
Ministério da Justiça determina que Polícia Federal investigue ataque a assentamento do MST
Ação de criminosos resultou em duas pessoas mortas e outras seis feridas na noite dessa sexta (10), em Tremembé (SP)
Ação de criminosos resultou em duas pessoas mortas e outras seis feridas na noite dessa sexta (10), em Tremembé (SP)
Dois militantes do MST foram mortos e outros seis atingidos por bala
O método foi criado por Leonela Inés Relys Díaz, e já tem alfabetizado quase 11 milhões de pessoas em mais de 30 países
¡Llamamos a las organizaciones populares y políticas y a todos los que luchan por un mundo más justo a sumarse a la lucha del Pueblo Brasileño!
We call on popular We and political organizations and all those who fight for a fairer world to join the struggle of the Brazilian People!
Matéria alemã destaca experiência do Paraná
Para os movimentos, esta direita precisa ser freada com organização popular e responsabilização por atos como o do dia 8
Mais de 20 caravanas participaram de romaria com o tema “Ecologia Integral: cuidar dos pobres, da terra, das matas e das águas”
Los datos del INPE confirman una tendencia creciente de devastación observada desde el inicio del gobierno Bolsonaro
The data collected by Inpe confirms a surging tendency in devastation since the beginning of Bolsonaro's term
Risco de rompimento de barragens, pessoas ilhadas e estradas interditadas preocupam população mineira
Pandemia e aumento do valor dos insumos seriam os principais fatores para subida de 28% nos preços, indica FAO
Órgão de defesa dos indígenas proíbe servidores de planejar ações justamente onde há menos segurança para os povos
Grupos cobram vacina a todos e defendem volta do auxílio
Analistas internacionais comentam as consequências da invasão à sede do Congresso dos EUA na última quarta (6)
Gulnar Azevedo e Silva considera que ações individualistas das pessoas e corrida pela vacina por estados e municípios é reflexo da má gestão federal, que pode gerar longas consequências ao SUS
Informação foi publicada em Diário Oficial na última quarta (9) e é interpretada como vitória dos movimentos populares
Segundo dados da CPT, o índice de famílias despejadas foi 65% maior do que em 2017
A demarcação de Terras Indígenas representa uma garantia de proteção à floresta e aos povos que dela dependem para viver
Durante mesa de Análise de Conjuntura dirigentes apontam os desafios da população brasileira
Além dos produtos vindos dos assentamentos e acampamentos, a feira que este ano tem como tema: "as feiras orgânicas e agroecológicas como processo de resistência na cidade de Fortaleza", também é um espaço de debate.
Ao reunir parceiros e amigos, a atividade pretende resgatar a trajetória política e de luta popular
Mais uma vez, a truculência da polícia contra setores populares à onda conservadora que assola o Brasil, busca intimidar e reprimir os processos de resistência política cultural
A VI Semana Pedagógica acontece de 11 a 15 de Janeiro e coloca o desafio de consolidar projetos políticos pedagógicos de uma educação integral de nível médio do campo.
Encontro reuniu cerca de 400 jovens de toda região da Bahia.
Nova turma terá cerca de 70 jovens acampados e filhos de assentados da região Sul do Brasil
O encontro debateu o atual cenário político e construiu estratégias de lutas coletivas em defesa dos direitos da classe trabalhadora.
Com a finalidade de unificar o planejamento com perspectiva de envolvimento da base social do MST no Sergipe, encontro apontou ainda os principais desafios colocados à classe trabalhadora na luta por direitos.
Da Página do MST
O julgamento do latifundiário Adriano Chafik, responsável pelo Massacre de Felisburgo, que deixou cinco Sem Terra do acampamento Terra Prometida em 2004, foi adiado pela Justiça de Minas Gerais.
O juri estava marcado para 13 de janeiro, mas foi adiado por problemas jurídicos no processo. Em nota, o MST e o Comitê Justiça Felisburgo classificam o adiamento como "lamentável".
Por Íris Pacheco
Da Página do MST
As famílias do pré-assentamento Oziel Alves III, que estão acampadas desde 2001, serão assentadas em uma área de mil hectares às margens da BR 020.
O governo do Distrito Federal assinou a portaria de criação do assentamento, no dia 21 de dezembro, em cerimônia no Palácio dos Buritis.
A conquista da terra perpassa por um processo longo de lutas intensas.
Por José Coutinho Júnior
Da Página do MST
A segunda fase do vestibular da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), ocorrida do dia 6 a 8 de janeiro, teve em sua prova de História e Geografia uma questão pautando o tema dos agrotóxicos.
Por Luana Luizy
Do Cimi
“Foi um ataque visível para nós, eu vi um pequeno avião jogando veneno aproximadamente às 8 horas da manhã do dia 26, bem próximo a aldeia, eu mesmo estou com problemas de vista e dores de cabeça após o despejo”, afirma o Padre Aquilino Xavante. O mesmo conta que não é o primeiro caso de despejo de veneno e que já ocorreram mortes nos Xavante em função de pulverização em locais próximos a aldeia.
Por Danielle Pereira
Do Brasil de Fato
Por Daniele Silveira
Da Radioagência NP
O relatório "Global Food: Waste not, Want not", sobre o desperdício de comida, reforça a ideia de que o problema da fome está na má-distribuição. De acordo com a organização britânica "Institution of Mechanical Engineers", até metade dos alimentos produzidos no mundo, ou cerca de 2 bilhões de toneladas, acaba indo para o lixo todos os anos.
Por Jade Percassi
Da Página do MST
Nesta quarta-feira (9/1), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) foi intimado para que a área do Assentamento Milton Santos seja desocupada em 15 dias, sob pena de as famílias serem retiradas por força policial.
Leia também
Assentados no Milton Santos vivem a angústia do despejo iminente
No dia 31 de dezembro de 2011 o site do jornal Vias de Fato deu uma pequena nota, noticiando que havia nos chegado à informação de que um índio teria sido queimado no município de Arame, no interior do Maranhão. A vítima, segundo a denúncia, foi uma criança Awá-Guajá.
Por Luiz Felipe Albuquerque
Da Página do MST
Estão disponíveis para download da versão original, em alta definição, uma série de filmes sobre a questão agrária. Baixe os vídeos!
Do Portal Vermelho
A Comissão Pastoral da Terra (CPT), ligada à Igreja Católica, concluiu que houve, em 2010, uma redução de 44% no número de famílias assentadas em todo o Brasil em comparação a 2009. A entidade também informou que caiu 72% a quantidade de terras destinadas à Reforma Agrária no país. A CPT critica ainda a falta de apoio à agricultura familiar.
Por Vanessa Ramos
Da Página do MST
Governo Lula não cumpriu a grande meta que era fazer a Reforma Agrária. Cerca de 67 milhões de hectares de terras do Incra vão ser transferidos para o agronegócio, afirma Ariovaldo Umbelino, professor Titular de Geografia Agrária da Universidade de São Paulo (USP).
Leia abaixo a entrevista concedida à Página do MST.
Página: Como você avalia a experiência de Reforma Agrária durante o governo Lula?
Do Valor Econômico
Por Antônio Biondi
Do Repórter Brasil
Por João Pedro Stedile *
O povo brasileiro paga com vidas pelos crimes ambientais. O início de ano está sendo uma desgraça. Dezenas de mortos, em especial no Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. Apesar de toda propaganda de “modernismo”, no Brasil ainda se morre pela chuva, e todas as mortes poderiam ser evitadas.
A televisão expõe apenas os sentimentos e as dores da população e esquece-se de debater porque esses problemas ambientais acontecem. Por que a população tem que pagar com vidas pelos crimes ambientais do modelo econômico?
Por Jeansley Lima*
Logo depois da aprovação do requerimento de abertura de uma nova CPMI no Congresso Nacional contra o MST, a Confederação Nacional de Agricultura (CNA) encomendou uma pesquisa ao Ibope, que ouviu 2002 pessoas de todas as regiões do país, entre os dias 12 a 16 de novembro de 2009. Para criar um novo fato político para tentar desmoralizar o MST, a pesquisa CNA/Ibope contou com a habitual complacência das principais emissoras de TV e dos grandes jornais impressos para sua divulgação. O destaque foi que 60% dos brasileiros desaprovam o MST.
Neste domingo (10/1), o secretário nacional de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, falou ao jornal Folha de S. Paulo sobre o debate que envolve o terceiro Plano Nacional de Direitos Humanos, lançado no final de dezembro.
O manifesto “Por uma Reforma Tributária Justa”, assinado por um grupo de representantes de entidades da sociedade civil, organizações populares, movimentos sociais, intelectuais e religiosos, contribuiu para o debate sobre o sistema de impostos no país e expôs a posição…
Fonte: Vermelho Em um discurso para uma multidão na Praça João Paulo II, após assumir o cargo em Manágua, capital do país, o ex-guerrilheiro, Daniel Ortega garantiu que estabelecerá um governo austero e de unidade nacional para lutar contra a…
Fonte: Adital O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), fazendo suas projeções anuais, divulgou esta semana que o valor do salário mínimo, com base da valorização da Cesta Básica, e levando em consideração os preceitos constitucionais para a…
Fonte: Centro de Mídia Independente Desde o último dia 28 de dezembro, estudantes, professores, sindicalistas e trabalhadores sem-teto protestam contra o aumento de R$ 1,60 para R$ 1,75 da tarifa de ônibus em Maceió, em Alagoas. Eles se articularam em…
Informativos – Últimas do MST Estudo vincula desmatamento à expansão da soja no país 11/01/2005 Por Aloisio Milani e Valtemir Rodrigues Fonte Agência Brasil O Instituto Sócio-Ambiental (ISA) e o Fórum Brasileiro de ONGs produziram um estudo para demonstrar a…
Em Santa Catarina, Sem Terra preservam plantas em extinção 11/01/2005 De um lado, quase 500 hectares de milho. De outro, 8 hectares de amendoim, batata-doce, melão, melancia, couve, beterraba, feijão, soja, milho, alface, repolho e ervas medicinais. Os quase 500…
Informativos – Últimas do MST MST do Maranhão incentiva agroecologia 11/01/2005 O MST do Maranhão, em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), vem desenvolvendo pesquisa em agroecologia, com o objetivo de construir propostas alternativas de uso do solo.…
Por João Pedro Stedile* Todo início de ano é a mesma história. O governo FHC reúne a imprensa e apresenta números milagrosos, que mais e mais famílias foram assentadas. Contrata empresas de publicidade e mais propaganda na televisão, na qual…