Dia 13 de dezembro de 2023

Em Minas Gerais, MST cultiva a luta popular há 25 anos


Da Página do MST


O MST em Minas Gerais surgiu no dia 12 de fevereiro de 1988, com a ocupação feita por 400 famílias na fazenda Aruega, município de Novo Cruzeiro na região do Jequitinhonha. Hoje o movimento conta com cinco mil famílias no estado, sendo duas mil já foram assentadas em 42 áreas conquistadas.

No Rio, feira reafirma necessidade da Reforma Agrária



Por Alan Tygel
Da Página do MST


Durante dois dias, assentados e assentadas da reforma agrária expuseram os produtos de seu trabalho no Largo da Carioca, centro do Rio. Objetivo foi dialogar com a população e mostrar a importância de uma reforma agrária popular no contexto atual.

TJ anula júri que absolveu acusado de participar de assassinato de Sem Terra



Por Terra de Direitos



Na tarde desta quinta-feira (12) o Tribunal de Justiça do Paraná determinou que Augusto Barbosa da Costa, acusado de participar do assassinato do trabalhador rural sem terra Sebastião Camargo Filho, seja submetido a novo julgamento pelo Tribunal do Júri de Curitiba.

Augusto é acusado de integrar milícia armada que realizou, em fevereiro de 1998, despejo forçado ilegal na fazenda Boa Sorte, município de Marilena/PR.

PM realiza ação violenta contra famílias Sem Terra no Pará



Da CPT


A Comissão Pastoral da Terra (CPT) de Tucuruí e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Breu Branco (STTBB) denunciam ação truculenta da polícia militar contra famílias acampadas na fazenda Três Poderes, em Tucuruí, sudeste do Pará.

“Governo abandonou Reforma Agrária iludido com agronegócio”, diz Stedile


Por Celso Horta
Do jornal ABDC MAIOR

Há mais de 30 anos na luta dos trabalhadores rurais sem terra, João Pedro Stédile, um gaúcho descendente de italianos, ficou conhecido pela forma direta como manifesta suas opiniões políticas. O coordenador do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) avalia que o Brasil passa por um refluxo no movimento popular. Stédile dá nota oito para a presidente Dilma Rousseff e cinco para todo o governo, que para ele reúne setores da burguesia e dos trabalhadores.

MST produz uva orgânica mais barata em SP

 

Da Página do Ministério
do Desenvolvimento Agrário

 

Os assentamentos rurais localizados da Grande São Paulo têm mostrado que é possível produzir alimentos orgânicos com preços atrativos. A colheita deste ano estimada em 7 mil caixas de 3 quilos de uva, produzida sem agrotóxicos, será vendida a R$ 5 o quilo, enquanto o preço da uva convencional gira em torno de R$ 7 o quilo no mercado.

Sem Terra Adilton Laureno de Sousa, o “Piauí”, morre em acidente de trânsito

 

É com muita dor e perda que informamos que perdemos Adilton Laureno de Sousa, o “Piauí”, como era mais conhecido.

O companheiro ia se formar com nossa turma Fidel Castro do curso de História dos Movimentos Sociais na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Militante do setor de formação, diretor de uma de nossas escolas do campo no estado do Piauí, Adilton foi um grande companheiro e militante desta organização.

O acidente de moto aconteceu em uma das curvas de João Pessoa, na manhã do dia 13 de dezembro, às 6 horas.

MST comemora 15 anos de lutas e conquistas no Rio em festa com amigos

 


Por Leandro Uchoas
Especial para a Página do MST



Reunidos pelo afeto e pela militância, todos sabiam que não era aquele o momento mais nobre, nem o local mais importante. Sabiam que, representados por aquelas pessoas, havia muitas outras, e simbolizados por aquelas danças, o suor e a lágrima de uma década e meio: anos a fio de reuniões, ocupações, mobilização e resistência.

Governo federal concede de novo privilégios para latifundiários desmatadores

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Vinicius Mansur
De Brasília (DF)

 

Foi publicado no Diário Oficial da União da última sexta-feira (9), o decreto 7.640 que prorroga as multas aplicadas a proprietários rurais que descumprem a atual lei ambiental por desmatamento. Eles estarão isentos da punição até 11 de abril de 2012. O decreto anterior que suspendia as multas venceu neste domingo (11).

CPT denuncia que mega obra de Eike Batista ameaça comunidades no Rio

 

Da Comunicação CPT

 

A Coordenação Nacional da CPT vem a público denunciar a desapropriação das famílias das comunidades Água Preta, Barra do Jacaré, Sabonete, Cazumbá, Campo da Praia, Bajuru, Quixaba, Azeitona, Capela São Pedro e Açu, do 5º Distrito, do município de São João da Barra, RJ.

MST recebe Prêmio CUT Democracia e Liberdade Sempre. Veja ao vivo


 

 

A cerimônia de entrega do 1º Prêmio CUT Democracia e Liberdade Sempre, que faz homenagem a personalidades e entidades que lutaram pela redemocratização do Brasil e as que lutam para aperfeiçoar o regime democrático brasileiro, será realizada nesta terça-feira (13), às 19h30, no TUCA (Teatro da Universidade Católica), em São Paulo.

Curso Sindical forma trabalhadores rurais e camponeses para a luta

 

Por Geanini Hackbardt
Da Página do MST

 
A Articulação dos Empregados Rurais de Minas Gerais (ADERE), em parceria com o MST, realiza o curso de formação política para trabalhadores e militantes de sindicatos rurais, no Assentamento Primeiro do Sul, em Minas Gerais.

A região é palco de um dos maiores conflitos de luta pela terra – Usina Ariadnópolis – e da exploração de milhares de trabalhadores todos os anos, nas colheitas de café. O curso, dividido em cinco módulos, iniciou em outubro e, no sábado, 26 de novembro, encerrou a segunda etapa.

Análise do Programa de Aquisição de Alimentos


Por Vanessa Ramos
Da Página do MST


O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado em 2003, tem garantido a comercialização de produtos agrícolas de assentados e pequenos agricultores, em determinadas regiões brasileiras. Dessa forma, o governo federal busca viabilizar o acesso a alimentos a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Via Campesina rechaça proposta de mudanças no Código Florestal


Da Página do MST

Diante da pressão da bancada ruralista para aprovar neste ano o relatório do deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB), que flexibiliza o Código Florestal, os movimentos que compõem a Via Campesina Brasil reafirmam a sua posição pela manutenção da legislação vigente e contra o relatório em discussão.

STJ garante curso de veterinária para Sem Terra no RS


Por Bianca Costa
Da Página do MST


Depois de seis anos de batalhas judiciais, trabalhadores Sem Terra conquistaram o direito de estudar o curso de Medicina Veterinária, na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), na região Sul do Rio Grande do Sul (RS).

O ministro Herman Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), deu voto favorável à realização do curso. A sentença saiu em novembro deste ano.

Em 2008, o Ministério Público Federal de Pelotas entrou com uma liminar para barrar a matrícula dos estudantes aprovados no vestibular.

MST lança Agenda 2011 em São Paulo


Da Página do MST

O MST faz o lançamento da Agenda 2011 nesta quarta-feira, às 19h, na livraria da editora Expressão Popular, no centro de São Paulo.

Na atividade, acontece um debate com João Paulo Rodrigues, da coordenação do MST, que vai apresentar um balanço das lutas do Movimento neste ano e as perspectivas para 2011.

Clique aqui para comprar a Agenda MST 2011

“COP 16 fortaleceu o mercado na preservação ambiental”


Por Vinicius Mansur e Viviane Rojas
De Cancún (México)
Do Brasil de Fato

Comparada com a Conferência das Partes da ONU sobre Mudança Climática (COP 15) realizada em dezembro de 2009 em Copenhague (Dinamarca), a COP 16, que acontece entre os dias 30 de novembro e 10 de dezembro em Cancún (México), está bastante esvaziada.

Pior, depois das frustrações geradas pelo fracasso nas negociações para redução de carbono no ano passado, o encontro deste ano pode caminhar para trás.

Estrangeiros controlam 1 milhão de hectares no Mato Grosso


Por Laís Costa Marques
Da Gazeta Digital

Aproximadamente 20% das terras brasileiras pertencentes a estrangeiros em todo o país está concentrada em território mato-grossense.

São 844,027 mil hectares de terras nas mãos de empresas e pessoas de outros países, porém este número pode ser ainda maior porque, apesar de ter capital estrangeiro, alguns grupos abrem firma no país e compram propriedades como se fossem brasileiros.

Integrantes da Via Campesina fazem jejum no Distrito Federal

Parte de uma ação nacional em solidariedade ao Bispo Luiz Cappio, que hoje completa 16 dias sem comer em protesto contra o projeto de transposição de águas do rio São Francisco, cerca de 15 integrantes da Via Campesina iniciaram, na…

No Rio, movimentos sociais lançam carta pela vida de Dom Cappio

No último dia 10, diversas atividades marcaram a Jornada Nacional de Luta contra as Transnacionais, organizada pela Via Campesina, em todo o Brasil. No Rio de Janeiro, duas cartas foram lançadas como instrumento comum de luta entre os movimentos sociais…

CNBB lança nota em apoio à greve de fome de Dom Luiz

Em nota divulgada ontem, dia 12, a Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) afirmou que a atitude do bispo dom Luiz Cappio “são motivados por seu espírito de pastor que ama seu povo”. Na nota a CNBB também reafirma…

Via Campesina faz homenagem a trabalhador assassinado pela Syngenta

Os camponeses da Via Campesina, realizam nesta sexta-feira, dia 14, um ato político em homenagem ao trabalhador Valmir Mota de Oliveira (Keno), e em solidariedade às famílias que permanecem no Acampamento Terra Livre, área experimental de transgênicos da Syngenta, em…

MOÇÃO DE REPÚDIO À SYNGENTA PELA VIOLÊNCIA CONTRA TRABALHADORES

Nós, abaixo-assinados, repudiamos veementemente as ações violentas praticadas contra os trabalhadores rurais do Paraná, que ocuparam em 21 de outubro o campo de experimentos transgênicos da Syngenta, em Santa Tereza do Oeste, Paraná, como forma legítima de reivindicar que a…

CARTA DO RIO PELA VIDA DE DOM CAPPIO E CONTRA A TRANSPOSIÇÃO

O Rio São Francisco é uma das maiores riquezas naturais do nosso país e vem sofrendo com as violentas ações do desmatamento, o assoreamento, a poluição, as barragens e o avanço indiscriminado do agronegócio na Caatinga e no Cerrado. Sabemos…

Advogado dos Sem Terra Aton Fon Filho recebe prêmio Direitos Humanos

O advogado do MST, Aton Fon Filho, recebe hoje no Palácio do Planalto, em cerimônia com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Prêmio Direitos Humanos 2006, concedido pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Criado em 1995,…

Indígenas Tupinikim e Guarani mantêm ocupação em porto da Aracruz

Desde ontem, cerca de 300 indígenas Tupinikim e Guarani ocupam o Portocel, porto por onde a empresa Aracruz Celulose escoa sua produção, localizado em Barra do Riacho, município de Aracruz (ES). Apesar da ocupação pacífica, cerca de 500 trabalhadores do…

“Inimigo é a parceria entre latifúndio, agronegócio e empresas transnacionais”

Fonte Fazendo Media Marina dos Santos, integrante da Coordenação Nacional do MST, é filha de um pequeno agricultor catarinense que perdeu a terra na década de 1980 por dívidas, contraídas para desenvolver o plantio. Depois disso, ela e sua família foram para a cidade trabalhar como bóias-frias. Em 1989, decidiu ser freira para poder trabalhar e estudar. Aos 15 anos, foi com um padre a um acampamento e, quando viu a forma de organização no local, entrou para o MST. Quais as diferenças entre o governo FHC e o governo Lula, no que diz respeito ao MST?

MAB protesta contra construção da barragem Foz do Chapecó

Cerca de 800 integrantes do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) e da Via Campesina realizam protesto nesta quarta-feira no canteiro de obras da barragem Foz do Chapecó, no município de Águas do Chapecó (SC). De acordo com o MAB,…

CMS entrega documento com propostas para presidente Lula

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recebe na manhã de hoje representantes da CMS (Coordenação dos Movimentos Sociais), da qual faz parte o MST. Os movimentos foram convidados pelo presidente para apresentar os desafios e prioridades para…

Milhares resistem em Oaxaca

Por Pedro Carrano, Fonte Agência Brasil de Fato Domingo, dia 10 de dezembro, milhares de mexicanos caminharam juntos, envoltos por uma corda que se estendia do começou ao fim da Oitava Megamarcha convocada pela Assembléia Popular dos Povos de Oaxaca…

Movimentos e entidades fazem vigília por um Brasil sem transgênicos

Com o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância de se manter o Brasil livre do milho geneticamente modificado, trabalhadores e trabalhadoras rurais, integrantes de ONGs (Organizações Não-Governamentais) ambientalistas e entidades da sociedade civil promovem desde a manhã de…

Famílias protestam em rodovia no Ceará

Cerca de 150 famílias de trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra da região da Várzea ocuparam nessa manhã a rodovia BR 230 nas imediações do município de Cajá (CE). As famílias esperam a presença de um representante do Incra (Instituto Nacional…

Renda não acompanha o crescimento

Renda não acompanha o crescimento 13/12/2004 Por Lauro Veiga Filho Fonte Jornal Brasil de Fato A economia brasileira atingiu um crescimento acumulado de 5,3% nos nove primeiros meses deste ano, na comparação com igual período de 2003, quando havia registrado…

Direitos humanos tornam-se arma contra violência no campo

Direitos humanos tornam-se arma contra violência no campo 15/12/2004 Por Patricia Bonilha Fonte Agência Carta Maior “A terra é o núcleo articulador de vários direitos fundamentais. Precisamos da terra para comer, morar, trabalhar e produzir, para estabelecermos as nossas comunidades;…

Fazenda é reocupada em Minas Gerais

Informativos – Últimas do MST Fazenda é reocupada em Minas Gerais 13/12/2004 No último sábado, dia 11 de dezembro, trabalhadores rurais Sem Terra reocuparam a Fazenda Casa Grande, situada a 18 quilômetros do município de Esmeraldas, interior de Minas Gerais.…

Acampamento no sudoeste de São Paulo sofre despejo

Informativos – Últimas do MST Acampamento no sudoeste de São Paulo sofre despejo 13/12/2004 Na última sexta-feira, dia 10, uma ordem de despejo deu prazo de dez dias para que 120 famílias do MST deixassem uma área ocupada em Buri,…