Dia 3 de setembro de 2024

Jornada Nacional de Muralismo: Ocupação Penha Pietra’s, em SP

Em 4 de agosto, artistas que participavam da pintura de uma empena em um edifício na Rua da Consolação, em São Paulo, foram vítimas de "ataque sionista". A atividade faz parte da Jornada Nacional de Muralismo em defesa da Palestina, organizada pelo MST em diversas cidades do Brasil

MULHERES EM LUTA: SEMEANDO RESISTÊNCIA!

MULHERES EM LUTA: SEMEANDO RESISTÊNCIA!

O encontro se aproxima e "é tarefa de todas nós nos envolvermos, motivarmos, convocarmos as mulheres acampadas e assentadas pra se envolver nesse amplo processo de construção do nosso encontro"

MPF acusa ruralistas de interferirem ilegalmente na PEC das terras indígenas


Por Stefano Wrobleski
Da Repórter Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) iniciou uma investigação contra a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) por interferência indevida na tramitação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215, que tenta transferir ao Congresso Nacional a competência pela demarcação de terras indígenas no país.

“Nossa luta é contra os agrotóxicos e pela vida”, diz membro de campanha

Pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA)

O Brasil é há anos o campeão mundial no consumo de agrotóxicos. É nesse cenário que os movimentos sociais ligados à agricultura familiar camponesa vêm lutando em defesa de um modelo mais justo e saudável.

Criada em 2011, a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida, composta por mais de 50 entidades e diversos segmentos da sociedade civil, tem lutado por transformações nessa conjuntura. Reduzir os impactos dessa substância na saúde da população brasileira é um dos seus objetivos.

Debate sobre sementes do Xingu é realizado na USP

Da Página da CPT

Nesta quarta-feira (03/09), a partir das 14h00, será realizado no anfiteatro Ciências Florestais, na Escola Superior de Agricultura da USP (ESALQ), o evento “Diálogos e Saberes entre Rede de Sementes do Xingu e Ciências Florestais”.

O evento tem como finalidade estimular processos de troca de conhecimentos sobre a produção e tecnologia de sementes florestais, entre coletores e técnicos da Rede de Sementes do Xingu, estudantes e professores da ESALQ.

Juventude Sem Terra realiza curso de formação no Rio Grande do Sul

Da Página do MST
 

Formar seres humanos mais plenos e que sejam sujeitos da sua própria história, dando continuidade as lutas sociais de que são herdeiros. 

Com este objetivo, iniciou-se no dia 1º de setembro o “curso de formação em trabalho e gestão coletiva com os educandos e educandas das escolas itinerantes e dos assentamentos do Paraná”, realizado no Instituto de Educação Josué de Castro (IEJC), em Veranópolis (RS).  

MST denúncia violação de Direitos Humanos no Acampamento Dom Tomás Balduíno


Da Página do MST


A ocupação da Agropecuária Santa Mônica, hoje denominada Acampamento Dom Tomás Balduíno, está em seu terceiro dia e tem sofrido a conivência do aparato de segurança governamental com o latifúndio.

Em nota, o MST ressalta que apesar dos esforços em estabelecer uma negociação pacífica pela destinação da área para a reforma agrária, a preponderância do uso de poder político e econômico em favor do interesses do Senador Eunício tem neutralizado as negociações e tornado a situação crítica para os trabalhadores na região.

Presidente da Câmara anuncia instalação da PEC 215 para esta quarta-feira

 
Da APIB

A histórica ocupação do plenário Ulisses Guimarães, da Câmara dos Deputados, realizada por cerca de 700 indígenas em abril deste ano, está prestes a ser desconsiderada pelo presidente da Casa, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN).

Cumprindo compromisso assumido com os ruralistas, ele anunciou para amanhã, dia 4, a instalação da Comissão Especial referente à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215.

Lobby por agrotóxico na Anvisa é um inferno, diz ex-gerente


Por Tiago Mali
Da Revista Galileu

Luiz Cláudio Meirelles, ex-gerente de toxicologia da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi exonerado do cargo em novembro de 2012 quando denunciou um esquema de corrupção para aprovar 7 princípios ativos de agrotóxicos mais rapidamente.

Grileiros querem despejar Sem Terra para especular com área ocupada no TO

Da Página do MST

Mais de 200 famílias Sem Terra correm o risco de serem despejadas de um acampamento próximo a Agrotins, em Tocantins.

Há mais de dois meses acampadas, as famílias receberam na última sexta-feira (30) uma liminar de reintegração de posse expedida pelo Juiz Zacarias Leonardo, da 4ª vara cível de Palmas.

A área conta com mais de 157 hectares e está a 20 km de Palmas. Em 17 de dezembro de 2010, ela foi vendida pelo Instituto de Terras do Estado do Tocantins (Intertins) a Benedito Neto de Faria e Rossine Aires Guimarães.

Três anos de impunidade do assassinato de José Valmeristo Soares no Pará

Da Página do MST

Há exatos três anos, o militante do MST José Valmeristo Soares, mais conhecido como Caribé, entrou para a lista das vítimas da violência no campo brasileiro. Somente no estado do Pará, 231 trabalhadores e trabalhadoras foram assassinados entre os anos de 1996 e 2010.

Dirigente do Acampamento Quintino Lira, em Santa Luzia do Pará, Caribé contribuía na ocupação da Fazenda Cambará, junto a 150 famílias. Na época ocupada há dois anos, os Sem Terra disputavam a posse da área com o Deputado Federal e Pastor Josué Bengstson (PTB).

Pesquisa mapeia contaminação por agrotóxicos em MT


Do Painel Florestal*

Uma pesquisa deve avaliar em 50 cidades mato-grossenses a presença de contaminação por agrotóxicos. Desenvolvida pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e pela Fundação Oswaldo Cruz, as cidades escolhidas tem em comum a produção agrícola em larga escala, associada ao uso intensivo de insumos.

Militantes de movimentos sociais visitam Venezuela e conhecem avanços do país

Por José Coutinho Júnior
Da Página do MST

Militantes de movimentos sociais brasileiros e de outros 20 países visitaram a Venezuela no mês de agosto e participaram de um intercâmbio da juventude, no qual viram as mudanças sociais implantadas durante o governo de Hugo Chávez.

De volta ao Brasil, Marcos Freitas, da Consulta Popular, Ana Paula Botelho, do setor de produção do MST, e Joca Madruga, fotógrafo do jornal Brasil de Fato, contam suas experiências na Venezuela de Chávez.

Greenpeace alerta: ainda tem carne suja na mesa


Da Página do Greenpeace

Entre queimadas, gado continua a pastar ilegalmente pela Flona do Jamanxim, área protegida no Pará. O problema não é novo, nem é restrito à unidade (veja mapa abaixo).

[img_assist|nid=10529|title=|desc=|link=none|align=center|width=640|height=426]

Camponeses das Américas organizam congresso no Equador

[img_assist|nid=10525|title=|desc=|link=url|url=http://www.cloc-viacampesina.net/|align=right|width=300|height=430]
Por Mariana Duque
Da Página do MST

A articulação dos movimentos camponeses e indígenas do continente americano e da luta e incidência política são os objetivos que permeiam o 5º Congresso da Coordenação Latino Americana de Organizações do Campo (CLOC), no mês de outubro, em Quito, no Equador.

Madeireiros provocam confronto em assentamento no Pará


Da Radioagência NP

Em Anapu (PA), o clima é de tensão no assentamento do Projeto de Desenvolvimento Sustentável Esperança. O assentamento fica na região onde a missionária Dorothy Stang foi assassinada há cinco anos. Nas últimas semanas, madeireiros adentraram no Projeto para furtar madeira, provocando conflito com os assentados. Caminhões de madeireiros chegaram a ser incendiados.

Ouça a reportagem na RadioagênciaNP

CLOC lança página na internet

[img_assist|nid=10525|title=|desc=|link=url|url=http://www.cloc-viacampesina.net/|align=right|width=447|height=640]
Nos marcos do 5º Congresso da CLOC, que acontecerá de 8 a 16 de outubro, em Quito, no Equador, a Coordenação Latino Americana de Organizações do Campo lança sua página oficial na web.

Clique aqui e acesse a página

A página é o esforço de todos os movimentos sociais camponeses, indígenas e negros que se articulam, desde 1994, na CLOC.

“Atualização dos índices é legal e necessária”, afirma PT

Em nota divulgada nesta quinta-feira (3/9), Partido dos Trabalhadores reivindica atualização dos índices de produtividade da terra, anunciada pelo governo federal após a Jornada de Lutas do MST, em agosto.

Leia a nota abaixo:

PARTIDO DOS TRABALHADORES

NOTA APROVADA PELA EXECUTIVA NACIONAL

A atualização dos índices de produtividade é legal e necessária

Violência contra a pessoa – Janeiro a junho de 2009

Tabela com dados sobre violência contra a pessoa (assassinatos, tentativas de assassinato, ameaças de morte, torturas, prisões e agressões no campo) no Brasil, entre janeiro e junho de 2009, divulgada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT)

Por infra-estrutura, Sem Terra se mobilizam em São Paulo

Neste momento, o MST está mobilizado pra pressionar o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). A ação ocorre no Assentamento Mário Lago, Fazenda da Barra, Ribeirão Preto (SP), onde 264 famílias são assentadas.

Causas da ação

Estas famílias estão assentadas desde maio de 2007, num processo de luta que teve início em agosto de 2003. Até hoje estão sem energia elétrica, água potável em quantidade para abastecer a todos, estradas para dar acesso a seus lotes de moradia, plantio etc.

MPA divulga nota sobre índices de produtividade

O agronegócio latifundiário, que tem medo dos índices de produtividade, é uma farsa. Na verdade, ele mente para a sociedade e não sustenta sua posição de latifúndio improdutivo e parasita do Estado brasileiro.

Se não, vejamos:

Maranhenses viviam como escravos em fazenda de soja

Da Repórter Brasil

Aliciados no Estado do Maranhão, 11 trabalhadores viviam em condições análogas à escravidão na Fazenda Colorado II, situada na zona rural de Nova Canaã do Norte (MT), a quase 700 km da capital Cuiabá. Um jovem de apenas 17 anos de idade estava entre os libertados.

A maioria estava no local desde julho do ano passado; um deles era explorado criminosamente desde 2007. Eles trabalhavam na catação de raízes na propriedade de cultivo de soja, com cerca de 420 hectares.

Senado em xeque

Da Caros Amigos

O Senado é necessário? Quais são as origens da crise da chamada Câmara Alta do legislativo? A Caros Amigos ouviu a opinião de oito personalidades para saber o que elas pensam sobre o tema que ganhou as páginas dos jornais nos últimos meses. A primeira entrevista do especial Senado em Xeque é com o dirigente nacional do MST, João Pedro Stedile.

Caros Amigos - Quais as origens da crise no Senado?

Desafios da luta em defesa do petróleo

Do Brasil de Fato

O governo anunciou no dia 31 de agosto o marco regulatório do petróleo extraído da camada pré-sal. Segundo o presidente Lula, representa "um novo dia da independência para o Brasil". É verdade que, com o pré-sal, o Brasil entrou para o time dos maiores portadores de reservas, o que altera sua posição na geopolítica do petróleo, na economia mundial e a relação com o imperialismo.

Conflitos no campo diminuem, mas violência cresce

Da CPT

Os dados parciais dos conflitos no campo relativos ao primeiro semestre de 2009, registrados pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), e agora divulgados, apresentam o seguinte quadro:

Mais uma transnacional em terras brasileiras

A gigante CHS, empresa com 79 anos e 350 mil associados nos EUA acaba de incorporar em seus negócios a Coopermibra, empresa que atua no setor de grãos do noroeste do Paraná. A transnacional pretende estabelecer um projeto de investimentos…

Obras que ampliam fábrica da Aracruz são irregulares

A Aracruz Celulose iniciou a ampliação de sua fábrica no município de Guaíba, no Rio Grande do Sul, com irregularidades na licença ambiental. A obra, que afeta o Parque Natural do Morro do Osso, foi iniciada sem consulta à Secretaria…

Trabalhador Sem Terra é assassinado em Goiânia

Na noite da última segunda-feira, dia 27, o integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) Sinval Alves Siqueira, de 53 anos, morreu após levar um tiro na perna esquerda no pré-assentamento Sílvio Rodrigues, no município de Alto Paraíso,…

No Dia da Independência, excluídos denunciam Brasil colônia

Vinícius Mansur, da Radioagencia NP Paralela às comemorações do Dia da Independência, que acontece nesta sexta-feira, dia 7, movimentos sociais realizam a 13º edição do Grito dos Excluídos. Iniciado pelas pastorais sociais da Igreja Católica em 1995, o protesto tem…

Base do PT aprova plebiscito pela reestatização da Vale

Com apoio de mais de 90% dos delegados, o PT aprovou ontem, durante o seu 3º Congresso, a realização de plebiscito que discutirá a anulação da venda Companhia Vale do Rio Doce, em 1997. O plebiscito começou ontem a ser…

Atentado contra o patrimônio nacional

Por Fábio Konder Comparato Ao abandonar em 1997 o controle da Companhia Vale do Rio Doce ao capital privado por um preço quase 30 vezes abaixo do valor patrimonial da empresa e sem apresentar nenhuma justificativa de interesse público, o…

Assentados fazem mobilização em Quedas do Iguaçú

Cerca de 500 trabalhadores do assentamento Celso Furtado, antiga fazenda Araupel, no município de Quedas do Iguaçú (PR), estão mobilizados em frente à prefeitura da cidade, desde a manhã de hoje, dia 3. Os assentados reivindicam uma audiência com o…

Caras amigas e caros amigos do MST

Nesta carta, quinzenal, mais uma vez, socializamos nossas reflexões sobre a situação da luta pela Reforma Agrária no Brasil. Estamos nos aproximando das eleições municipais. Em todo período eleitoral as lutas sociais diminuem sua intensidade naturalmente. Na cidade, os movimentos…

O Vaticano, os cristãos e os transgênicos

Por Marcelo Barros* Jesus Cristo fez da ceia um sinal privilegiado de sua presença no mundo. Desde então, as comunidades cristãs aprenderam a considerar todo alimento como expressão do dom amoroso de Deus. Isso é herança do judaísmo. Um rabino…