
Armazém do Campo de SP recebe ciclo de debates sobre crise ambiental e a tragédia no RS
Atividade integra ações de auxílio ao estado, que enfrenta fortes enchentes e estragos em 469 municípios
Atividade integra ações de auxílio ao estado, que enfrenta fortes enchentes e estragos em 469 municípios
Movimentos populares brasileiros se solidarizam com a luta do povo haitiano e exigem reparação e justiça pelos crimes cometidos durante a missão da ONU no Haiti
Consagrando os times dos assentamentos Massapê e Nova Vida, final ocorreu no último sábado (1), em Caucaia (CE)
Após 25 anos de resistência, às famílias acampadas dão mais uma passo na conquista definitiva do território
Shireen estava cobrindo a repressão das forças israelenses contra manifestantes palestinos, num campo de refugiados na cidade de Jênin, na Cisjordânia, no dia 11 de maio
Conferência oficial incorporou debates trazidos pelos movimentos sociais e incentivou a criação de diversas redes, mas o interesse econômico logo se sobrepôs
A nova loja conta com alimentos da Reforma Agrária e espaço cultural
Parte integrante da luta pela Reforma Agrária Popular, as LGBT Sem Terra de todo o país se encontram na Escola Nacional Florestan Fernandes para muito estudo, arte e elaboração política. Confira as imagens!
Entrega de quentinhas para população em situação de rua e trabalhadores informais acontece pela segunda vez desde o início da pandemia
Artigo lembra a importância da iniciativa do MST contra o vírus e violências
Em entrevista ao Jornal Sem Terra, Aguinaldo Batista, dirigente do setor de produção do MST, conta os detalhes do conjunto de projetos que visa restaurar a bacia destruída pelos crimes das empresas mineradoras
Decisão proferida nesta segunda colocou em liberdade os acusados da chacina do Guamá (PA)
Avaliação foi feita durante seminário que ocorreu no Assentamento Paulo Kageyama, no município de Eunápolis, e contou com participação de 50 pessoas.
Mais de 150 jovens camponeses, Sem Terra, indígenas e atingidos por barragem se reúnem por quatro dias na cidade de Ouro Preto.
A juventude denuncia uma das responsáveis por patrocinar o golpe no Brasil, a “Rede Globo” como o símbolo do golpismo e do sensacionalismo seletivo da mídia burguesa.
No documentário, o cotidiano dessas mulheres e de suas comunidades foi abordado a partir do olhar e da vivência política e cultural.
A atividade antecedeu o início do Encontro Brasileiro dos Movimentos Populares em diálogo com o Papa Francisco, que segue de 2 a 4 de junho, também na cidade histórica de Mariana (MG).
A juventude Sem Terra pode ter acesso aos equipamentos e laboratórios da Universidade, "ocupando o latifúndio do saber".
Uma mesa de abertura, na manhã dessa quinta-feira (2) saudou os quase 300 participantes do evento
Foram presos o geógrafo José Valdir Misnerovicz, na terça (31), e o agricultor Luiz Batista Borges, em 14 de abril
Com atividades lúdicas de educação ambiental, toda a comunidade escolar está participando do processo de construção e manutenção do viveiro batizado de Chico Mendes.
De acordo com Jonas da Conceição, o Movimento procura demonstrar sua solidariedade e apoio aos professores e administrativos da educação de MS, em greve desde o dia 27 de maio.
Localizada na grande São Paulo, a Comuna Urbana Dom Hélder Câmara foi a primeira experiência do MST nas áreas urbanas.
São 71 acampamentos em todo o estado que abrigam as cerca de 7 mil famílias acampadas. Alguns acampamentos existem há mais de dez anos.
"O novo Código de Processo Civil dá alguma esperança de se diminuir, pelo menos, os péssimos efeitos sociais de decisões judiciais indiferentes àqueles fatores", escreve Jacques Távora Alfonsin.
No Paraná, assentados da reforma agrária que participaram das grandes ocupações que o MST realizou na região nos anos 90, produzem alimentos saudáveis. Agora é a vez de seus filhos, criados nos assentamentos e com desejo de seguir no campo.
“A guerra foi maldita, ceifou milhares de vidas camponesas por interesses do capital e dos coronéis da época, gerando, 100 anos depois do seu início, um território maldito".
Da Página do MST
A partir dessa quarta-feira (04/06), às 10h, até sábado (07/06), a Escola Milton Santos (EMS), em Maringá, região noroeste do Paraná, receberá os participantes da 13ª Jornada de Agroecologia.
O evento, realizado por mais de dez organizações e movimentos sociais do campo e da cidade que compõem a Via Campesina, reunirá aproximadamente 2500 camponeses e camponesas, professores, pesquisadores e estudantes para debater a Agroecologia.
Da Página do MST
Recentemente, a empresa FuturaGene, firma de biotecnologia de propriedade exclusiva da empresa de papel e celulose Suzano, apresentou à Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) do Brasil uma solicitação para o plantio comercial de eucalipto geneticamente modificado (GM).
Segundo organizações sociais que lutam contra os GM, há anos a Suzano/FuturaGene e outras empresas, como Fibria (ex-Aracruz) e ArborGen, vêm realizando experimentos de pesquisa e de campo com essa tecnologia.
Por Anna Beatriz Anjos
Da Revista Fórum
Não é novidade que o Brasil é um dos maiores exportadores agrícolas do mundo. De acordo com o Ministério da Agricultura, somos o país que mais produz e exporta café, açúcar, etanol e suco de laranja no planeta.
Da Terra de Direitos
Nesta quarta-feira (04), o Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF4) julga, em Porto Alegre, a Ação Civil Pública (ACP) que questiona a eficácia da regra adotada pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança – CTNBio para evitar que lavouras de milho transgênico contaminem plantios não transgênicos. Um dos principais objetivos da ACP é garantir o direito dos agricultores e consumidores de cultivar e consumir produtos livres de transgênicos.
Da IHU On-Line
Após retornar de uma série de reuniões sobre o desenvolvimento dos transgênicos no Brasil na CTNBio, Leonardo Melgarejo concedeu a entrevista a seguir à IHU On-Line por e-mail. Nela questiona o que chama de “decisões polêmicas” tomadas pelo colegiado que tem a finalidade de prestar apoio técnico ao governo federal na formulação, atualização e implementação da Política Nacional de Biossegurança relativa aos Organismos Geneticamente Modificados - OGM.
Da Página do MST
Nesta segunda-feira (3), cerca de mil pessoas de movimentos sociais populares de Mato Grosso do Sul deram início às Jornadas Unitárias de Luta, e iniciaram uma marcha no município de Anhanduí a Campo Grande.
A marcha dos Povos da Terra, que durará por quatro dias, tem como objetivo reivindicar a demarcação das terras indígenas, a titulação e demarcação dos territórios quilombolas e exigir a Reforma Agrária, completamente paralisada no estado.