Dia 12 de janeiro de 2025

O ano da esperança de mudanças

Por João Pedro StedileDa Folha de S. Paulo Não conseguimos mudar o governo, apesar dos crimes cometidos e de mais de 130 pedidos de impeachment, mas recuperamos no ano passado as ruas com mobilizações expressivas em mais de 500 cidades do…

Liderança do MAB em Rondônia está desaparecida

Liderança do MAB em Rondônia está desaparecida

Nicinha foi vista a última vez por uma companheira de acampamento, quando estava cozinhando e lavando roupa em seu barraco, por volta do horário de 12 horas do dia 7 de janeiro.

Sem Terra ocupam usina falida em Mato Grosso do Sul

Da Página do MST


A área de ocupação fica na usina sucroenergética Agrisul Agrícola unidade de MS, no distrito de Quebra Coco, em Sidrolândia.


Neste sábado (17), cerca de 100 famílias do MST ocuparam uma área da Usina Sucroenergética Agrisul Agrícola, em Mato Grosso do Sul, no distrito de Quebra Coco, em Sidrolândia, a 70 km de Campo Grande.


As famílias exigem a desapropriação da área e a criação de um assentamento no local.

CPT considera reforma agrária do governo Dilma a pior dos últimos 20 anos

 

Da Agência Brasil


A diminuição de desapropriações de terra, da quantidade de famílias assentadas e de novas demarcações de terras de indígenas e quilombolas levou a Comissão Pastoral da Terra (CPT) a classificar os números da reforma agrária no primeiro governo da presidenta Dilma Rousseff como “os piores dos últimos 20 anos”.

Kátia Abreu, a ministra que desmata a razão

 

Por Rodrigo Martins
Da Carta Capital


De 2011 a 2014, a presidenta Dilma Rousseff incorporou 2,9 milhões de hectares à área de assentamentos e beneficiou 107,4 mil famílias sem-terra, segundo o mais recente balanço do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, divulgado na quarta-feira 7. É a menor média anual de assentamentos desde o governo Fernando Henrique Cardoso. A petista distribuiu terras a 26,8 mil famílias a cada ano, contra 76,7 mil no período Lula e 67,5 mil nos dois mandatos do tucano.

Economia solidária se aproxima das origens do socialismo, diz Paul Singer

 

Por Joel dos Santos Guimarães e Paula Quental
Do Brasil Debate 


O economista e sociólogo Paul Singer, titular da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) desde que esta foi criada, em 2003, no primeiro governo Lula, é um estudioso da economia solidária e se tornou uma das referências internacionais no tema, com vários livros publicados.

Na Bahia, militância realiza 27° Encontro Estadual com amostra de arte e cultura

 

Por Wesley Lima
Da Página do MST


Mais um ano de luta se inicia e o MST na Bahia realiza, entre os dias 15 e 18 de janeiro, seu 27º Encontro Estadual na Universidade Estadual de Feira de Santana.


Reunindo a militância das nove regiões do estado em que o Movimento se organiza, o espaço dará continuidade ao processo de avaliação, organização e planejamento das linhas políticas para o ano de 2015. 

Agrotóxicos: Estados Unidos ameaçam devolver suco da Cutrale


Da Página do MST




O governo dos Estados Unidos ameaçou suspender a importação de suco de laranja produzido por grandes empresas no Brasil, no final de dezembro, depois de estudos diagnosticarem na bebida o fungicida Derosal (carbendazim) em uma carga comercializada na Flórida.

As grandes indústrias do setor são a Cutrale, Citrosuco, Citrovita (controlada pelo grupo Votorantim) e Louis Dreyfus. A ameaça de suspensão do comércio fez com que os contratos futuros do suco de laranja concentrado e congelado disparassem na Bolsa de Nova York.

Agronegócio empobrece pauta de exportação

 



Por Marta Watanabe
Do Valor

 

As commodities vendidas ao exterior não só avançaram de 65% em 2009 para os atuais 70% de participação na exportação brasileira como também passaram por um processo de maior "empobrecimento". O fenômeno é evidente no grupo dos cinco produtos mais importantes da pauta de exportação brasileira - minério de ferro, petróleo, soja, açúcar e café. Dentro de cada um desses grupos, os embarques dos produtos mais básicos cresceram em ritmo mais acelerado do que aqueles com maior valor agregado.

Agronegócio é ineficaz


Da Comissão Patoral da Terra

 

A Comissão Pastoral da Terra (CPT), Regional Mato Grosso do Sul, no intuito de dar maior visibilidade à luta dos pequenos produtores e à agricultura familiar camponesa, vem resgatando e divulgando importantes dados estatísticos que colocam em xeque justificativas de produtividade e geração de emprego do agronegócio, que não coincidem com a realidade. De acordo com a entidade, no Mato Grosso do Sul (MS), se faz uma apologia ao agronegócio alicerçado no grande capital financeiro.

PNDH 1, 2, 3 … 174

Por Rui Daher * Na mídia, na política, dentro do governo, discute-se o Programa Nacional de Direitos Humanos. O terceiro, se contados os lançados em 1996 e 2002 pelo presidente Fernando Henrique Cardoso - com Nelson Jobim e Miguel Reale Jr. como ministros da Justiça. Agora, a bola está na marca de pênalti para Lula chutar. Com certeza, fraquinho ou para fora.

Fórum Social Mundial 2010 começa com encontro no RS

O Fórum Social Mundial (FSM) de 2010, comemorando seu décimo ano de existência, acontecerá de forma descentralizada em pelo menos 27 eventos regionais, nacionais e locais espalhados pelo mundo ao longo do próximo período (veja a agenda no site oficial do FSM em www.forumsocialmundial.org.br) Abrindo este processo, a partir de 29 de janeiro ocorrerá no Rio Grande do Sul o "FSM 10 Anos: Grande Porto Alegre", um evento regional que terá mais de 500 atividades descentralizadas nas cidades de Porto Alegre, Gravataí, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Sapiranga.

Feira mostra produção de assentados em SC

Entre os dias 8 e 10/1, em São Miguel do Oeste (SC), aconteceram a VIII Feira da Melancia, a VII Feira da Terneira, a VI Feira da Uva e o VI Festival da Música Sertaneja, no Parque de Exposições Rineu Gransotto. As atividades foram organizadas pela Via Campesina e tiveram uma programação diversificada, que contou com uma exposição de produtos da agricultura camponesa, artesanato e animais.

Brasil terá segunda desapropriação por danos ambientais

Do Incra O Incra vai desapropriar a fazenda Escalada do Norte, localizada no município de Rio Maria, no sudoeste do Pará, em razão de graves danos ambientais. Decreto publicado no Diário Oficial da União do dia 8/12 torna a propriedade de interesse social para fins de Reforma Agrária e autoriza o Instituto a promover a desapropriação do imóvel, que tem área total de 14,8 mil hectares e capacidade para assentamento de 290 famílias de trabalhadores rurais.

Sem Terra cobram desapropriação em Minas Gerais

No último sábado (10/01), 200 Sem Terra ocuparam a fazenda Marobá, no município de Almenara, em Minas Gerais. Por meio da ação, os trabalhadores cobram maior agilidade no processo de desapropriação do local que possui mais de 2,5 mil hectares.…

Embrapa quer produzir feijão transgênico

A pesquisa com transgênicos está entre as prioridades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária para este ano. No final de 2008, a Embrapa renovou o acordo de cooperação com a multinacional Monsanto para a produção de soja transgênica resistente a…

Sem chuva da Amazônia, SP vira deserto

Do Valor Econômico São Paulo tem vocação natural para deserto. Só não é terra seca porque existem os Andes e a Amazônia. “Os Andes não vão sair de lá, a não ser que aconteça um cataclisma. Mas destruir a Amazônia…

Ruralistas querem excluir Maranhão da Amazônia Legal

Da Repórter Brasill Pecuaristas, empresários e prefeitos do Sul do Maranhão se uniram para defender a exclusão do estado da Amazônia Legal. Parte dos municípios maranhenses (Imperatriz, Açailândia, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu e Itinga do Maranhão, entre outros) faz…

Crescimento econômico e social pode começar pelo campo, diz pesquisador

Por Gisele Barbieri Agência Notícias do Plabalto O campo rural é um importante meio para incentivar o crescimento econômico do país. De acordo com a recente publicação “Arquitetura da Exclusão 2006”, lançada pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas…

Dívida limita ação social em 2007

Por Eduardo Sales de Lima Fonte Agência Brasil de Fato A história se repete. O maior programa de transferência de renda do governo federal, em 2007, deverá o pagamento da dívida pública. É o que se pode notar pela Lei…