Dia 11 de janeiro de 2023

Massacre de Felisburgo: MST considera “lamentável” adiamento do julgamento

 

Da Página do MST

 

O julgamento do latifundiário Adriano Chafik, responsável pelo Massacre de Felisburgo, que deixou cinco Sem Terra do acampamento Terra Prometida em 2004, foi adiado pela Justiça de Minas Gerais.

O juri estava marcado para 13 de janeiro, mas foi adiado por problemas jurídicos no processo. Em nota, o MST e o Comitê Justiça Felisburgo classificam o adiamento como "lamentável".

Sem Terra serão assentados depois de 11 anos de luta no DF

Por Íris Pacheco
Da Página do MST

As famílias do pré-assentamento Oziel Alves III, que estão acampadas desde 2001, serão assentadas em uma área de mil hectares às margens da BR 020.

O governo do Distrito Federal assinou a portaria de criação do assentamento, no dia 21 de dezembro, em cerimônia no Palácio dos Buritis.

A conquista da terra perpassa por um processo longo de lutas intensas.

Povo Xavante denuncia despejo de veneno próximo à Marãwaitsédé

 

 

Por Luana Luizy 

Do Cimi

“Foi um ataque visível para nós, eu vi um pequeno avião jogando veneno aproximadamente às 8 horas da manhã do dia 26, bem próximo a aldeia, eu mesmo estou com problemas de vista e dores de cabeça após o despejo”, afirma o Padre Aquilino Xavante. O mesmo conta que não é o primeiro caso de despejo de veneno e que já ocorreram mortes nos Xavante em função de pulverização em locais próximos a aldeia.

Metade da comida produzida no mundo é desperdiçada e vai para o lixo

 

Por Daniele Silveira
Da Radioagência NP

 

O relatório "Global Food: Waste not, Want not", sobre o desperdício de comida, reforça a ideia de que o problema da fome está na má-distribuição. De acordo com a organização britânica "Institution of Mechanical Engineers", até metade dos alimentos produzidos no mundo, ou cerca de 2 bilhões de toneladas, acaba indo para o lixo todos os anos.

O índio queimado no Maranhão

 

Do Jornal Vias de Fato

 

No dia 31 de dezembro de 2011 o site do jornal Vias de Fato deu uma pequena nota, noticiando que havia nos chegado à informação de que um índio teria sido queimado no município de Arame, no interior do Maranhão. A vítima, segundo a denúncia, foi uma criança Awá-Guajá.

CPT pede a Dilma que avance na Reforma Agrária


Do Portal Vermelho

A Comissão Pastoral da Terra (CPT), ligada à Igreja Católica, concluiu que houve, em 2010, uma redução de 44% no número de famílias assentadas em todo o Brasil em comparação a 2009. A entidade também informou que caiu 72% a quantidade de terras destinadas à Reforma Agrária no país. A CPT critica ainda a falta de apoio à agricultura familiar.

Política agrária do governo Lula valorizou o agronegócio


Por Vanessa Ramos
Da Página do MST

Governo Lula não cumpriu a grande meta que era fazer a Reforma Agrária. Cerca de 67 milhões de hectares de terras do Incra vão ser transferidos para o agronegócio, afirma Ariovaldo Umbelino, professor Titular de Geografia Agrária da Universidade de São Paulo (USP).

Leia abaixo a entrevista concedida à Página do MST.

Página: Como você avalia a experiência de Reforma Agrária durante o governo Lula?

O povo paga com vidas

Por João Pedro Stedile * O povo brasileiro paga com vidas pelos crimes ambientais. O início de ano está sendo uma desgraça. Dezenas de mortos, em especial no Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. Apesar de toda propaganda de “modernismo”, no Brasil ainda se morre pela chuva, e todas as mortes poderiam ser evitadas. A televisão expõe apenas os sentimentos e as dores da população e esquece-se de debater porque esses problemas ambientais acontecem. Por que a população tem que pagar com vidas pelos crimes ambientais do modelo econômico?

Pesquisa Ibope: a imagem do MST segundo a CNA

Por Jeansley Lima* Logo depois da aprovação do requerimento de abertura de uma nova CPMI no Congresso Nacional contra o MST, a Confederação Nacional de Agricultura (CNA) encomendou uma pesquisa ao Ibope, que ouviu 2002 pessoas de todas as regiões do país, entre os dias 12 a 16 de novembro de 2009. Para criar um novo fato político para tentar desmoralizar o MST, a pesquisa CNA/Ibope contou com a habitual complacência das principais emissoras de TV e dos grandes jornais impressos para sua divulgação. O destaque foi que 60% dos brasileiros desaprovam o MST.

PNDH-3: Vanucchi e Cassel rebatem críticas de ruralistas

Neste domingo (10/1), o secretário nacional de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, falou ao jornal Folha de S. Paulo sobre o debate que envolve o terceiro Plano Nacional de Direitos Humanos, lançado no final de dezembro.

Manifesto por reforma tributária justa mobiliza sociedade

O manifesto “Por uma Reforma Tributária Justa”, assinado por um grupo de representantes de entidades da sociedade civil, organizações populares, movimentos sociais, intelectuais e religiosos, contribuiu para o debate sobre o sistema de impostos no país e expôs a posição…

Ortega assume na Nicarágua com promessa de lutar contra a pobreza

Fonte: Vermelho Em um discurso para uma multidão na Praça João Paulo II, após assumir o cargo em Manágua, capital do país, o ex-guerrilheiro, Daniel Ortega garantiu que estabelecerá um governo austero e de unidade nacional para lutar contra a…

Segundo Dieese, sálario mínimo deveria ser de 1.564

Fonte: Adital O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), fazendo suas projeções anuais, divulgou esta semana que o valor do salário mínimo, com base da valorização da Cesta Básica, e levando em consideração os preceitos constitucionais para a…

Em Maceió, Movimento Passe Livre protesta contra aumento de passagem

Fonte: Centro de Mídia Independente Desde o último dia 28 de dezembro, estudantes, professores, sindicalistas e trabalhadores sem-teto protestam contra o aumento de R$ 1,60 para R$ 1,75 da tarifa de ônibus em Maceió, em Alagoas. Eles se articularam em…

Estudo vincula desmatamento à expansão da soja no país

Informativos – Últimas do MST Estudo vincula desmatamento à expansão da soja no país 11/01/2005 Por Aloisio Milani e Valtemir Rodrigues Fonte Agência Brasil O Instituto Sócio-Ambiental (ISA) e o Fórum Brasileiro de ONGs produziram um estudo para demonstrar a…

Em Santa Catarina, Sem Terra preservam plantas em extinção

Em Santa Catarina, Sem Terra preservam plantas em extinção 11/01/2005 De um lado, quase 500 hectares de milho. De outro, 8 hectares de amendoim, batata-doce, melão, melancia, couve, beterraba, feijão, soja, milho, alface, repolho e ervas medicinais. Os quase 500…

MST do Maranhão incentiva agroecologia

Informativos – Últimas do MST MST do Maranhão incentiva agroecologia 11/01/2005 O MST do Maranhão, em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), vem desenvolvendo pesquisa em agroecologia, com o objetivo de construir propostas alternativas de uso do solo.…

2001: Balanço de uma Reforma Agrária que não existiu

Por João Pedro Stedile* Todo início de ano é a mesma história. O governo FHC reúne a imprensa e apresenta números milagrosos, que mais e mais famílias foram assentadas. Contrata empresas de publicidade e mais propaganda na televisão, na qual…