encontro Terra e Cidadania protesta contra MP gaúcho

Juristas, representantes de entidades ligadas à questão agrária e integrantes de movimentos sociais divulgaram na última sexta-feira (27/06), durante o II Encontro Terra e Cidadania, promovido pelo Instituto de Terras, cartografia e Geociência, em Curitiba, uma carta de repúdio ao…

Veja quem já assinou o manifesto

4° Conferência Estadual de Direitos Humanos de Mato Grosso Organización Política Kokkino (Rojo), Autonomía o Barbaridad Lucha Obrera, Una Ciudad para Todos, Abraço Nacional Abu Rayhan Al-Beeroonee Adan garcia Adelaide Gonçalves Ademir Costa Adilene Gonçalves Quaresma(Pedagoga) Adriana Facina e Adriana Marcela García Díaz AGORA País Llionés Agrupacin Independiente Mate Cocido - Secretara General del Centro de Estudiantes de la Facultad de Humanidades y Artes de la U.N.R. (Universidad Nacional de Rosario) - Argentina AKOA,

Há alternativas à transposição

As obras para transposição do Rio São Francisco continuam. Mesmo depois de Dom Luiz Cappio ter feito greve de fome, que só terminou quando o presidente Lula prometeu a ele e a toda população brasileira que, após as eleições, retomaria a conversa, cessando temporariamente as obras. As eleições passaram, Lula reelegeu-se e calou-se. Não houve diálogo com os movimentos sociais, com a população ribeirinha ou com os índios da região. A ordem foi para que as obras continuassem.

Sem controle, agronegócio é a mais atrativa lavanderia

O agronegócio brasileiro camufla uma poderosa rede de lavagem de dinheiro. Cobiçada pelas quadrilhas devido à quase completa falta de controle, as lavanderias rurais deixam mais branco os recursos originados da corrupção em órgãos públicos, do tráfico de drogas e…

No Maranhão, movimentos denunciam DFS do Carajás

Em audiência pública realizada em Açailândia, Maranhão, movimentos sociais se colocaram contra a criação do Distrito Florestal Sustentável do Carajás – DFS do Carajás. Em tese o local deveria um território onde especificamente se proteja a natureza, com reflorestamento de…

Documentário conta a história do Massacre de Camarazal

O filme “Armas não atiram rosas”, que conta a história do Massacre de Camarazal, será lançado em Pernambuco no próximo dia 6. Além de contar a história, o documentário também tem um caráter de protesto dos movimentos sociais contra os…

Sem Terra acampam em frente à prefeituras no Paraná

Cerca de 2.000 trabalhadores Sem Terra do MST, montaram hoje, dia 2, acampamento em frente às prefeituras de Pitanga e Cândido de Abreu, na região Centro-Oeste do Paraná, para cobrar melhorias em assentamentos da região. Em cada prefeitura mil trabalhadores…

Em defesa do povo brasileiro!

Manifesto do dia 7 de setembro Caros amigos e amigas do MST, A nação brasileira vive uma grave e profunda crise e está em perigo. O perigo que ameaça nossa nação é fruto da implantação da política neoliberal, que favorece…

Política agrária dos EUA para a América Latina

Por James Petras* Desde o final da Segunda Guerra Mundial, a política dos Estados Unidos para a América Latina mudou drasticamente. Essencialmente, podemos dividi-la em três fases distintas, baseados em seus diferentes interesses político-econômicos, nas alianças sócio-políticas com as elites…