Dia 14 de dezembro de 2024

Exame de DNA identifica corpo de Nicinha

Exame de DNA identifica corpo de Nicinha

Polícia Técnico-Científica de Rondônia confirmou que o corpo encontrado há seis meses no lago da barragem da Usina Hidrelétrica Jirau é da militante do MAB

Sem Terra montam acampamento no Milton Santos para resistirem ao despejo


Da Página do MST

Ao longo de toda parte da manhã desta sexta-feira (14), cerca de 400 trabalhadores rurais do MST realizaram um ato político no município de Americana, interior de São Paulo, para protestarem contra a reintegração de posse do Assentamento Milton Santos.

Desapropriação de reserva indígena no MT escancara a violência do latifúndio


Da página do MST

Desde o início dessa semana, a desapropriação das fazendas ocupadas de forma ilegal na área indígena de Marãiwatsédé começou a ser executada. Os despejos ocorrem pelo fato da área ser uma reserva indígena destinada à tribo Xavante.

Os posseiros e fazendeiros que serão despejados agravam a tensão na região, criando conflitos com as forças de segurança que exercem a desapropriação e ameaçando figuras históricas na defesa dos direitos indígenas, como o bispo emérito de São Félix do Araguaia, Dom Pedro Casaldáliga.

Entidades denunciam os males do monocultivo de eucalipto em MS


Da CPT

A Comissão Pastoral da Terra - Equipe Três Lagoas/MS, junto a outros setores sociais do município de Três Lagoas, vêm alertando e denunciando os graves impactos socioambientais que o monocultivo do eucalipto e as gigantescas indústrias de celulose-papel já estão causando nos céus, nas águas e nas terras da microrregião leste do estado de Mato Grosso do Sul.

Audiência discute Código Florestal na Assembleia Legislativa de Minas Gerais


Da Página do MST
 

Nesta quarta-feira (14/12), às 19h, os movimentos da Via Campesina, entidades ambientalistas e cientistas participam de uma audiência na Assembleia Legislativa do estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte, para discutir as mudanças no Código Florestal, convocada pelo deputado estadual deputado Rogério Correia (PT).

Embaixador dos Estados Unidos apoia projeto de Aldo Rebelo


Da Página do Wikileaks

O Código Florestal, cuja proposta de regime de urgência para alteração volta à plenária da Câmara hoje, foi tema de um telegrama escrito pelo embaixador americano no Brasil, Thomas Shannon, em fevereiro deste ano.

Shannon transmite uma visão favorável à redução da Reserva Legal - uma das principáis propostas do projeto de lei de de autoria de Aldo Rebelo.

MST cobra punição de assassinos de trabalhadores rurais

 
Da Página do MST

O MST exige Justiça e cobra a punição para os assassinos dos agricultores Vanderlei das Neves e José Alves dos Santos, que mortos de forma brutal em emboscada na Fazenda Pinhal Ralo, no dia 16 de janeiro de 1997, na cidade de Rio Bonito do Iguaçu (PR).

Nesta terça-feira, acontece o julgamento dos assassinos, em Laranjeiras do Sul (PR).

Pesquisadores aprovam moção contra o uso de agrotóxicos


Da Página do MST

O 1º Simpósio Brasileiro de Saúde Ambiental, realizado entre 6 a 10 de dezembro, na cidade de Belém (PA), aprovou uma moção contra o uso dos agrotóxicos.

"Estudos evidenciam que o nível e a extensão do uso dos agrotóxicos no Brasil está comprometendo a qualidade dos alimentos e da água para o consumo humano", afirmam os pesquisadores na moção.

PM atua como Poder Judiciário e expulsa Sem Terra no interior de São Paulo

Na manhã do último sábado (12/12), uma ocupação conjunta numa área utilizada ilegalmente pela Usina Ester foi reprimida pela PM em Americana (SP). Os policiais intimidaram e coagiram os trabalhadores, e utilizaram tratores da própria empresa para derrubar os barracos dos acampados na desocupação da área. As cerca de cem famílias foram retiradas de terras que a usina não prova serem suas, mas explora para monocultivo de cana-de-açúcar. A área, que fica próxima ao Acampamento Milton Santos, do MST, em Americana, fora ocupada no amanhecer do mesmo dia.

MST recebe homenagem na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro

No Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12), a comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), presidida pelo deputado Marcelo Freixo (PSOL) e pelo vice deputado Alessandro Molon (PT), prestaram homenagem a entidades e personalidades com o prêmio Centenário Dom Hélder Câmara. O prêmio foi dado ao Coletivo de Gênero do MST, pelas ações desenvolvidas na defesa dos Direitos Humanos e na organização da luta das mulheres pela Reforma Agrária e Soberania Alimentar. A militante Nívia Regina recebeu o prêmio em nome do Movimento.

MTD ocupa fazenda no Distrito Federal

O Movimento dos/das Trabalhadores Desempregados do DF ocupou, na última sexta-feira (11/12), a Fazenda Sálvia, em Sobradinho. O assentamento nesta área - que oficialmente está destinada à Reforma Agrária - vinha sendo impedido pela inação dos órgãos competentes para tal (Incra, Embrapa...). Segue, abaixo, nota de apoio que explica o motivo da ocupação e a luta que os trabalhadores do MTD vêm travando há mais de 4 anos por condições dignas de moradia e trabalho. Nota de apoio ao assentamento das famílias do Movimento dos Trabalhadores Desempregados do Distrito Federal – MTD-DF

”É mentira chamar isso de ‘desenvolvimento’”

Hidrelétrica de Belo Monte, Convenção do Clima em Copenhague, política e meio ambiente. Estes foram os temas da entrevista que a IHU On-Line realizou, por e-mail, com o professor da Universidade Federal do Pará, Rodolfo Salm. Ele acredita que “o efeito mais devastador destas grandes barragens projetadas para a Amazônia é que elas estão desencadeando uma fortíssima onda de imigração humana para esta região, movida pelas falsas promessas de desenvolvimento, das dezenas de milhares de empregos temporários criados, e do aprimoramento da infraestrutura”.

Agricultores dão início a manifestações por habitação em Goiás

NOTA À IMPRENSA Nós, do Movimento Camponês Popular (MCP) começamos, a partir das 7h desta segunda-feira (14/12), uma série de manifestações junto às agências da Caixa Econômica Federal, em Goiás. Estão presentes cerca de 2,5 mil famílias camponesas, que ocupam aproximadamente 12 agências da Caixa Econômica Federal. Entre os municípios onde ocorrem as manifestações, estão Catalão, Caldas Novas, Silvânia, Cidade de Goiás, Itapuranga, Ceres, Rialma, Jaraguá, Niquelandia.

Os fatos que a COP 15 se recusa a discutir

Por Luiz Zarref* Nos últimos anos tanto o MST quanto a Via Campesina do Brasil têm sido sistematicamente acusados de perder seu foco, ao realizarem ações contra o agronegócio e suas transnacionais, como a Aracruz, a Syngenta, a Monsanto, e contra outras grandes corporações, como a Vale. Atendendo ao conclame da direita, diversos colunistas teceram as mais diversas teses sobre a suposta confusão dos movimentos populares camponeses do Brasil.

MST é homenageado em Pernambuco

Na última quinta-feira (10/12), a cidade de Olinda concedeu ao MST, por meio da Câmara Municipal, a Medalha de Direitos Humanos Dom Helder Câmara. Como dizia o Bispo dos Pobres Dom Helder,“é graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca.”

Nota da CNBB sobre a Conferência de Copenhague

“Toda a criação espera ser libertada da escravidão” (cf. Rm 8,21). Entre os dias 7 e 18 de dezembro, realiza-se a Conferência da ONU sobre Meio Ambiente - COP 15, em Copenhague. As decisões que serão tomadas pelos governantes terão impacto no futuro da humanidade e em todas as formas de vida no Planeta.

Greve de frei Cappio ganha destaque na Itália

A greve de fome do bispo de Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio, atraiu a atenção da imprensa internacional. O jornal italiano “Corriere della Sera” trazia ontem em sua página na Internet uma reportagem com o bispo, que completa hoje,…

Estudantes e MST organizam I Estágio de Vivência em São Paulo

Entre os dias 5 e 23 de fevereiro, acontece em São Paulo o I Estágio Interdisciplinar de Vivência (EIV). O objetivo do EIV é proporcionar aos estudantes universitários, além de um curso de formação, a possibilidade de vivenciar as realidades…

Polícia despeja atingidos por barragem em SC

A Polícia Militar de Santa Catarina realizou hoje o despejo de cerca de 800 agricultores que estavam acampados no canteiro de obras da Barragem Foz do Chapecó, no município de Águas do Chapecó. Os agricultores estavam acampados no local há…

Direitos humanos de Sem Terra em Felisburgo são violados, aponta relatório

O relatório elaborado pela Abrandh (Ação Brasileira de Nutrição e Direitos Humanos), a partir de depoimentos de trabalhadores rurais do acampamento Terra Prometida e em visita ao local, aponta as principais violações de direitos humanos cometidas contra as famílias sem-terra…

Camponeses e camponesas continuam protestos em rodovias no MS

Cerca de três mil trabalhadores e trabalhadoras rurais do MST e de outros movimentos sociais do campo continuam hoje os protestos para pressionar o governo federal a comprar as fazendas Santo Antônio e Caburí, de propriedade do grupo Bertin, em…

Lembo recebe MST para discutir Reforma Agrária em SP

O MST será recebido hoje pelo governador de São Paulo, Cláudio Lembo (PFL), em audiência para discutir a realização da Reforma Agrária nas terras devolutas do estado. A reunião começa às 17h00, no prédio da Secretaria Estadual de Justiça, na…

Período de colheita muda férias escolares no Maranhão

A Prefeitura Municipal de Bom Jardim (MA), através da secretária de Educação, antecipou as férias escolares de julho para o mês de maio. O período é justamente o da colheita de legumes, que provoca muitas faltas e até mesmo evasão.…

Indígenas desocupam porto após acordo com Márcio Thomas Bastos

Na terça-feira (12/12), 300 indígenas Tupinikim e Guarani ocuparam o porto da empresa Aracruz Celulose para reivindicar a demarcação de 11.009 hectares de suas terras. Ontem, após uma reunião com representantes da Funai (Fundação Nacional do Índio) em que ficou…

Indígenas desocupam porto após acordo com Márcio Thomas Bastos

Na terça-feira (12/12), 300 indígenas Tupinikim e Guarani ocuparam o porto da empresa Aracruz Celulose para reivindicar a demarcação de 11.009 hectares de suas terras. Ontem, após uma reunião com representantes da Funai (Fundação Nacional do Índio) em que ficou…

Governo permite violação dos Direitos Humanos

O setor de Direitos Humanos do MST divulgou nesta semana um relatório com levantamento parcial das violações dos direitos dos trabalhadores rurais sem terra em 2001. No documento, demonstra-se que o governo brasileiro age de forma a atacar e destruir…