Dia 23 de dezembro de 2024

Com transgênico, insegurança alimentar nos EUA aumentou em 57%


Por Christina Sarich*
Da Naturalsociety


Você não imaginaria a fome que assola os subúrbios da América, mas os cidadãos vivem em cidades como Houston, Detroit e Fresno, Califórnia mesmo ou Orlando, Florida se preocupando em alimentar suas famílias todos os meses. Certamente essas pessoas são beneficiadas por culturas geneticamente modificadas que são cultivadas em cada pedaço de terra em torno deles, certo? Realmente Não.

Agrotóxicos: o lucro que mata a terra e quem dela vive

 

Por Jacques Távora Alfonsin


Os desastres ambientais provocados pela aplicação de agrotóxicos no meio rural, por mais conhecidos frequentes, e lamentados, continuam aumentando o número das suas vítimas. Nos dias 27 e 28 de novembro passado, na localidade de Lageadinho, município de Cacique Doble (RS), várias famílias vizinhas à uma área de terras onde eles foram utilizados, sofreram os danosos efeitos dos venenos conhecidos como 2,4-D e Paraquat.

Assentados comemoram Colação de Grau no Piauí

 
Por Marilene Nascimento 
Da Página do MST
 
As escolas do Campo Amadeus Carvalho e Paulo Freire, no assentamento Marrecas (PI) comemorou nesse dia 22 de dezembro a colação de grau das turmas do ensino fundamental, médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Os telegramas do Wikileaks, a mídia e o MST


Por Igor Fuser - Jornalista e professor*
Especial para a Página do MST

Os jornais brasileiros divulgaram na semana passada referências ao MST feitas em telegramas sigilosos enviados nos últimos anos por diplomatas estadunidenses no Brasil aos seus superiores em Washington e revelados pela rede Wikileaks. Algumas reflexões podem ser feitas a partir da leitura desse material.

Caso Unaí: dupla vai a júri


Do Correio Braziliense


Uma decisão da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou recursos enviados pelos advogados de José Alberto de Castro e Hugo Alves Pimenta, suspeitos de envolvimento na morte de quatro funcionários públicos — três fiscais do trabalho e um motorista do Ministério do Trabalho —, em janeiro de 2004, no município de Unaí (MG), a cerca de 200km de Brasília. Com a negação da apelação em favor dos dois, eles irão a júri popular.

Pronera: os desafios e avanços para a educação do campo

Por Mayrá Lima
Da Página do MST


A educação do campo, historicamente, é uma pauta de reivindicação e luta entre os Sem Terra no Brasil. Faz parte de toda mobilização nacional e local que o MST faz durante suas jornadas de luta. E não é para menos: faltam escolas nas áreas de Reforma Agrária. São mais de 1 milhão de jovens do MST e no máximo 50 escolas de ensino médio construídas.  Além disso, ainda é grande o contingente de analfabetos entre camponeses e camponesas. As universidades no interior do Brasil, por sua vez, ainda são escassas.

A Reforma Agrária e o MST

Antônio Cechin e Jacques Távora Alfonsin comentam o debate sobre a Reforma Agrária travado no jornal Folha de S. Paulo, entre Zander Navarro e Plínio de Arruda Sampaio.

Documentário debate projetos em disputa na Amazônia

No próximo domingo (27/12), às 19h50, a TV educativa do Paraná exibe o documentário “A Amazônia em disputa”. O vídeo reporta a visita, ocorrida em janeiro de 2009, de um grupo de dirigentes de movimentos sociais (entre eles, a Via Campesina), ambientalistas e intelectuais aos principais projetos do capital e da classe trabalhadora nas regiões paraenses compreendidas entre as cidades de Paraupebas e Belém.

Sem Terra do ES comemoram conquista de assentamento

É com imensa alegria que nós, trabalhadores rurais Sem Terra, convidamos a todos e todas para participarem conosco da Festa da Conquista do Assentamento Otaviano de Carvalho, em Ponto Belo (ES). Muitas foram as lutas travadas para que este sonho se tornasse realidade e, felizmente, na próxima terça-feira (29/12), queremos registrar como a data em que os lutadores e lutadoras do povo confraternizam e comemoram a luta pela terra no município de Ponto Belo. Queremos contar com a sua participação neste momento de grande alegria para as famílias Sem Terra. Programação:

Justiça garante continuidade do curso de Direito para assentados em Goiás

O presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), desembargador Jirair Aram Meguerian, decidiu que o Incra e a Universidade Federal de Goiás (UFG) podem dar continuidade à turma especial de Direito para assentados da Reforma Agrária e filhos de pequenos agricultores, na cidade de Goiás. A liminar, concedida na tarde de quinta-feira (17/12) suspende os efeitos da decisão anterior que extinguia a turma, em ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF). Além disso, o presidente do TRF1 determinou a manutenção do curso até o trânsito em julgado do processo.

Chico Mendes é ícone da era ambiental, diz jornal inglês

Da BBC Brasil Duas matérias relacionadas aos 20 anos da morte do líder sindical Chico Mendes publicadas no jornal britânico The Guardian nesta segunda-feira dizem que centenas de ativistas ambientais correm o risco de serem assassinados no Brasil e que…

Vinte e cinco anos de lutas

Editorial do Jornal Sem Terra No próximo mês de janeiro, completamos 25 anos de existência. Neste um quarto de século vivido, fomos testemunhas de profundas transformações na economia e na vida dos povos de todo o mundo. A crise dos…

Por onde marchamos

Por Nina Fideles do Jornal Sem Terra Bem próximo de completar seus 25 anos, o MST empenha uma dura luta contra a grande ofensiva do capital na agricultura, que hoje se apresenta pelo domínio das transnacionais sobre o que é…

“Acampamento denunciou golpe”, afirma dirigente do MST

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) interrompeu, na última quinta-feira (18), o julgamento do governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT), e de seu vice, de Luiz Carlos Porto (PPS). O ministro Felix Fischer pediu vista do processo, e ainda não há…

Ela

Por Emir Sader Ela era uma menina bóia fria, que trabalhava com o pai na lavoura, em trabalhos pesados para qualquer ser humano, ainda mais para ela, com seus 10 anos. Um dia se cansou, resolveu procurar outros destinos. Entrou…

Reforma Agrária estagnou no Rio Grande do Sul

Informativos – Últimas do MST Reforma Agrária estagnou no Rio Grande do Sul 23/12/2004 Dados do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), da CPT (Comissão Pastoral da Terra) e do MST indicam um avanço praticamente nulo da Reforma…

Atingidos por barragens obtêm vitória em Barra Grande

Atingidos por barragens obtêm vitória em Barra Grande 23/12/2004 Ontem, em Florianópolis (SC), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) se reuniu com representante das empresas Alcoa, Votorantin, Camargo Correia, Bradesco, CPFL, CBA, Governo Federal e o Ministério Publico. Eles…