Dia 30 de outubro de 2025

Santo Dias

"Em homenagem a Santo Dias e a tantos mártires que derramaram seus sangues para garantir conquistas de direitos"

MST denuncia vazamento de dados de assentados para disparos pró-Bolsonaro

A legislação eleitoral prevê multa para o disparo em massa de mensagens através de aplicativos, e considera abuso de poder a obtenção ilegal de dados de cidadãos e o seu tratamento sem autorização prévia. Neste caso, a punição pode ser a cassação da candidatura ou do mandato conquistado e a inelegibilidade dos responsáveis

Programa Semanal Análise de Conjuntura

Nesta semana, Antonio Carlos Vianna, Analista de Sistema e parceiro do MST, traz apontamentos sobre os temas do Plebiscito no Chile e o histórico de lutas populares, o 5G

Educação do Campo: desafios e perspectivas

Educação do Campo: desafios e perspectivas

“O Movimento Sem Terra tem apontado na educação do campo um método de luta social contra o capital e de conscientização dos indivíduos da classe trabalhadora".

Após encontro com Papa, movimentos buscam interlocução permanente

 

Da Página do MST

Entre os dias 27 a 29/10, diversos movimentos sociais participaram do Encontro Mundial dos Movimentos Populares, organizado pelo Pontifício Conselho Justiça e Paz em colaboração com a Pontifícia Academia das Ciências Sociais.

O objetivo do evento foi elaborar uma síntese da visão dos movimentos em torno das causas da crescente desigualdade social e do aumento da exclusão em todo mundo, principalmente a exclusão da terra, do teto e do trabalho.

Sem infraestrutura adequada, Sem Terra trancam rodovia em Tocantins

 

Da Página do MST

Cerca de 70 famílias do MST trancaram BR-010, em Silvanópolis, a 110 km de Palmas (TO), nesta quarta-feira (29).

A mobilização foi motivada pela falta de infraestrutura dos assentamentos da região. 

De acordo com os moradores, não há água encanada ou energia elétrica no local. As cestas básicas que garantiam a segurança alimentar das famílias foram suspensas.

Syngenta no banco dos réus

 

Da Terra de Direitos

Testemunhas do assassinato do trabalhador rural sem terra Valmir Mota de Oliveira, o “Keno”, ocorrido em 2007, no acampamento da Via Campesina em Santa Tereza do Oeste-PR, deporão sobre o episódio nesta quinta-feira (30). A audiência, que será realizada no Fórum de Cascavel às 13h30h, é uma etapa da ação judicial que busca a responsabilização civil da Syngenta pelo ataque violento sofrido pela Via Campesina. 

Sem Terra são despejados pela Polícia Militar de área grilada no DF

Da Página do MST

Mais de 200 famílias de trabalhadores Sem Terra foram despejadas na nesta quarta-feira (30/10) da fazenda Jatobazinho, próximo de Brasilândia (DF). 

Organizadas desde abril deste ano no acampamento Oscar Niemeyer, os trabalhadores exigiam que a área, com mais de 1000 hectares de terras griladas para especulação imobiliária, fosse destinada à Reforma Agrária.

Sem qualquer notificação ou aviso de despejo, as famílias foram surpreendidas por mais de 300 policiais militares. Máquinas derrubaram todas as moradias das famílias.

Organizações denunciam perseguição a servidores do Semace no Ceará

Da Página do MST

Diversas organizações e movimentos sociais denunciam a perseguição política aos servidores da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) do Ceará, por lutarem contra as práticas produtivas do agronegócio no estado.

Em nota, as organizações denunciam a transferência de servidores para outras unidades administrativas da Semace no interior do estado, após uma greve realizada em 2012, além do assédio moral sofrido por alguns trabalhadores da secretaria.

Países centrais querem deslegitimar programas voltadas à agricultura familiar


Por Najar Tubino
Da Carta Maior

Uma estranha coincidência no mês de setembro envolveu o setor agrícola mundial e o Brasil. A primeira iniciativa foi da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que divulgou o seu relatório sobre os incentivos concedidos à agricultura, para produção de grãos, principalmente. Logo em seguida, Estados Unidos e Canadá entraram com pedidos de informação sobre programas brasileiros na comissão que trata da agricultura na Organização Mundial do Comércio.

Violência contra Sem Terra no Maranhão pressiona estado a regular terras

 

Por Reynaldo Costa
Da Página do MST

Depois que pistoleiros quase tiraram a vida de um trabalhador rural do Acampamento Roseli Nunes em um ataque no sábado passado (27), agentes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) prometeram agilizar o processo de regularização da Fazenda Cipó Cortado para o assentamento dos acampados.

“Querem desmoralizar quem faz luta social nesse país”

Do Blog do Zé Dirceu

"Querem desmoralizar quem faz luta social nesse país". A conclusão é do ativista e economista João Pedro Stedile, um dos fundadores de uma das mais representativas vozes, hoje, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), ao analisar a campanha difamatória perpetrada pela mídia e oposição brasileiras que colocou o MST no centro das discussões nacionais, e conseguiu a instalação de uma CPI contra a organização.

Cutrale e a moral do “sepulcro caiado”

Roberto Malvezzi (Gogó)

Faço esse texto a pedido de muitos amigos. Para muitos, o meu texto “Cutrale devolve terras griladas” fez com que muita gente acreditasse na conversão da empresa. Então, dou as devidas explicações.

Sem Terra gaúchos manifestam solidariedade à FAG

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra vem a público manifestar sua solidariedade à Federação Anarquista Gaúcha (FAG) e repudiar mais um ato de criminalização das organizações populares ocorrido no Rio Grande do Sul.

Santo Dias da Silva, presente!

[img_assist|nid=8497|title=|desc=|link=none|align=left|width=403|height=640]Há 30 anos era assassinado o operário Santo Dias da Silva. Sua história de vida e de morte representa a de muitos outros que ousaram lutar pela igualdade, justiça e liberdade em nosso país. Operário metalúrgico, líder sindical, militante do movimento popular, Santo Dias nasceu em 22 de fevereiro de 1942, na fazenda Paraíso, município de Terra Roxa, São Paulo. Desde ali começou sua luta.

A solidariedade ao MST

Por João Baptista Herkenhoff*

A nosso ver, o MST é o mais importante movimento social do Brasil contemporâneo. O MST nasceu em 1984, por iniciativa de trabalhadores rurais ligados à Igreja Católica.

Segundo dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT), órgão ligado a um elenco de Igrejas cristãs, existem, atualmente, cerca de 300 mil famílias vivendo sob o abrigo de tendas de plástico junto às rodovias. Trabalhadores acampados revelam apenas a face militante do grito de Justiça do MST. Se aprofundamos no exame dos dados existentes, a situação real é bem mais dramática.

Remanescentes de quilombo gaúcho recebem título da área

Da Agência Chasque

A Associação Remanescente do Quilombo Chácara das Rosas receberá nesta sexta-feira (30/10) a titulação da área, que fica em Canoas, na região Metropolitana de Porto Alegre. As famílias esperam por este momento há oito anos, quando o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) recebeu o pedido de regularização. Atualmente, 28 famílias remanescentes do quilombo Chácara das Rosas vivem no local.

A coordenadora geral da Associação, Isabel Cristina Genelicio, explica como foi o processo para que a área fosse regularizada.

Comunidades bloqueiam balsas para denunciar extração ilegal de madeira

Da RadioAgência NP

Em Santarém (PA), moradores da região Nova Olinda I bloqueiam, há mais de dez dias, balsas carregadas de madeiras no curso dos rios Maró e Arapiuns. Os moradores são de comunidades indígenas e ribeirinhas que tem parte do território explorado por madeireiros. Empresários do ramo têm a permissão do governo estadual para explorar comercialmente a madeira, embora parte das áreas concedidas sejam de comunidades tradicionais.

Sem Terra participam de encontro em solidariedade à Bolívia

O Encontro Internacional de Solidariedade à Bolívia, realizado de 23 a 25 de outubro, em Santa Cruz de La Sierra, reuniu mais de mil lideranças dos movimentos sociais, provenientes de 18 países da América Latina e da Europa. O Brasil…

Carta de Maputo

A 5ª Conferência Internacional da Via Campesina, que reuniu 600 militantes de movimentos do campo de 60 países, apontou que uma das principais causas da atual crise alimentar é a especulação financeira. A reunião aconteceu entre 19 e 22 de…

Sem Terra fazem protesto na sede da Syngenta em SP

Na tarde de hoje, dia 30, mais de 200 trabalhadores rurais Sem Terra da região de Ribeirão Preto fizeram um protesto contra o brutal assassinato do lavrador Valmir Mota de Oliveira, o Keno, que aconteceu no dia 21 de outubro,…

Seminário discute educação básica nos assentamentos do MST

Debater e trabalhar a concepção da educação de professores e educadores que atuam nos assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Este é o objetivo do Seminário Estadual da Educação Básica nos Assentamentos de Reforma Agrária, realizado no…

Incra avalia denúncias de fraudes em assentamentos no Pará

Investigações paralelas conduzidas pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela organização internacional de defesa do meio ambiente Greenpeace revelaram indícios de um esquema de assentamentos ilegais em benefício de madeireiras no oeste do Pará. “Estamos na fase de obtenção de…

Na Índia, Sem Terra marcham para exigir Reforma Agrária

Depois de percorrer mais de 300 quilômetros desde que deixaram a cidade de Gwalior, no centro norte da Índia, os mais de 25 mil manifestantes chegaram domingo a Nova Deli. Eles prometem realizar atos de protesto na capital indiana com…

Leonardo Boff abre a 1º Conferência Nacional Popular sobre Agroenergia

Solange Engelmann de Curitiba, PR Começou no último domingo e vai até quarta-feira, dia 31, a 1º Conferência Nacional Popular de Agroenergia. Cerca de 700 participantes, entre eles militantes dos movimentos sociais e ambientalistas, agricultores familiares e trabalhadores rurais estão…

A violência dos fazendeiros

Bernardo Mançano Fernandes possui graduação em Geografia (1988), mestrado em Geografia Humana (1994) e doutorado em Geografia Humana (1999) pela Universidade de São Paulo. Experiente na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, estuda teorias dos territórios, reforma agrária, desenvolvimento sócioterritorial e violência no campo.

Assentados comemoram conquista de suas casas em SC

Depois de 19 anos de luta, as famílias do Assentamento 30 de Outubro, em Campos Novos, meio oeste catarinense comemoraram, no último domingo, 28, a conquista de suas casas. O ato inaugural contou com a presença de diversas lideranças e…

Soja orgânica versus soja transgênica

“A dependência resultante da adoção de transgênicos eliminará as chances da soja brasileira no mercado internacional e dificultará sobremaneira as possibilidades de resistência diante da imposição de maiores royalties sobre os insumos a serem adotados”.

É o que defende Antônio Inácio Andrioli, mestre em educação e doutor em ciências econômicas e sociais pela Universidade de Osnabrück/Alemanha. Em entrevista, ele analisa o empobrecimento dos pequenos agricultores com a soja transgênica, a alternativa agroecológica e a ideologia por trás da defesa aos transgênicos.