Dia 1 de outubro de 2024
MST fortalece sua presença nas eleições com candidaturas próprias em todo o Brasil
A Revolução sem fim
MST Ceará debate a conjuntura política brasileira com a presença de Chico Pinheiro
Comitês Populares no PR: de casa em casa, com batucada, pro Brasil ser feliz de novo
MST lança Rede de Viveiros da Reforma Agrária Popular para potencializar o plantio de árvores
Luta pela Terra na Amazônia: livro recupera saga dos defensores da Reforma Agrária
Escolas do MST são apontadas como exemplo de educação pública na pandemia
Em 2019, terras indígenas foram invadidas de modo ostensivo de norte a sul do Brasil
São muitas terras em poucas mãos
ENFF recebe Festival Sigmaringa Seixas Lula Pela Democracia
MP quer consulta a quilombolas sobre expansão de base de Alcântara
Assentamento comemora 5 anos de unidade de saúde no RS
Artigo | A internet das vacas
Região Sul do MST realiza curso básico de formação de militantes na Vigília Lula Livre
Mulheres lideram atos contra Bolsonaro no Brasil e no mundo
Frente Brasil Popular promete mobilização em mais de 18 estados
Rede de advogados populares completa 20 anos de história
Educadores da Reforma Agrária lançam manifesto pela educação durante o 2° Enera
Movimentos e intelectuais escrevem manifesto de repúdio à Lei Antiterror
Em bate-papo com assentados, médico do MST fala sobre benefício da alimentação sem agrotóxico
“Nossa educação ensina a criança ser sujeito construtora de sua história”
Por Maura Silva
Da Página do MST
Todo mês de outubro, o MST realiza a Jornada Sem Terrinha, que já se consolidou no calendário de lutas do Movimento.
São encontros que acontecem desde 1994 nos estados onde o Movimento está organizado, em que as crianças se envolvem desde sua preparação até a realização da atividade.
O momento da agroecologia é agora, afirma especialista em ciências agrícolas
Por Genevieve Lavoie Mathieu
Do Envolverde/IPS
“É hora de um novo modelo agrícola, que garanta a produção de comida de qualidade suficiente onde mais se necessitar, que conserve a natureza e que preste serviços ao ecossistema de relevância local e mundial”. Em poucas palavras, é a hora da agroecologia.
Sem Terrinha Vanessa: presente na caminhada!
Por João Paulo Medeiros*
Do blog Balada de um Louco
Sonho em ver o dia em que uma vida seja valorizada pelo simples fato de ser uma vida, e não pelo status social que representa. A humanidade não será digna de receber esse nome – humanidade - enquanto o roubo de um celular ou o vidro de um banco quebrado escandalizar mais do que a vida de um pobre roubada por uma bala perdida que é achada em seu corpo negro.
Fotógrafo registra males causados por agrotóxicos e transgênicos
Por Caroline Stevan
Do Letemps*
Durante quase três anos, Álvaro Ybarra Zavala, fotógrafo espanhol, fotografou a indústria alimentar questionando seus excessos.
Algumas de suas fotos em preto e branco foram apresentadas em Perpignan, no Festival de Fotojornalismo Visa pour l’image.
Protocolo de Cartagena retoma conflitos de interesses sobre transgênicos
Do Terra de Direitos
Para o advogado popular da Terra de Direitos que participa da MOP 7, André Dallagnol, interesses econômicos de alguns países pressionam para a não aplicação do Princípio da Precaução. A MOP7 ocorre na Coréia do Sul de 29 de setembro a 03 de outubro.
Organizações repudiam tentativa de desmoralizar programa de alimentos
Conheça a República dos Ruralistas
Por Nathália Clark
Do Greenpeace
Sem Terra passam uma semana sob bala no acampamento Frei Henri, no Pará
Sem Terra marcham até a prefeitura de Itapevi e exigem moradia popular
Povos Indígenas travam mais uma batalha em semana de mobilização
Por J.Rosha
Do Cimi
Até o próximo sábado, 05/10, a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, será arena de mais uma batalha dos povos indígenas para garantir os direitos conquistados na Constituição Federal de 1988. Em torno de mil lideranças, de todo o país, dentre os quais oito do Amazonas, estarão participando da mobilização contra as Propostas de Emendas à Constituição e Projetos de Lei que desfiguram completamente o artigo 231 da CF.
Gerson Teixeira: presente e futuro do mundo rural brasileiro
Por Gerson Teixeira
Em entrevista publicada no jornal Valor Econômico, de 2 de setembro de 2013, o economista Chris Hurt, conceituado especialista em economia rural dos EUA, descartou qualquer cenário de crise estrutural para o agronegócio no futuro.
Chris assegura que o ciclo de alta dos preços agrícolas iniciado há sete anos teria chegado ao fim, com os preços retornando à sua trajetória histórica, mas sem perspectiva de colapso, pois o aperto nas margens seria facilmente suportável pelos produtores.
Escola de assentamento no Paraná fica em primeiro lugar na média do IDEB
Da Página do MST
Uma escola localizada dentro de um dos maiores projetos de assentamento no Paraná foi classificada, neste ano, em primeiro lugar na média municipal do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), no município de Querência do Norte, a 625 km de Curitiba.
Morre o historiador marxista Eric Hobsbawm aos 95 anos
Por Marina Mattar
Do Opera Mundi
Sem Terra discutem fortalecimento da Reforma Agrária no Baixo Sul baiano
Integrantes de movimentos sociais iniciam curso técnico em meio ambiente
“Cabe a nós fazer com que a presidenta vete o retrocesso do Código Florestal”
A resistência da agroecologia frente o poder do agronegócio
“O uso seguro de agrotóxicos é um mito”, afirma especialista
Por Leila Leal
Da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz
Raquel Rigotto, professora do Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), participou como palestrante do Seminário Nacional Contra o Uso de Agrotóxicos, realizado de 14 a 16 de setembro na Escola Nacional Florestan Fernandes – Guararema, São Paulo.
Mulheres camponesas conquistam espaço para comercializar alimentos no RS
Por Bianca Costa
Da Página do MST
Mulheres do assentamento Novo Horizonte II, em Santa Margarida do Sul, na Fronteira Oeste, no Rio Grande do Sul, conquistaram, por meio da luta, um espaço na cidade para a comercialização dos seus produtos.
São 15 mulheres do assentamento que produzem desde doces, queijos, verduras e legumes, massas caseiras, biscoitos, geléias, pães, amendoim, ovos, salames, a produtos artesanais como enfeites, toalhas bordadas, bolsas produzidas com materiais recicláveis e tapetes. O espaço foi cedido pela prefeitura e fica no centro da cidade.
Kátia Abreu usa cadastro da CNA na campanha de Serra
Do Blog da Reforma Agrária
Diante da derrota iminente de José Serra (PSDB), a senadora Kátia Abreu (DEM) vem utilizando a estrutura da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) para fazer campanha para o candidato tucano.
Katia Abreu, presidente da CNA, é coordenadora de finanças da campanha demo-tucana.
Claro que é um direito dela fazer campanha para os candidatos da sua preferência.
No entanto, a latifundiária usa o cadastro de endereços dos filiados da CNA para pedir a ajuda financeira dos produtores rurais à campanha de Serra (veja abaixo).
A grande festa do boi e da riqueza
Por Frei Henri Burin des Roziers
Advogado da Comissão Pastoral da Terra
Assistindo ao espetáculo que foi a Cavalgada de abertura da Feira Agropecuária de Xinguara, no dia 18 de setembro, fiquei impressionado com a grandiosidade do evento, os inúmeros cavalos enfeitados, com seus cavaleiros e amazonas, as carroças, os carros antigos puxados por bois fortíssimos... até uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, com um locutor profissional fazendo uma oração.
Contemplei a apresentação de várias fazendas, destacadamente, daquelas pertencentes ao “Grupo Quagliato”.
TV Educativa do Paraná debate eleições e conjuntura
Nesta sexta-feira (01/10), às 20h15, o Programa Projeto Popular exibido pela TV Educativa do Paraná traz o debate sobre eleições, conjuntura política e movimentos sociais.
Participam do debate Ricardo Oliveira (cientista político e professor da UFPR) e Cesar Sanson (pesquisador da Casa do Trabalhador e da Coordenação dos Movimentos Sociais).
Programa Projeto Popular
Entidades promovem ato em SP pela democracia no Equador
Por Maria Mello
Da Página do MST
Movimentos sociais, sindicais e estudantis brasileiros promovem, na tarde desta sexta-feira (1/10), um ato em defesa da democracia no Equador e contra as ameaças de golpes.
A atividade, prevista para começar às 15h, em frente ao consulado equatoriano em São Paulo (veja endereço abaixo), pretende rechaçar a intenção golpista de sublevação da polícia nacional, que utiliza reivindicações sindicais para tomar com violência quartéis policiais.
“Conflito é resultado da injustiça”O ministro da Justiça e pré-candidato do PT ao governo do RS, Tarso Genro, concedeu entrevista ao jornal do mandato do deputado Marcon (PT/RS) sobre os problemas enfrentados pela sociedade gaúcha na atualidade e sobre a violência e a criminalização dos movimentos sociais.
Leia abaixo trechos da entrevista:
Manifestação em solidariedade ao povo de HondurasFORA GOLPISTAS! Dia 2 de Outubro, sexta-feira MASP – Av. Paulista Concentração a partir das 17h Apoio da sociedade inviabiliza instalação de CPMIA secretaria da Mesa Diretora do Senado informou que o requerimento de criação da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) contra o MST foi arquivado, por conta do número insuficiente de assinaturas de parlamentares para garantir a sua instalação. A senadora Kátia Abreu (DEM-TO), os deputados federais Ronaldo Caiado (DEM-GO) e Onyx Lorenzoni (DEM-RS), líderes da bancada ruralista no Congresso Nacional, protocolaram no dia 17 de setembro um pedido de CPI contra o MST.
Via Campesina participa de Semana de Vídeo Popular em SPA Via Campesina participa da III Semana de Vídeo Popular de São Paulo, na Galeria Olido, no centro da cidade, que acontece entre os dias 1 e 4 de outubro.
Na quinta-feira (1/9), serão exibidos os documentários "Sem Terrinha em Movimento", que retrata a vida das crianças Sem Terrinha, "O Preço da luz é um roubo", sobre o modelo energético brasileiro, e "Crescemos Somente na Ousadia!", vídeo sobre a Marcha Estadual Maria Cícera Neves, realizada em agosto deste ano no estado de São Paulo.
Em SC, população impede projeto da BungeMarcha Estadual do MST em Alagoas começa em Delmiro GouveiaCerca de 1.500 trabalhadores rurais do MST começaram hoje em Delmiro Gouveia a Marcha Estadual por Reforma Agrária e Soberania Popular, exigindo do poder público o desenvolvimento de uma política de Reforma Agrária que vá além da desapropriação de terras, mas garanta crédito para o cultivo, educação e outras demandas das áreas de assentamentos e acampamentos. “Vejo como positivo, pois muitos vêem o Movimento com olhares distorcidos, quando se sabe da real luta que há”, contesta Ronie Von, morador de Delmiro Gouveia que assistiu ao começo da Marcha.
Projeto autoriza terceirização rural e facilita ação de “gatos”Da Repórter Brasil
Movimentos cobram atitude do Ibama quanto à usina de Belo MonteCerca de quarenta representantes dos movimentos sociais participaram ontem (30/9) de um ato político no Ibama, com a presença da imprensa local, para a entrega de um manifesto e um documento apresentando os principais questionamentos e considerações dos movimentos sociais e povos da região acerca do AHE Belo Monte.
MST será homenageado com Ordem do Mérito CulturalA Ordem do Mérito Cultural de 2008, que terá como tema o centenário de morte de Machado de Assis, homenageará o Coletivo Nacional de Cultura do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), na próxima semana. Na solenidade de condecoração,… Ação da polícia gaúcha é comparada ao AI-5Os movimentos sociais, em especial o MST, têm sido criminalizados por diversas instituições públicas estaduais do Rio Grande do Sul. Entre elas, o Ministério Público Estadual, o Poder Judiciário e a Brigada Militar – a Polícia Militar gaúcha. A conclusão… Conselho de direitos humanos aponta criminalização no RSOs movimentos sociais, em especial o MST, têm sido criminalizados por diversas instituições públicas estaduais do Rio Grande do Sul. Entre elas, o Ministério Público Estadual, o Poder Judiciário e a Brigada Militar – a Polícia Militar gaúcha. A conclusão… Tensão no campo se agrava no MaranhãoEsta situação se passa principalmente na parte sul do estado, onde o agronegócio vem tentando se consolidar. Na região, três acampamentos do MST passam por condições difíceis devido às ameaças de despejos forçados por parte de pistoleiros organizados pelos latifundiários… Marcha Popular pela Terra e pela Vida tem início no Espírito SantoComeçou hoje, dia 1° de outubro, a Marcha Popular pela Terra e pela Vida no Espírito Santo. Cerca de 200 marchantes, de vários municípios, saíram em caminhada pelo centro do município de São Mateus, norte do estado, para apresentar a… Justiça dá prazo de dez dias para que Vale indenize índios Xikrin no ParáGisele Barbieri, Radioagência NP A Justiça Federal em Marabá, no estado do Pará, concedeu um prazo de dez dias para que a Companhia Vale do Rio Doce, deposite a quantia de R$ 1,3 milhão ao povo indígena Xikrin. O pagamento,… MPA ocupa área da Aracruz em CanguçuNesta segunda-feira, 1° de outubro, integrantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) ocuparam uma área da transnacional Aracruz Celulose em Canguçu, a 5 km da BR-116, no sul do Rio Grande do Sul. Os cerca de 500 camponeses querem denunciar… Sem Terra bloqueiam pedágio em Marquês de Souza (RS)Cerca de 600 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam, hoje pela manhã, a praça de pedágio da BR-386 em Marquês de Souza, no Vale do Taquari. As famílias abriram as cancelas e estão deixando a população… Trabalhadores rurais doam sangue em Caxias do SulCerca de trinta integrantes do MST doaram sangue na tarde da última sexta-feira, 28, no Hemocentro de Caxias do Sul. Os Sem Terra integram uma das colunas do MST que marcham pelo Rio Grande do Sul. A doação de sangue… Carta del Presidente Evo Morales a los representantes miembros de la Naciones Unidas sobre el medio ambienteRespetemos a nuestra Madre Tierra Hermanas y hermanos Presidentes y Jefes de Estado de las Naciones Unidas: El mundo tiene fiebre por el cambio climático y la enfermedad se llama modelo de desarrollo capitalista. Mientras en 10.000 años la variación… Rússia aprova adesão a Protocolo de QuiotoApós dez anos de discussão o governo russo aprovou sua adesão ao Protocolo de Quioto, que estabelece metas para reduzir a emissão de dióxido de carbono (CO2). A medida permite a implantação do Protocolo, que exige que os países signatários… “A história da luta pela terra e o MST” é selecionado para o programa Livro Aberto do governo federalA Editora Expressão Popular teve três livros selecionados programa Livro Aberto, lançado pelo governo federal este ano. O objetivo do programa é adquirir livros considerados importantes para os acervos públicos. Eles serão destinados a municípios que ainda não têm biblioteca.… Cocaleros sofrem repressão na BolíviaCom Alai No dia 28 de setembro, a população de Bustillos, região de Cochabamba,na Bolívia viveu um enfrentamento entre as Forças Armadas e os produtores de coca. O resultado foi um morto, 19 feridos e muitos presos. O cocalero Juan… |