Dia 26 de junho de 2024

Nota de Repúdio

Deixamos nossa solidariedade a Roberta e seus familiares, amigas/os. O sangue Trans, também é sangue Sem Terra! Basta de violência contra as mulheres trans e travestis! Basta de violência contra as mulheres!

Programa Análise de Conjuntura com Elida Elena | #015

Elida Elena faz uma análise sobre as mobilizações do último 19 de junho, que pediram Fora Bolsonaro, responsável direto na morte de mais de 500 mil brasileiros, e fala também do atraso na vacinação e os ataques às populações indígenas, além do duro golpe sofrido pelo povo, com a privatização da Eletrobrás.

Viveiros Coletivos | Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis

E o nosso vlog quinzenal do Plano Nacional Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis chegou e está em todas as redes do MST! A Vania, coordenadora do viveiro que fica em região de Mata Atlântica, em Minas Gerais, nos leva para um passeio por todas as etapas da produção de mudas nativas e de hortaliças. Corre lá pra conferir!
Doe livros para os Sem Terrinha

Doe livros para os Sem Terrinha

Para fortalecer o hábito da leitura e a difusão da literatura infantil, o MST está encabeçando uma campanha de arrecadação de produções literárias para as crianças
Lançamento | Arte no Campo

Lançamento | Arte no Campo

Livro "Arte no Campo: Perspectivas Políticas e Desafios", foi lançado na última sexta-feira (23), em Santa Catarina.

Pistoleiros instalam Estado de sítio no oeste da Bahia



Do Cimi

A região oeste da Bahia é formada pela união de 24 municípios, entre eles o município de Cocos, onde reside um grupo indígena Xakriabá. Os principais municípios são: Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e Santa Maria da Vitória.

Existe na região uma privilegiada bacia hidrográfica, com topografia plana e clima com estações definidas, o que tornou possível a expansão das lavouras de sequeiro e a implantação de projetos de irrigação, especialmente nos municípios de Barreiras e São Desidério.

Incra e Fazendeiros arquitetam prisão de Sem Terra no Pará


Por Márcio Zonta
Da Página do MST


O MST no Pará acusa o superintendente regional do Incra de Marabá, Eudério Coelho, de arquitetar junto a fazendeiros a prisão de um militante do movimento na tarde de ontem (25/06).

Segundo Eurivaldo Martins, dirigente estadual do MST, quando saiam das imediações do Incra, onde foram solicitar cestas básicas para famílias acampadas, o carro que levava cinco integrantes do movimento foi cercado brutalmente por policiais da Delegacia de Conflito Agrário (DECA).

Estudo denuncia impactos socioambientais do agronegócio no MT


Da Fase


Concentração de terra, diminuição da oferta de emprego, contaminação por agrotóxicos, uso intensivo da água. Pesquisa realizada por dois anos em Lucas do Rio Verde e Barra do Bugres, municípios do Mato Grosso, mostram o desequilíbrio socioambiental e os impactos sobre a vida da população causados pela expansão das lavouras de cana-de-açucar e soja.

Clique aqui e acesse o estudo completo

Movimentos marcam ato na sede da Rede Globo em São Paulo

 

Por Gisele Brito
Da Rede Brasil Atual

 

Movimentos que defendem a democratização dos meios de comunicação realizaram na noite de ontem (26) uma plenária no vão livre do Masp, na Avenida Paulista, em São Paulo, para traçar uma estratégia de atuação. A ideia é aproveitar o ambiente de efervescência política para pautar o assunto. Concretamente, cerca de 100 participantes, decidiram realizar uma manifestação diante da sede da Rede Globo na cidade, na próxima quarta-feira (3).

Para dirigente do MST, país está pagando preço pela despolitização

 

Por Vitor Nuzzi
Da Rede Brasil Atual

 

Um dos líderes do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), que estará incorporado na reunião de amanhã das centrais com a presidenta Dilma Rousseff, Gilmar Mauro avalia que as recentes manifestações trazem também uma crítica às formas tradicionais de organização dos movimentos sociais, que embora importantes “já não dão conta de organizar o conjunto da classe trabalhadora” e das demandas que surgem da sociedade.